Matriz Curricular do Bacharel em Teologia

Confira aqui a matriz curricular e as ementas das disciplinas (por período) do curso de Bacharel em Teologia.

Matriz Curricular

1º Período: Antropologia, Ciências da Bíblia, Epistemologia, Estágio I, Filosofia I, História da Formação da Bíblia, História da Hermenêutica Bíblica, Língua Portuguesa I, Psicologia, Redação da Pesquisa Científica e Teologia e Método

2º Período: Estágio II, Filosofia II, Grego I, Hebraico I, História do Cristianismo e da Teologia I, Introdução ao AT I, Introdução ao NT I, Língua Portuguesa II, Metodologia da Pesquisa Científica, Sociologia e Tópicos Especiais Livres I

3º Período: Estágio III, Filosofia III, Grego II, Hebraico II, História do Cristianismo e da Teologia II, Introdução ao AT II, Introdução ao NT II, Língua Portuguesa III, Pesquisa Científica I, Psicologia da Religião e Sociologia da Religião

4º Período: Estágio IV, Filosofia da Religião, Fundamentos da Missão, Fundamentos da Educação, História do Cristianismo e da Teologia III, Introdução ao AT III, Introdução ao NT III, Língua Portuguesa IV, Metodologia Exegética do AT, Hermenêutica e Tópicos Especiais Livres II

5º Período: Estágio V, Ética Filosófica, Exegese do AT, História do Cristianismo e da Teologia IV, Metodologia Exegética do NT, Missão e Teologia, Pesquisa Científica II, TBNT,  TBAT, Teologia Sistemática I e Tópicos Especiais em Teologia

6º período: Aconselhamento I, Estágio VI, Exegese do NT, Fenomenologia da Religião,  História de Israel, História do Cristianismo e da Teologia V, Missão e Comunicação, Teologia Sistemática II, Tópicos Especiais em Ciências Humanas, Tópicos Especiais em História e Tópicos Especiais Livres III

7º período: Aconselhamento II, Culto Cristão I,  Estágio VII, História do Cristianismo e da Teologia VI, História dos Batistas, Missão e Educação, Pesquisa Científica III, Práticas de Exposição Bíblica I, Teologia e Ética, Teologia Sistemática III e Tópicos Especiais em Exegese

8º período: Ministério Cristão, Culto Cristão II, Estágio VIII, Princípios Gerais de Administração, História das Religiões, Tópicos Especiais em Ministérios, Práticas de Exposição Bíblica II, Teologia Brasileira, Teologia Sistemática IV, Tópicos Especiais Livres IV, Tópicos Especiais Livres V e Tópicos Especiais Livres VI.

Descrição das Disciplinas

1° PERÍODO

ANTROPOLOGIA (2cr) - Introdução à Antropologia Cultural com abordagem de seus conceitos centrais e alguns de seus temas, propondo estabelecer um diálogo com as áreas de Teologia e de Música Sacra. Conteúdo do curso: história da disciplina, contexto do surgimento, o evolucionismo. A Antropologia no quadro das Ciências Sociais. O método comparativo. O olhar antropológico. Etnocentrismo. A oposição natureza e cultura. O trabalho de campo. Seleção de algumas temáticas: linguagem e símbolo; o imaginário social; raça, etnia e identidade brasileira; gênero, família e sexualidade; religião e cultura; cultura e identidade brasileira.

CIÊNCIAS DA BÍBLIA (2cr) - Introdução às disciplinas auxiliares da pesquisa Bíblia – ciências do texto e ciências da terra. Teorias de inspiração e teoria literária. Introdução à História de Israel e do judaísmo como cenário para o surgimento da Bíblia. Introdução à Geografia Bíblica.

EPISTEMOLOGIA (2cr) - As questões relativas à definição de conhecimento, ao seu acesso e às implicações para a teologia. Ciência e conhecimento científico. A natureza e desenvolvimento da ciência. Estatuto e modalidade do conhecimento científico. A ciência e suas características. A ciência e as outras formas de saber. Os critérios de cientificidade. A questão da metodologia científica. O método cientifico e suas aplicações. As funções sociais das ciências. Objetivo: colocar o aluno diante das questões relativas ao conhecimento humano e a necessidade de reflexão sobre suas implicações para a teologia.

ESTÁGIO I (1cr) - Acompanhamento da formação do profissional de Teologia em sua comunidade religiosa de origem, através da instrumentalização de técnicas de observação e apresentação de relatórios de observação e de prática comunitária.

FILOSOFIA I (2cr) - Reflexão filosófica sobre a filosofia. Origens e fontes da filosofia no Ocidente. Seus objetivos, seus métodos e divisões em disciplinas. O ato filosófico como tomada de consciência crítica, como reflexão e posição diante do mundo. Os desenvolvimentos específicos da filosofia. O papel da filosofia na Universidade e na sociedade contemporânea. Introdução ao pensamento filosófico: oriente – ocidente. Filosofia grega. O surgimento da razão de dentro do mito; dos pré-socráticos a Aristóteles; da filosofia helênica aos neoplatônicos. Os pensamentos da Patrística e da Escolástica. Filosofia e Reforma Protestante.

HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DA BÍBLIA (2cr) - Introdução geral à Bíblia. Panorâmica dos conteúdos dos livros do Antigo Testamento e do Novo Testamento. O processo de formação do Antigo Testamento e do Novo Testamento, desde seus fragmentos mais antigos até sua redação ulterior. Processo de formação dos textos canonizados.

HISTÓRIA DA HERMENÊUTICA BÍBLICA (2cr) - Análise dos períodos históricos de desenvolvimento da hermenêutica bíblica. Helenismo e alegoria; alegoria e judaísmo; Novo Testamento e hermenêutica do Antigo Testamento; patrística e os fundamentos da hermenêutica bíblica ocidental; Idade Média e a consolidação da hermenêutica alegórica; Reforma e possibilidades; período moderno e contestações; metodologias críticas contemporâneas.

LÍNGUA PORTUGUESA I (2cr) - Elementos de orientação para a expressão escrita e oral. O vocabulário, leitura, análise e produção de texto.

PSICOLOGIA (2cr) - Histórico, objeto de estudo e campos de aplicação da Psicologia. Introdução às escolas psicológicas: behaviorismo, psicanálise, gestalt, humanismo. Processos básicos do comportamento: motivação, percepção e inteligência. Personalidade. Desenvolvimento e Aprendizagem. Representação social das diferenças. A questão da normalidade x anormalidade: atitudes, comportamentos e estereótipos.

REDAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA (1cr) - O procedimento de leitura na construção do trabalho cientifico. A seleção do material para leitura. Técnicas de estudos de textos. Análise e critica do material bibliográfico. A redação cientifica. A editoração do material científico. A comunicação da pesquisa científica. Forma e lógica. Parâmetros da ABNT. Modelos de comunicação de pesquisa científica: resenhas, resumos, sinopses, ensaios, monografias, dissertações e teses. Propedêutica para Metodologia da Pesquisa Científica.

TEOLOGIA E MÉTODO (2cr) - Conceitos de Teologia. Metodologia teológica. Teologia e liberdade. Teologia e fé. Teologia e ciência. Teologia e sociedade. Teologia e política. Correntes teológicas históricas.

2° PERÍODO

ESTÁGIO II (1cr) - Acompanhamento da formação do profissional de Teologia em sua comunidade religiosa de origem, através da instrumentalização de técnicas de observação e apresentação de relatórios de observação e de prática comunitária.

FILOSOFIA II (2cr) - O pensamento filosófico moderno – do racionalismo ao idealismo alemão e o iluminismo. A Filosofia da Escola de Frankfurt. A Fenomenologia de Edmund Husserl, O Existencialismo de M. Heidegger e a Filosofia Analítica de Wittgenstein. Os principais movimentos da filosofia contemporânea. Os seus representantes mais significativos.

GREGO I (2cr) - Estudo sistemático da língua grega a partir de seu surgimento, desenvolvimento histórico e sua expansão através da helenização. Introdução ao grego Koiné usado no Novo Testamento. Fornecimento de noções básicas no campo da estrutura gramatical, da fonética, da morfologia e da sintaxe grega.

HEBRAICO I (2cr) - O curso tem por objetivo introduzir o aluno às noções básicas da gramática da língua hebraica, com fins ao subsídio para a tradução do texto bíblico. Prende-se ao conteúdo programático do STBSB, e não tem por objetivo a alfabetização. Não se trata de um curso de língua hebraica, mas de um curso introdutório ao hebraico bíblico necessário à tradução das Escrituras. Tem por objetivo colocar o aluno em contato com as noções básicas da língua hebraica, apresentando a estrutura morfológica da língua, à exceção dos verbos. Serão estudadas as seguintes noções: alfabeto (consoantes e vogais; sinais diacríticos; artigos, preposições; advérbios; substantivos; artigos; numerais; conjunções; pronomes; orações interrogativas e superlativo. Será estudado apenas a estrutura do verbo forte; as demais noções de verbos serão estudadas em HEBRAICO II.

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO I (2cr) - História do Cristianismo I é um estudo dos acontecimentos que envolveram a igreja cristão, no período que compreende entre 100-400 da era cristã. Após participar dessa disciplina, o aluno será capaz de identificar os principais acontecimentos da história da igreja no período entre 100 e 400 da era cristã, enfocando os principais pais da igreja, sua influência e seus ensinos.

INTRODUÇÃO AO ANTIGO TESTAMENTO I (2cr) - Um estudo do Antigo Testamento a partir de seus aspectos elementares, apresentados seu cânon, tipos de literaturas nele contidos, abordagens de estudos e análise de livros selecionados. O(a) aluno(a) devera ter recebido elementos que lhe permita: Conhecer a estruturas e constituições do cânon do AT; entender a história da formação da literatura do AT; verificar o fio condutor da amarração do Pentateuco; detectar e analisar das camadas documentais e sociais do Pentateuco; e Verificar em que contexto histórico-social surgem os livros do Pentateuco.

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO I (2cr) - Abordagem dos Evangelhos canônicos em seus aspectos históricos, literários e cultural, com vistas a uma compreensão global e contextualizada de suas mensagens.

LÍNGUA PORTUGUESA II (2cr) - Elementos de orientação para a expressão escrita e oral. O vocabulário, leitura, análise e produção de texto

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA (2cr) - Fundamentação e metodologia para a construção do conhecimento cientifico como base à formação do perfil do Teólogo-Pesquisador. Introdução à metodologia. O Método Científico e o senso comum. Diferenças entre Ciência, Saber e Sabedoria. Como pesquisar? Pesquisa Qualitativa como pressuposto do trabalho do profissional de Teologia.

SOCIOLOGIA (2cr) - Embasamento teórico e conceitual da disciplina Sociologia. Os grupamentos sociais. Teóricos relevantes para o pensamento sociológico. Instituições sociais.

TÓPICOS ESPECIAIS EM LIVRES I  (1cr) - Disciplina de caráter livre, cujo conteúdo programático é apresentado pelo professor convidado, de acordo com o tema e a abordagem escolhidas para o semestre.

3° PERÍODO

ESTÁGIO III (1cr) - Acompanhamento da formação do profissional de Teologia em sua comunidade religiosa de origem, através da instrumentalização de técnicas de observação e apresentação de relatórios de observação e de prática comunitária.

FILOSOFIA III (2cr) - Tópicos da Filosofia na América Latina e no Brasil. Possibilidades e limites de um filosofar autenticamente brasileiro e latino-americano. Gênese da Filosofia da Libertação no continente latino-americano.

GREGO II (2cr) - Aprofundamento dos conhecimentos da língua grega do Novo Testamento. Exercícios de tradução e leitura do Novo Testamento no original. Compreensão e domínio do parato crítico da língua.

HEBRAICO II (2cr) - Morfologia, fonética e gramática do hebraico bíblico, com ênfase em verbos. Leitura e tradução com auxílio de dicionário e léxico de textos do Antigo Testamento Hebraico. Aprofundamento da compreensão da gramática, fonética e morfologia do hebraico bíblico, através de leituras, de estudos e tradução de textos selecionados do Antigo Testamento no original.

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO II (2cr) - História do Cristianismo II é um estudo dos acontecimentos que envolveram a igreja cristão, no período que compreende entre 250-600 da era cristã. Após participar dessa disciplina, o aluno será capaz de identificar os principais acontecimentos da história da igreja no período entre 250 e 600 da era cristã, enfocando as principais controvérsias teológicas dessa época.

INTRODUÇÃO AO ANTIGO TESTAMENTO II (2cr) -  Um estudo do Antigo Testamento a partir de seus aspectos elementares, apresentados seu cânon, tipos de literaturas nele contidos, abordagens de estudos e análise de livros selecionados, com foco nos Nebiim – livros históricos e proféticos do AT.

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO II (2cr) - Abordagem dos Atos dos Apóstolos e do epistolário Paulino em seus aspectos históricos, literários e cultural, com vistas a uma compreensão global e contextualizada de suas mensagens.

LÍNGUA PORTUGUESA III (2cr) - Elementos de orientação para a expressão escrita e oral. O vocabulário, leitura, análise e produção de texto

PESQUISA CIENTÍFICA I (1cr) - Procedimentos epistemológico-metodológicos para elaboração de PROJETO DE PESQUISA e de MONOGRAFIA. A elaboração do projeto de pesquisa: fases e etapas. Pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos em diferentes tipos de pesquisa. A formulação do problema de pesquisa: natureza, definição e focalização. A elaboração e delineamento de hipóteses. Exigência curricular para obtenção de grau de Bacharel em Teologia.

PSICOLOGIA DA RELIGIÃO (2cr) - Fundamentos da Psicologia da religião. Questões psíquicas ligadas à religião. Mito, rito e culto: aspectos psico-sociais. Sagrado e Profano: aspectos intra-psíquicos da religiosidade.

SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO (2cr) - Estudar a inter-relação religião/sociedade e suas formas de interação procurando avaliar criticamente as diferentes abordagens sociológicas do fenômeno religioso à luz dos clássicos da sociologia da religião (Emile Durkheim, Max Weber, Karl Marx).

4° PERÍODO

ESTÁGIO III (1cr) - Acompanhamento da formação do profissional de Teologia em sua comunidade religiosa de origem, através da instrumentalização de técnicas de observação e apresentação de relatórios de observação e de prática comunitária.

FILOSOFIA DA RELIGIÃO (2cr) - Análise filosófica da religião. História da Filosofia da Religião. O problema religioso na Filosofia Moderna e Contemporânea. O questionamento do cristianismo em Hegel, Feuerbach, Bruno, Bauer, Marx, Kierkgaard, Nietzsche e outros.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO (2cr) - Reflexão sobre o fenômeno educacional como elemento constitucional do acontecer humano em sua função conservadora e inovadora. Reflexão filosófica e crítica sobre as grandes correntes de educação.

FUNDAMENTOS DA MISSÃO (2cr) - A disciplina investigará os fundamentos bíblicos e históricos da Missão. A abordagem privilegiará o estudo da missão e seu desenvolvimento como um "fenômeno ecumênico", com atenção especial às formas que tomam no contexto latino-americano.

HERMENÊUTICA (2cr) - A Hermenêutica como ciência da interpretação, do dizer, do conhe¬cimento e da linguagem. Círculo hermenêutico. As diferentes leituras e a questão de método. Introdução ao panorama da discussão da interpretação bíblica e ao debate hermenêutico latino-americano. Os principais biblistas da atualidade. As chaves hermenêutico-compreensivas para a tarefa bíblico-teológica na América Latina e Brasil. Introdução às questões filosóficas da Hermenêutica nos séculos XIX e XX.

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO III (2cr) - História do Cristianismo III é um estudo dos acontecimentos que envolveram a igreja cristão, no período que compreende entre 500-1500 da era cristã. Após participar dessa disciplina, o aluno será capaz de identificar os principais acontecimentos da história da igreja no período entre 500 e 1500, enfocando os principais movimentos medievais, o começo do desenvolvimento acadêmico e os movimentos pré-reformadores.

INTRODUÇÃO AO ANTIGO TESTAMENTO III (2cr) - Um estudo dos livros Poéticos e Sapienciais do Antigo Testamento a partir de seus aspectos elementares, apresentados seu cânon, tipos de literaturas nele contidos, abordagens de estudos e análise de livros selecionados.

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO III (2cr) - Abordagem das Epistolas Gerais e do Apocalipse em seus aspectos históricos, literários e cultural, com vistas a uma compreensão global e contextualizada de suas mensagens.

LÍNGUA PORTUGUESA IV (2cr) Elementos de orientação para a expressão escrita e oral. O vocabulário, leitura, análise e produção de texto.

METODOLOGIA EXEGÉTICA DO ANTIGO TESTAMENTO (2cr) - Um estudo crítico das metodologias exegéticas, para a tentativa de elucidação do sentido das perícopes bíblicas, com acento na pesquisa histórico-social.

TÓPICOS ESPECIAIS LIVRES II (1cr) - Disciplina de caráter livre, cujo conteúdo programático é apresentado pelo professor convidado, de acordo com o tema e a abordagem escolhidas para o semestre.

5° PERÍODO

ESTÁGIO V (1cr) - Acompanhamento da formação do profissional de Teologia em sua comunidade religiosa de origem, através da instrumentalização de técnicas de observação e apresentação de relatórios de observação e de prática comunitária.

ÉTICA FILOSÓFICA (2cr) - Abordagem de conceitos, escolas e fundamentos de ética filosófica. Conceituação de Ética e Moral e suas relações. História da Ética ocidental (grego-romana-judaica), e sua transição para a Ética Cristã. Expoentes da Ética (Aristóteles, Platão, Kant, Scheler, Kierkgaard, Lyotard, Baudrillard). Conceito fundamentais de Ética.

EXEGESE DO ANTIGO TESTAMENTO (2cr) - Um estudo das metodologias exegéticas na tentativa de elucidação do sentido das precoces bíblicas, com acento na pesquisa histórico-social. Aplicação dos métodos exegéticos no estudo do AT. Estudo aprofundado de textos selecionados do AT. A Exegese hebraica e os contextos sociais, literários e religiosos. A mensagem dos textos. Os aspectos teóricos e práticos dos principais métodos exegéticos na aplicação dos textos do antigo testamento. Relevância dos métodos exegéticos do AT à prática pastoral. As grandes tradições históricas do Antigo Testamento. A literatura historiográfica deuteronomista e cronista. A linguagem profética e apocalíptica do AT.

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO IV (2cr) - História do Cristianismo IV é um estudo dos acontecimentos que envolveram a igreja cristão, no período que compreende entre 1500-1600 da era cristã. Após participar dessa disciplina, o aluno será capaz de identificar os principais acontecimentos da história da igreja no período entre 1500 e 1600, enfocando os principais personagens e debates teológicos da Reforma e Pós-reforma.

METODOLOGIA EXEGÉTICA DO NOVO TESTAMENTO (2cr) - Técnicas e métodos exegéticos do Novo Testamento. Linguagem e forma dos livros do Novo Testamento. Os textos do Novo Testamento aplicados à experiência e a fé. Métodos exegéticos do Novo Testamento e prática da Igreja.

MISSÃO E TEOLOGIA (2cr) - Estudos dos aspectos teológicos e eclesiásticos das implicações da missão da igreja em seu exercício comunitário. Abordagens de eclesiologia e inserção social. Comunidade e relações de poder. Modelos históricos de estrutura eclesiástica.

PESQUISA CIENTÍFICA II (1cr) - Iniciação ao trabalho de pesquisa: o plano de investigação e a elaboração do projeto de pesquisa. O procedimento de leitura da realidade na construção do trabalho cientifico. Seleção
dos sujeitos e utilização de diferentes instrumentos e procedimentos de coleta de dados na pesquisa. Seleção do material coletado para análise. Análise de dados e elaboração do relatório diagnostico.

TEOLOGIA BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO (2cr) - Estudo dos elementos que compõem a Teologia do Antigo Testamento, a partir de uma visão do Deus de Israel, revelado através do seu nome, títulos, descrições apresentadas no Antigo Testamento e a sua ação na história e no futuro.

TEOLOGIA BÍBLICA DO NOVO TESTAMENTO (2cr) - Estudo de diferentes pontos de partida para a elaboração de uma teologia do Novo Testamento. Visão panorâmica dos temas e aprofundamento dos principais eixos e temas teológicos que perpassam os diferentes textos do Novo Testamento. Aprofundamento das teologias dos evangelhos sinóticos, do Corpus Paulino, joanino e das demais testemunhas literárias neo-testamentárias.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA I (2cr) - Teologia Sistemática I é uma introdução à disciplina e uma análise da doutrina da Revelação.

TÓPICOS ESPECIAIS EM TEOLOGIA (2cr) - Disciplina de caráter livre, cujo conteúdo programático é apresentado pelo professor convidado, de acordo com o tema e a abordagem escolhidas para o semestre.
 
6° PERÍODO

ACONSELHAMENTO I (2cr) - Análise crítica dos principais modelos de aconselhamento, incluindo os modelos pastorais. Promoção de um diálogo fértil entre Teologia e Psicologia, a fim de estabelecer avaliação crítica dos limites, das possibilidades e a percepção da natureza dos impasses ao exercício do mesmo. Proposta de se estabelecer uma pastoral, reveladora, libertadora e geradora de crescimento, a partir de uma análise atual e contextual dos dilemas, desejos e atitudes humanas. Fornecer elementos teóricos e práticos capazes de favorecer o aprimoramento da escuta do conselheiro de modo que esse possa extrair do discurso do aconselhando elementos essenciais à compreensão das questões e conflitos existentes, a fim de potencializar ações mais construtivas.

ESTÁGIO VI (1cr) - Acompanhamento da formação do profissional de Teologia em sua comunidade religiosa de origem, através da instrumentalização de técnicas de observação e apresentação de relatórios de observação e de prática comunitária.

EXEGESE DO NOVO TESTAMENTO (2cr) - Análise exegética de textos seletos do Novo Testamento, com prioridade para o aprofundamento teórico-prático da leitura e análise teológica dos textos. Aplicação dos métodos exegéticos-científicos no estudo do Novo Testamento. A exegese do Novo Testamento e os contextos sócio-literários, econômico-políticos e religiosos. A mensagem do Novo Testamento no contexto bíblico e extra-bíblico. Atualidade da mensagem bíblico-exegética do Novo Testamento.

FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO (2cr) - Estudo do fenômeno religioso em si mesmo, analisado a partir da perspectiva fenomenológica. Reflexão sobre a essência da experiência religiosa, na sua estrutura fundamental e nas suas expressões características através do mito, do símbolo e do rito. Introdução à História da fenomenologia da Religião; teóricos; conceitos; métodos; implicações para a Teologia.

HISTÓRIA DE ISRAEL (2cr) - Um estudo da história de Israel a partir da perspectiva histórica social, levando em conta a sua produção sócio-literária que forma tanto a sua historiografia oficial, quanto guardas elemento de sua memória popular, considerando também como absolutamente necessário o confronto com as fontes extra-bíblicas.

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO (2cr) - História do Cristianismo V é um estudo dos acontecimentos que envolveram a igreja cristão, no período que compreende entre 1700 e os dias atuais. Após participar dessa disciplina, o aluno será capaz de identificar os principais acontecimentos da história da igreja no período entre 1700 e os dias atuais, enfocando os principais movimentos de avivamentos e missões, com especial ênfase na mudança ocorrida no evangelicalismo americano e nas novas tendências teológicas européias.

MISSÃO E COMUNICAÇÃO (2cr) - As questões relacionadas à comunicação do evangelho à luz de suas implicações teológicas. A Igreja ante as novas técnicas e tecnologias dos meios de comunicação e sua tarefa evangelizadora. O uso dos meios de comunicação e a postura crítica frente às ideologias.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA II (2cr) - Teologia Sistemática II é uma continuação de Teologia Sistemática I e uma análise das doutrinas de Deus e da Criação e Queda.

TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS HUMANAS (2cr) - Disciplina de caráter livre, cujo conteúdo programático é apresentado pelo professor convidado, de acordo com o tema e a abordagem escolhidas para o semestre.

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA (2cr) - Disciplina de caráter livre, cujo conteúdo programático é apresentado pelo professor convidado, de acordo com o tema e a abordagem escolhidas para o semestre.

TÓPICOS ESPECIAIS EM LIVRES III (1cr) – Disciplina de caráter livre, cujo conteúdo programático é apresentado pelo professor convidado, de acordo com o tema e a abordagem escolhidas para o semestre.

7° PERÍODO

ACONSELHAMENTO II  (2cr) - Estudos temáticos, a partir de um paradigma sistêmico e abordagem contextual, a fim de se contemplar diferentes dimensões da vida e poder vislumbrar ações pastorais amplas. Favorecer o aconselhamento de modo a se poder discernir o tipo de intervenção a ser efetuada, se na estrutura e dinâmica individual, se no sistema familiar ou de casal.

CULTO CRISTÃO I (2cr) - Introdução à liturgia e culto: sua história. Liturgia de rememoração e atualização da mensagem. As expressões litúrgicas na perspectiva da diversidade cultural e ecumênica. A teologia litúrgica e seus elementos constitutivos: gestos, símbolos, cores, ritos, arte, linguagem corporal e expressão sacramental. A teologia da hinologia - a linguagem musical e suas articulações (corpos e sentimentos). O Ano Cristão Litúrgico e a estrutura do culto.

ESTÁGIO VII (1cr) - Acompanhamento da formação do profissional de Teologia em sua comunidade religiosa de origem, através da instrumentalização de técnicas de observação e apresentação de relatórios de observação e de prática comunitária.

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO VI (2cr) - História do Cristianismo VI é um estudo dos acontecimentos que envolveram a igreja cristão, no período que compreende entre 1900 e os dias atuais. Após participar dessa disciplina, o aluno será capaz de identificar os principais acontecimentos da história da igreja na América Latina, no período entre 1900 e os dias atuais, enfocando o surgimento do movimento pentecostal e a inserção da Igreja protestante no Brasil.

HISTÓRIA DOS BATISTAS (2cr) - Estudo da História dos Batistas. Teorias do surgimento dos batistas. Princípios Batistas. História dos Batistas no Brasil.

MISSÃO E EDUCAÇÃO (2cr) - As questões relativas à educação cristã em seus diversos níveis e instâncias à luz das implicações teológicas. Analise da conjuntura educacional brasileira a partir das influências e implicações sociais, políticas e econômicas. Políticas Educacionais e Sociais para democratização do acesso à escola e ao saber. A construção das relações democráticas na escola e na comunidade. Fundamentos teológicos da educação. O papel missionário da igreja na construção da educação cidadã. Teologia e educação como pratica de liberdade.

PESQUISA CIENTÍFICA III (1cr) - A execução da pesquisa: etapas de execução em seus aspectos de conteúdos e forma. O procedimento de analise e a interpretação dos resultados. A utilização da teoria na construção do relatório através da articulação e fechamentos das fazes da pesquisa. A construção da redação do relatório final. O processo de comunicação da pesquisa e a divulgação dos resultados. A preparação e defesa da monografia.

PRÁTICAS DE EXPOSIÇÃO BÍBLICA I (2cr) - Introdução ao estudo da homilética. Aspectos teológicos da homilética. Modelos de elaboração e apresentação da prédica. Técnicas fundamentais de comunicação para pregadores. Metodologia no estudo homilético e preparo de sermões. O caráter cristocêntrico da mensagem cristã.

TEOLOGIA E ÉTICA (2cr) - Estudo de vários questionamentos que envolvem a Ética Cristã.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA III (2cr) - Teologia Sistemática III é uma continuação à Teologia Sistemática II e uma análise das doutrinas da Pessoa e Obra de Cristo e do Espírito Santo.

TÓPICOS ESPECIAIS EM EXEGESE (2cr) - Disciplina de caráter livre, cujo conteúdo programático é apresentado pelo professor convidado, de acordo com o tema e a abordagem escolhidas para o semestre.

8° PERÍODO

CULTO CRISTÃO II (2cr) - Introdução à liturgia e culto: sua história. Liturgia de rememoração e atualização da mensagem. As expressões litúrgicas na perspectiva da diversidade cultural e ecumênica. A teologia litúrgica e seus elementos constitutivos: gestos, símbolos, cores, ritos, arte, linguagem corporal e expressão sacramental. A teologia da hinologia - a linguagem musical e suas articulações (corpos e sentimentos). O Ano Cristão Litúrgico e a estrutura do culto.

ESTÁGIO VIII (1cr) - Acompanhamento da formação do profissional de Teologia em sua comunidade religiosa de origem, através da instrumentalização de técnicas de observação e apresentação de relatórios de observação e de prática comunitária.

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES (2cr) - Estudo das principais características das religiões: Hinduísmo, Budismo, Islamismo, Catolicismo, Adventistas do Sétimo Dia, Testemunhas de Jeová, Mórmons, Espiritismo. Estudo das estruturas religiosas em perspectiva histórica.

MINISTÉRIO CRISTÃO (2cr) - Introdução à teologia da prática pastoral. História e teologia na igreja local - um estudo sobre as posturas pedagógicas da Igreja ao longo da história. O ministério educacional na Igreja. Estudo das bases bíblico-exegéticas dos ministérios em conjunto com a prática ministerial da Igreja, no contexto latino-americano.

PRÁTICAS DE EXPOSIÇÃO BÍBLICA II (2cr) - Introdução ao estudo da homilética. Aspectos teológicos da homilética. Modelos de elaboração e apresentação da prédica. Técnicas fundamentais de comunicação para pregadores. Metodologia no estudo homilético e preparo de sermões. O caráter cristocêntrico da mensagem cristã.
PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO (2cr) - Princípios de administração aplicados à administração eclesiástica.

TEOLOGIA BRASILEIRA (2cr) - Entende-se por teologia brasileira, a própria teologia contextualizada a nossa realidade. São as aplicações dos princípios teológicos universais, contextualizado na mente e no espírito do homem brasileiro. Para que os valores teológicos, possam ser comunicados e compreendidos, pelo nosso povo sem maiores dificuldades, devemos entender que a comunicação específica com um povo, torna-se mais eficiente quando se faz dentro dos seus próprio padrões culturais, e dentro dos seus próprios “pontos de referencias”, lógicos, sociais e culturais e particulares. Desta forma, se pode fazer um esforço no intuito de pensar e produzir uma teologia brasileira contextualizada. Não cometendo o erro de uma fossilização dos universais teológicos, pelo fato que não existe divorcio entre as duas dimensões da teologia, a universal e a contextual. São dimensões de uma e única mesma realidade.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA IV (2cr) - Teologia Sistemática IV é uma continuação de Teologia Sistemática III, e uma análise das doutrinas da salvação e da Escatologia.

TÓPICOS ESPECIAIS LIVRES IV (1cr) - Disciplina de caráter livre, cujo conteúdo programático é apresentado pelo professor convidado, de acordo com o tema e a abordagem escolhidas para o semestre.

TÓPICOS ESPECIAIS LIVRES V (1cr) - Disciplina de caráter livre, cujo conteúdo programático é apresentado pelo professor convidado, de acordo com o tema e a abordagem escolhidas para o semestre.

TÓPICOS ESPECIAIS LIVRES VI (1cr) - Disciplina de caráter livre, cujo conteúdo programático é apresentado pelo professor convidado, de acordo com o tema e a abordagem escolhidas para o semestre.

TÓPICOS ESPECIAIS EM MINISTÉRIOS (2cr) - Disciplina de caráter livre, cujo conteúdo programático é apresentado pelo professor convidado, de acordo com o tema e a abordagem escolhidas para o semestre.