Atividades de Extensão e Complementares

As atividades de extensão propostas e desenvolvidas pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro – FABAT, caracterizam-se por uma atuação intra e extra campus, visando a difusão do saber e da pesquisa produzidos no ambiente acadêmico. 

A oferta de atividades de extensão tem sido uma realidade semestral (entre 2010 e 2012 através da realização, a cada início do semestre, da semana de “Conferências Docentes Temáticas” abertas a comunidade) e mensal (desde 2012, através dos encontros dos Grupos de Pesquisa). Todavia, desde o ano de 2013, as atividades de extensão tem ganhado volume através de eventos genuinamente acadêmicos, dos quais destacamos:

- I Simpósio Internacional de Manuscritos Antigos e Teologia (5, 6 e 7 de agosto de 2013)
- Congresso de Teologia e Foco Ministerial (16 a 19 de setembro de 2013)
- Semana da Música (1 a 4 de outubro de 2013)
- Semana da Reforma Protestante (28 a 31 de outubro de 2013)
- Semana de Apresentação Pública dos Trabalhos de Pesquisa Orientados - Monografias (2 a 6 de dezembro de 2013)
- II Simpósio Internacional de Teologia: O Contexto Neotestamentário e o Apocalipse (4 a 6 de agosto de 2014)
- Semana de Apresentação Pública dos Trabalhos de Pesquisa Orientados  - Monografias (28 novembro de 2014)
- International Course & Conferences (10 a 11 de agosto de 2015)
- I Jornada Teológica (4 a 8 de julho de 2016).
- Semana de Apresentação Pública dos Trabalhos de Pesquisa Orientados - Monografias (28, 29 e 30 de setembro de 2016)

 

Para este ano estão previstas a oferta de duas novas atividades de extensão: “Working Papers” e “Brienfing Courses”.

O  “Working Papers” consiste na apresentação oral de um texto para discussão com a finalidade de divulgar, em versão preliminar, artigos científicos e acadêmicos dos professores e alunos de Graduação e Pós-graduação da Faculdade ou de algum convidado especial. A atividade, que terá uma agenda mensal, objetiva também permitir que as eventuais contribuições e comentários feitos pelos leitores possam ser incorporados a versão final.

O “Brienfing Courses” será um elenco de cursos rápidos, ofertados no próprio campus, com duração de 4, 6 ou 8 horas, objetivando o aprofundamento de conhecimentos e a capacitação para a ação profissional voltada para atender as demandas dos campos: 1. Educacional e Religioso; 2. Saúde e Promoção da Qualidade de Vida; e 3. Responsabilidade Socioambiental. O “Brienfing Courses” visa também oferecer aos egressos do curso de graduação a oportunidade de lecionar ou expor algum tema em estudo ou pesquisa em desenvolvimento, ampliando suas experiências na área prática da Teologia.

A Faculdade Batista do Rio de Janeiro – FABAT também incentiva seus alunos a realizarem 25 horas semestrais Atividades Complementares, em conformidade com as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação (Bacharel e Licenciatura) pela Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes da Educação Nacional, e em seu artigo 3 ressalta a “valorização da experiência extra-classe”. Atividades Complementares constituem ações que devem ser desenvolvidas ao longo do curso pelos alunos, criando mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo graduando, por meio de estudos e práticas independentes, presenciais e/ou à distância, integralizando o currículo. Todos os alunos da FABAT deverão cumprir 200 horas de Atividades Complementares, sendo 100 horas de AACC (Atividades Acadêmicas Científicas Culturais, i.e. atividades de desenvolvimento pessoal, cultural, religioso de responsabilidade social) e 100 horas de AE (Atividades de Extensão e Pesquisa).

Todas as informações relativas à execução das Atividades Complementares da Faculdade estão disponíveis em mural próprio e no site da IES, no link Regulamento das Atividades Complementares da FABAT.