Atividades de Pesquisa

Atualmente a Faculdade Batista do Rio de Janeiro – FABAT tem desenvolvido três atividades de pesquisa tanto junto a sua comunidade acadêmica (alunos, professores e ex-alunos) como junto a comunidade externa:

1. Grupos de Pesquisa

Como um dos instrumentos para o desenvolvimento da comunidade acadêmica, a FABAT tem colocado à disposição para todos os que desejam se aproximar da pesquisa acadêmica (alunos, ex-alunos e publico externo), quatro grupos de pesquisa distribuídos em diversas áreas e temas do campo do saber teológico. Estes grupos, têm encontros regulares mensais, fazem parte do elenco das atividades complementares do ofertada aos alunos e tem proporcionado um espaço para a divulgação das pesquisas realizadas pelos seus docentes. Veja mais sobre os nossos Grupos de Pesquisa clicando aqui. Caso deseje, leia o Regulamento dos Grupos de Pesquisa.

2. Trabalhos de Pesquisa Orientados

Uma das tradições na Faculdade Batista do Rio de Janeiro é o acompanhamento dos alunos, seja da Graduação ou da Pós-Graduação, na feitura de Trabalhos de Pesquisa Orientados. Na Graduação os Trabalhos de Pesquisa Orientados resultam em Trabalhos de Conclusão de Curso, na modalidade monografia, e na Pós-Graduação resultam em Trabalhos de Conclusão de Curso, na modalidade Artigo Científico. Para cada um desses Trabalhos de Pesquisa Orientados existem regulamentos e manuais de normas técnicas próprios, disponíveis no site da Faculdade. Todos os Trabalhos de Pesquisa Orientados, conforme data divulgada no Calendário Acadêmico, devem ser apresentados publicamente, em evento especial, aberto ao público, mas com participação obrigatória de toda a comunidade acadêmica.

Trabalhos de Pesquisa Orientados na Graduação – Nos cursos de Bacharel em Teologia e Licenciatura em Música todos os alunos, a partir do quinto período, devem escolher um professor de 20h ou 40h para ser seu orientador no Trabalho de Conclusão de Curso, e, junto aos mesmos, receber orientação, entre o sexto e sétimo períodos sobre seus projetos de pesquisa e os confecção dos trabalhos em si.

Trabalhos de Pesquisa Orientados na Pós-Graduação – Em qualquer um dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade, após a integralização com aprovação em todas as disciplinas, os alunos devem escolher um professor de 20h ou 40h para se tornar seu orientador no Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade Artigo Científico, e, junto aos mesmos, receber orientação sobre sua escrita e redação.

3. Publicação de Periódicos

Atualmente a Faculdade tem dois períodos: a Revista Teológica, em versão impressa, e a Revista Pós Escrito, em versão eletrônica (clique aqui para acessar). A revista eletrônica Pós Escrito, editada desde 2011, é de vinculação confessional batista, e deseja propiciar um espaço de diálogo com profundidade na área teológica e ministerial, através da publicação de textos acadêmicos concernentes à teologia e áreas afins, aceitando contribuições das diversas orientações de pensamento relacionado ao mundo teológico. A Revista Teológica, editada desde 1951, é de periodicidade anual e tem a responsabilidade de tanto divulgar o resultado dos estudos e pesquisas docentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade como de articular e constituir um espaço de colaborações de pesquisadores envolvidos com a temática da Teologia e das Religiões no geral, seja no país ou no exterior.

4. Periódicos de Teologia e áreas afins

Alunos, professores e pesquisadores poderão recorrer a periódicos online nacionais (clicando aqui) e internacionais (clicando aqui) para fazer suas trabalhos de pesquisa e atualização.