Capacitação Pedagógica

|CURSO LIVRE |2 SEMESTRES | 360h/aula |

CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA

Capacitação para melhor atuação como educador religioso, professor de ensino bíblico, líder de pequenos grupos e outras áreas do ministério de educação da igreja.

 

PERÍODO E PERIODICIDADE

O curso é presencial, no campus do Seminário do Sul, Rua José Higino, 416 – Tijuca – Rio de Janeiro, RJ.

Segunda-feira | 19 às 22h – Duração: 2 períodos.

 

INVESTIMENTO

(CONFORME CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO  EDUCACIONAL)

O curso é dividido em 2 semestres letivos.

As matrículas poderão ser feitas entre janeiro e março (para primeiro semestre) e julho e setembro (para o segundo), com os seguintes valores:

– Matrícula feitas em janeiro poderão parcelar o total do semestre em 6 parcelas/mensalidades de R$ 150,00 (custo total parcelado em 6 mensalidades);

– Matrícula feitas em fevereiro poderão parcelar o total do semestre em 5 parcelas/mensalidades R$ 180,00 (custo total parcelado em 5 mensalidades);

– Matrícula feitas em março poderão parcelar o total do semestre em 4 parcelas/mensalidades R$ 225,00 (custo total parcelado em 4 mensalidades).

O valor total de cada semestre é R$ 900,00 e deverá ser quitado até o final do semestre (junho e dezembro).

São oferecidos os seguintes descontos:

  1. a) 5% de desconto para pagamento efetuado em dia.
  2. b) 10% de desconto para pagamento efetuado em dia para ex-alunos do Seminário do Sul/FABAT.

Não pode ser entendida tal generosidade como direito adquirido.

Os descontos não são cumulativos.

É facultado ao aluno escolher somente 01 (um) tipo de desconto.

Obs: Haverá uma taxa de Certificação no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais) ao final do curso.

INSCRIÇÕES E MATRÍCULA

1) Para fazer sua inscrição (pré-matrícula) e reservar uma vaga: preencha e envie o formulário online.

2) Para efetivar a matrícula: Dentro do período indicado acima, comparecer a CAE – Central de Atendimento ao Estudante, no campus do Seminário do Sul (Rua José Higino, 416 – Tijuca, de segunda a sexta, das 13h às 20h30) para: (a) Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais; (2) o pagamento da primeira mensalidade e (3) a entrega dos seguintes documentos:

– Diploma do ensino médio (cópia);

– CPF (cópia);

– Cédula de Identidade (cópia);

– Comprovante de residência (cópia); e

– Duas fotos 3×4 (recentes).

Obs: Toda esta documentação deverá ser entregue presencialmente na CAE – Central de Atendimento ao Estudante até o primeiro dia de aula. O início do curso fica condicionado a um mínimo de dez alunos.

PROGRAMA

 

NÚCLEO TEOLÓGICO

Pentateuco e o início da vida de Israel

Introdução, análise histórica e comentários dos livros que compreendem o Pentateuco (Gênesis a Deuteronômio), destacando a origem, formação, conteúdo e teologias.

Os Evangelhos e as visões da vida de Jesus

Introdução, análise histórica e comentários dos livros que compreendem os Evangelhos Sinóticos e João, destacando a origem, formação, conteúdo e teologias.

Livros Históricos e o caminhar com Deus

Introdução, análise histórica e comentários dos livros que compreendem a Obra História Deuteronomista (Josué a Reis) e Obra do Cronista (Crônicas a Neemias), destacando a origem, formação, conteúdo e teologias.

Atos dos Apóstolos e do Espírito Santo

Introdução, análise histórica e comentários do livro de Atos, estacando a origem, formação, conteúdo e teologias

Livros Poéticos e Sapienciais: Beleza e sabedoria do Antigo Israel

Introdução, análise histórica e comentários dos livros que compreendem os livros poéticos (Salmos, Cantares e Lamentações) e sapienciais (Jó, Provérbios e Eclesiastes), destacando a origem, formação, conteúdo e teologias.

Epístolas Paulinas e o Cristianismo da Apostolicidade

Introdução, análise histórica e comentários dos livros que compreendem as cartas de Paulo (Romanos, Coríntios, Gálatas, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, Cartas aos Tessalonicenses, Cartas a Timóteo, Tito e Filemom), destacando a origem, formação, conteúdo e teologias.

Livros Proféticos e a voz de Deus

Estuda a introdução e comentários dos livros dos profetas pré-exílicos, exílicos e pós-exílicos, destacando a origem, formação, conteúdo e teologias.

Epístolas Gerais e as instruções para uma vida feliz e saudável

Estuda a introdução e comentários dos livros das epístolas de Hebreus, Tiago, João, Pedro e Judas, destacando a origem, formação, conteúdo e teologias.

NÚCLEO PEDAGÓGICO

Fundamentos e Métodos para o Educador Bíblico

Fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e teológicos da educação. Principais teóricos da educação. Principais idéias pedagógicas. Conceitos de filosofia, psicologia, sociologia e teologia e sua aplicações na educação.

Planejamento da EBD

Diferentes abordagens do processo ensino e aprendizagem. Análise de metodologias e seus pressupostos básicos. Reflexão didática a partir de experiências concretas, reflexão – prática – reflexão. Formulação de objetivos de ensino. Elaboração de planos e planejamentos.

Teologia do Educador Bíblico

Desenvolver a capacidade de pensar educação religiosa aplicada à prática, avaliando as concepções de grandes pensadores e teólogos educacionais, a partir do princípio do ensinar a pensar.

Currículos e projetos

Conceituação currículos nos seus aspectos mais abrangentes, dos vários tipos, da seleção de conteúdos e elaboração dirigidos a Escola Bíblica Dominical.

Didática da EBD

Aprender a fazer um diagnóstico educacional da sua realidade eclesiástica e saber construir um Plano de Curso e de Aulas, adequados àquela realidade e testados através dos princípios da avaliação educacional tanto de conteúdos quanto de programas.

Ministério Infantil

Contextualização da Educação Infantil na Igreja contemporâneo brasileira, abordando as principais problemáticas acerca dos aspectos gerais e teórico-metodológicos.

Ministério Adolesc.e Jovens

Contextualização da Educação de Adolescentes e Jovens na Igreja contemporâneo brasileira, abordando as principais problemáticas acerca dos aspectos gerais e teórico-metodológicos.

Min. com Adultos e 3ª idade

Contextualização da Educação de Adultos e da Terceira Idade na Igreja contemporâneo brasileira, abordando as principais problemáticas acerca dos aspectos gerais e teórico-metodológicos.