Processo Seletivo - Convalidação

Se você concluiu com aprovação um curso livre em Teologia com mais de 1.600 horas no território nacional e na modalidade presencial, você é um candidato em potencial para participar do nosso Programa de Integralização de Créditos (Convalidação) e obter um diploma de Graduação em Teologia reconhecido pelo MEC.

Informações Gerais

O processo seletivo para o Programa de Integralização de Créditos - PIC do curso de Bacharel em Teologia da Faculdade Batista do Rio de Janeiro - FABAT será constituído em duas fases: 1ª fase – Inscrição no Processo Seletivo, Entrega dos documentos, Análise documental e curricular do candidato; e 2ª fase - Prova de Seleção.

1ª FASE: ANÁLISE DOCUMENTAL E CURRICULAR

Na primeira fase serão analisados os documentos pessoais e acadêmicos, elaborada a planilha do aproveitamento por equivalência de créditos e indicadas às adaptações curriculares necessárias para cada candidato. Os documentos pessoais e acadêmicos a serem apresentados no ato da inscrição são os informados no Manual do Aluno (confira abaixo o Manual).

2ª FASE: PROVA DE SELEÇÃO

Sendo classificado na análise documental/curricular o candidato será convocado por meio de lista convocatória, afixada no mural da Faculdade e no seu site (conf. dias indicados no calendário) para participar da Prova de Seleção (conf. dias indicados no calendário) na sede da Faculdade, na Rua José Higino, 416 – Prédio 14 – Tijuca/RJ, com término previsto para as 22h. O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 60 minutos ao horário de início da mesma, portando documento original de identidade (veja acima documentos aceitos), para anotação e conferência, sendo vedada a entrada após a hora determinada para o seu início.

A prova será constituída de: 1. Questionário sociocultural; 2. Cinquenta questões de múltipla escolha divididas entre conhecimentos bíblicos, de História da Igreja, Teologia Sistemática e Língua Portuguesa.
Considerar-se-á desclassificado o candidato que obtiver resultado nota zero na parte de conhecimentos bíblicos e/ou sistemáticos.
O candidato será classificado pelo total de pontos obtidos nas cinquenta questões de múltipla escolha e redação, sendo a classificação decrescente.
Desempate: Será adotado como critério de desempate o maior número de acertos no somatório das áreas de conhecimentos bíblicos e teológicos. Persistindo empate, pelo candidato menos idoso e que tirou maior nota na redação.
As questões da Prova de Seleção serão baseadas na seguinte bibliografia:

1. DREHER, Martin. A crise e a renovação da Igreja no período da Reforma, São Leopoldo: Sinodal, 1993, p.23-95. (Coleção História da Igreja, volume 3).
2. DUSILEK, Darci. Teologia Ao Alcance De Todos (incluindo Você); Uma Introdução. Rio de Janeiro: Associação Fluminense De Educação, 2005.
3. ERICKSON, Millard J. Introdução à Teologia Sistemática 1ª Ed. São Paulo: Vida Nova, p.11-137. (Caso não seja possível estudar pelo livro “DUSILEK, Darci. Teologia Ao Alcance De Todos”)
4. HILL, Andrew E. e WALTON, John H. Panorama do Antigo Testamento. 2ª ed. Trad. Lailah de Noronha. São Paulo: Vida, 2006, p.194-272.
5. WITHERINGTON III, Ben. História e histórias do Novo Testamento. Tradução de Lucília M. P. da Silva. São Paulo: Vida Nova, 2005.

Caso deseje se inscrever em nosso processo seletivo, aconselhamos que antes você leia:

1. Manual do Candidato do Processo Seletivo da Convalidação - Última Turma | Clique aqui
2. Edital do Programa de Integralização de Créditos - Última Turma

Após a leitura dos documentos acima, se você ainda desejar fazer sua inscrição e concorrer a uma vaga, preencha e envie o formulário online.