MBA em Teologia Bíblica

MBA em Teologia Bíblica

Deseja aprofundar os estudos da fé cristã e seus temas centrais, norteadas pela reflexão bíblica e pelo potencial reflexivo, dialogando com as questões sociais e culturais da atualidade.

PERIODICIDADE

Terças-feiras, das 19h às 22h – Seminário do Sul

                                   ou

Quartas-feiras, das 19h às 23h – PIB DO RECREIO

Duração: 18 meses

REQUISITOS

Ter concluído curso superior.

 

 PROGRAMA

Epistemologia e Metodologia da Pesquisa Científica

As questões relativas à definição de conhecimento, ao seu acesso e às implicações. Ciência e conhecimento científico. A natureza e desenvolvimento da ciência. Estatuto e modalidade do conhecimento científico. Fundamentação e metodologia para a construção do conhecimento cientifico. O Método Científico e o senso comum. Diferenças entre Ciência, Saber e Sabedoria. Como pesquisar?

Tópicos em Educação

Abordagem analítica e dialogal de temas importantes e assuntos relevantes para a educação cristã na atualidade.

Tópicos em Teologia e Sustentabilidade

Abordagem sobre as diversas “teologias” existentes no Cristianismo e suas consequências pastorais. As questões da sustentabilidade na atualidade. A sustentabilidade dos valores da vida.

Tópicos em Hermenêutica

Análise dos períodos históricos de desenvolvimento da hermenêutica bíblica. Helenismo e alegoria; alegoria e judaísmo; Novo Testamento e hermenêutica do Antigo Testamento; patrística e os fundamentos da hermenêutica bíblica ocidental; Idade Média e a consolidação da hermenêutica alegórica; Reforma e possibilidades; período moderno e contestações; metodologias críticas contemporâneas.

Tópicos em Teologia Prática

Abordagem contemporânea de temas e questões relevantes para a sociedade diante do exercício da ação pastoral ou da prática teológica.

Religião e Sociedade

Analise das implicações e as influências da religião na sociedade sob seus mais diversos aspectos. Reflete sobre a viabilidade do diálogo entre as religiões em uma sociedade violenta, plural e globalizada.

História da Literatura Bíblica

O conhecimento da Bíblia em suas dimensões de literatura, história e teologia e suas respectivas intertextualidades. As problemáticas envolvidas na abordagem dos textos bíblicos no contexto e no pensamento contemporâneo. História da exegese do judaísmo aos nossos dias e o nascimento e estruturação das várias literaturas encontradas na Bíblia.

Desafios da Prática Teológica na Modernidade

Abordagem dialogal sobre os reais desafios para a atividade teológica, pastoral e eclesiástica nas áreas familiar, social, política, econômica, cultural etc. Como mapeá-los e enfrentá-los no dia-a-dia.

Análise de Textos do Antigo Testamento e do Novo Testamento

Estudo de textos bíblicos do Antigo e do Novo Testamento, com ênfase na prática da exposição do texto bíblico, cujas temáticas centrais são comuns e intertextuais.

Questões do Antigo Testamento e do Novo Testamento

Leitura, análise, interpretação e discussão de temas da modernidade que possam ser contemplados no Antigo e no Novo Testamento, enfatizando a prática de fé vivenciada pelos povos bíblicos ao longo de sua história, buscando elementos para clarear a pastoral moderna. A disciplina pretende, igualmente, desenvolver a percepção das diferentes tradições teológicas do Antigo e do Novo Testamento, destacando as questões hermenêuticas.

Temas da História do Cristianismo e da Teologia

Análise de temas selecionados da História da Igreja seja do período Primitivo (do período apostólico até Agostinho), do período medieval (de Agostinho à Reforma Religiosa do século XVI) ou do moderno (do século XVI a contemporaneidade) em diálogo com a Teologia.

Questões da Teologia Pastoral

Abordagem analítica e dialogal de temas importantes e assuntos relevantes na atualidade (como questões de justiça, opressão, exclusão, fundamentalismo, violência etc.) diante dos desafios da atividade pastoral e eclesiástica.