Pós-Graduação em Pregação, Exposição, Exegese e Interpretação da Bíblia

A Pós-Graduação em Pregação, Exposição, Exegese e Interpretação da Bíblia reunir em um único curso a oferta de conhecimento e ferramentas indispensáveis e preponderantes para a edificação de uma Igreja saudável e eficaz. Este o curso visa dar subsídios bíblicos, teológicos e práticos que auxiliam na prática da exposição bíblica no contexto da igreja local na prática da missão.

Como diferencial, esta Pós-Graduação possibilitará o exercício e a prática da exegese pelos pastores, biblistas, educadores cristãos, teólogos e líderes em geral, bem como oferecerá uma melhor compreensão do panorama religioso, social, político, econômico e cultural dos textos sagrados do Antigo e do Novo Testamento.

O curso também se propõe a determinar o estilo literário de cada autor, a estrutura da obra, as formas literárias do conjunto, o papel, a contribuição e a mensagem de cada livro do cânon sagrado dentro do desenrolar da história da salvação.

CREDENCIAMENTO

Os cursos de pós-graduação lato sensu da Faculdade Batista do Rio de Janeiro são regidos pela Resolução n. º 01, de 8 de junho de 2007, do Conselho Nacional de Educação – CNE, por este Regulamento, pelo Regimento Interno da Faculdade Batista do Rio de Janeiro e pelas normas baixadas pela Coordenação Geral Acadêmica.

- Leia na íntegra a Resolução n. º 01, de 8 de junho de 2007 em pdf.

- Leia o Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

PÚBLICO-ALVO E  REQUISITOS PARA ADMISSÃO
 
O curso é destinado a líderes eclesiásticos (pastores, líder de célula, líder de rede, líder de ministérios etc), diretores de instituições religiosas/teológicas, professores das áreas de teologia e religião, missionários, educadores cristãos, profissionais livres da área de pregação, exposição, exegese e interpretação da Bíblia. Podem efetuar a matrícula:

a) Egresso em geral de quaisquer cursos de graduação (bacharel, licenciatura e tecnologias) reconhecidos pelo MEC;
b) Egresso de Graduação em Teologia reconhecida pelo MEC, com média final igual ou superior a 7,0 (sete) e carga horária igual ou superior a 1.600 horas/aulas;
c) Egresso de cursos livres de Teologia, com média final igual ou superior a 7,0 (sete) e carga horária igual ou superior a 1.600 horas/aulas*;
d) Ao candidato estrangeiro, ter concluído a Graduação em Teologia reconhecida civilmente no próprio país de origem, com média final igual ou superior a 8,0 (oito) e carga horária igual ou superior a 1.600 horas/aulas*;

*Os egresso de cursos livres de Teologia ou candidatos estrangeiros que tenham concluído a Graduação em Teologia reconhecida civilmente no próprio país serão admitidos em regime especial receberão, ao final do curso, certificado livre de Aprofundamento de Estudo pelo STBSB.

OBJETIVOS

a) Possibilitar o aprofundamento no preparo homilético, exegético e teológico para as diversas práticas teológicas.
b) Incentivar a prática da exposição bíblica (nos diversos ministérios da Igreja: no púlpito, no ensino bíblico, nos pequenos grupos etc) com um real aprofundamento exegético, bíblico e teológico.
c) Fornecer ferramentas práticas para a pregação expositiva e para a exegese dos textos do Antigo e do Novo Testamento.
d) Motivar a interação mais efetiva entre teologia pastoral, bíblica e sistemática.

PERÍODO E PERIODICIDADE

O curso será presencial, com aulas no campus da FABAT/STBSB, na Rua José Higino, 416 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ.
O curso funciona em sistema modular, sendo oferecidos 6 módulos nas dependências do FABAT/STBSB. Cada módulo tem duração de 5 dias (segunda a sexta), com aulas pelas tardes e noites (das 13h às 22h), conf. calendário abaixo.
O início do curso está condicionado ao mínimo de dez alunos matriculados.
O curso terá duração mínima de 12 meses e máxima de 18 meses.

PROGRAMAÇÃO GERAL DOS MÓDULOS - 2017.1

24 a 28/4: Contexto Sócio-cultural e Religião do AT e do NT  /  Teo. Bíblica, Metod. Exegética e Hermenêutica

05 a 09/6: Hebraico e Grego para Exegese  / Exegese e Interpretação da Literatura Poética

ESTRUTURA CURRICULAR

01. Exposição Bíblica e Contextualização
02. Exposição Bíblica e Realidade Contemporânea
03. Recursos Tecnológicos para Pregação, Exposição e Exegese Bíblica
04. Pregação, Exposição, Exegese e Teologia Sistemática
05. Pregação, Exegese e Interpretação no Pentateuco
06. Pregação, Exegese e Interpretação nos Evangelhos
07. Pregação, Exegese e Interpretação na Literatura Profética
08. Pregação, Exegese e Interpretação na Literatura Paulina
09. Pregação, Exegese e Interpretação na Literatura Poetico-Sapiencial
10. Pregação, Exegese e Interpretação nas Epístolas do NT
11. Pregação, Exegese e Interpretação na Literatura Apocalíptica
12. Metodologia da Pesquisa

CARGA HORÁRIA TOTAL

O Curso está estruturado em  12 disciplinas de 30h, totalizando 360h/aula, mais o Trabalho de Conclusão do Curso e 70 horas Atividades Complementares. Para efeito de cálculo é computada à hora/aula de 60min de acordo com a normatização do CNE.

DESCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS

1. Exposição Bíblica e Contextualização
A luz do contexto sócio-cultural e religioso do AT e do NT, como a pregação foi ministrada desde o Antigo Testamento, passando pelo Novo Testamento, os Pais da Igreja, Os Reformadores, Puritanos  até os dias de hoje? Que transformação a pregação sofreu na história? Que elementos da pregação foram preservados durante todo o tempo?

2. Exposição Bíblica e Realidade Contemporânea   
Compreensão da pregação como o elemento mais importante do culto para alcançar o ouvinte pós-moderno e a compreensão do ouvinte. Discussões a partir da Teologia Bíblica, da Metodologia Exegética e Hermenêutica tentarão entender questões como que tipo de comunicação alcança homens e mulhers de hoje.

3. Recursos Tecnológicos para Pregação, Exposição e Exegese Bíblica
Estudos sobre as ferramentas que as modernas tecnologias  colocam a disponibilizam na hora de preparar uma exposição bíblia e exegese a partir dos textos bíblicos originais em grego e hebraico.

4. Pregação, Exposição, Exegese e Teologia Sistemática
Abordagem sobre a relação entre a Pregação, Exposição, Exegese e Teologia Sistemática. Como a Teologia Sistemática tem sido utilizada atualmente por aqueles que utilizam-se da exposição bíblica.

5. Pregação, Exegese e Interpretação no Pentateuco
Leitura, análise, interpretação e discussão de tema(s), a partir da exegese de texto(s) selecionado(s) de um dos livros da Torah, buscando elementos para clarear a pregação e a exposição bíblica na pastoral moderna. A disciplina pretende, igualmente, desenvolver a percepção das diferentes tradições teológicas do sobre o texto selecionado, destacando as questões hermenêuticas.

6. Pregação, Exegese e Interpretação nos Evangelhos
Leitura, análise, interpretação e discussão de tema(s), a partir da exegese de texto(s) selecionado(s) de um dos livros dos Evangelhos, buscando elementos para clarear a pregação e a exposição bíblica na pastoral moderna. A disciplina pretende, igualmente, desenvolver a percepção das diferentes tradições teológicas do sobre o texto selecionado, destacando as questões hermenêuticas.

7. Pregação, Exegese e Interpretação na Literatura Profética
Leitura, análise, interpretação e discussão de tema(s), a partir da exegese de texto(s) selecionado(s) de um dos livros do cânone profético do AT, buscando elementos para clarear a pregação e a exposição bíblica na pastoral moderna. A disciplina pretende, igualmente, desenvolver a percepção das diferentes tradições teológicas do sobre o texto selecionado, destacando as questões hermenêuticas.

8. Pregação, Exegese e Interpretação na Literatura Paulina
Leitura, análise, interpretação e discussão de tema(s), a partir da exegese de texto(s) selecionado(s) de um dos livros da Literatura Paulina, buscando elementos para clarear a pregação e a exposição bíblica na pastoral moderna. A disciplina pretende, igualmente, desenvolver a percepção das diferentes tradições teológicas do sobre o texto selecionado, destacando as questões hermenêuticas.

9. Pregação, Exegese e Interpretação na Literatura Poetico-Sapiencial
Leitura, análise, interpretação e discussão de tema(s), a partir da exegese de texto(s) selecionado(s) de um dos livros sapienciais ou poéticos, buscando elementos para clarear a pregação e a exposição bíblica na pastoral moderna. A disciplina pretende, igualmente, desenvolver a percepção das diferentes tradições teológicas do sobre o texto selecionado, destacando as questões hermenêuticas.

10. Pregação, Exegese e Interpretação nas Epístolas do NT   
Leitura, análise, interpretação e discussão de tema(s), a partir da exegese de texto(s) selecionado(s) de uma das Epístolas do NT, buscando elementos para clarear a pregação e a exposição bíblica na pastoral moderna. A disciplina pretende, igualmente, desenvolver a percepção das diferentes tradições teológicas do sobre o texto selecionado, destacando as questões hermenêuticas.

11. Pregação, Exegese e Interpretação na Literatura Apocalíptica
Leitura, análise, interpretação e discussão de tema(s), a partir da exegese de texto(s) selecionado(s) da Literatura Apocalíptica presentes na Bíblia, buscando elementos para clarear a pregação e a exposição bíblica na pastoral moderna. A disciplina pretende, igualmente, desenvolver a percepção das diferentes tradições teológicas do sobre o texto selecionado, destacando as questões hermenêuticas.

12. Metodologia da Pesquisa
Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Introdução ao planejamento da pesquisa cientifica (finalidades, tipos, etapas e projeto). Elaborar e desenvolver pesquisas e trabalhos científicos obedecendo às orientações e normas vigentes na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e no Manual de Normas Técnicas da Faculdade. 

CORPO DOCENTE

Profª Esp. Ana Laura Defáveri - Especialista em Administração e Planejamento da Educação (40h) - Igreja Batista Central da Penha - Atua como Educadora Religiosa

Profª Ms. Cíntia Ândria - Mestre em Filosofia (20h) - Primeira Igreja Batista do Recreio - Atua na área de Aconselhamento

Profº Dr. Delambre de Oliveira - Doutor em Teologia (40h) - Igreja Batista Barão da Taquara - Pastor atuante em Serviço Social

Profº Dr. Dionísio Oliveira Soares - Doutor em Teologia (40h) - Primeira Igreja Batista em Moça Bonita - Atua como Vice-Presidente e Educador Religioso

Profº Dr. Marcio Cappelli - Doutorado em Teologia (horista) - Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro - Atua como Pastor de Juventude

Profª Dra. Maria Celeste de Castro Machado - Doutora em Língua Portuguesa (40h) - Igreja Batista Itacuruçá - Atua na área de Educação

Profº Dr. Rainerson Israel - Doutorado em Teologia (horista) - Igreja Batista Atitude Central da Barra - Atua como Pastor de Juventude

Profª Dra. Teresa Akil - Doutora em Teologia (40h) - Igreja Batista Central do Recreio - Atua como Educadora Religiosa

Profº Dr. Valtair Afonso Miranda - Doutor em Ciências da Religião (20h) - Igreja Batista de Neves - Atua como Pastor Presidente

CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO TÍTULO

O aluno deverá cumprir uma frequência de, no mínimo, 75% da carga horária total de cada disciplina. O aproveitamento será aferido em processo de avaliação em que se obtenha um mínimo de 60% em cada disciplina. Para conclusão do curso, além de cumprir o que dispõe o regimento, o aluno deverá apresentar uma monografia de acordo com a área do curso pretendido.

INVESTIMENTO TOTAL NO CURSO
(CONFORME CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO  EDUCACIONAL)

18 parcelas mensais e sucessivas de R$ 347,00.

São oferecidos os seguintes descontos:
a) 5% de desconto para pagamento efetuado em dia.
b) 10% de desconto para pagamento efetuado em dia para ex-alunos da FABAT/STBSB.

Não pode ser entendida tal generosidade como direito adquirido.
Os descontos não são cumulativos.
É facultado ao aluno escolher somente 01 (um) tipo de desconto.

Obs:  Haverá uma taxa de Certificação ao final do Curso. O valor da taxa de Certificação deverá ser verificado pelo aluno na tabela de prestação de serviços educacionais da Instituição. O valor total do curso varia de acordo com a conclusão das disciplinas pelo aluno.

INSCRIÇÕES E MATRÍCULA

Para você se inscrever e fazer sua matrícula para as novas turmas precisa apenas:

1) Para fazer sua inscrição (pré-matrícula) e reservar uma vaga, preencha e envie o formulário online.
2) Para efetivar a matrícula: Comparecer a CAE - Central de Atendimento ao Estudante, no campus da FABAT (Rua José Higino, 416 - Tijuca, de segunda a sexta, das 13h às 21h) para: (a) Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais; (2) o pagamento da primeira mensalidade e (3) a entrega dos seguintes documentos:

- Apresentação do Curriculum Vitae;
- Histórico escolar da graduação (Cópia autenticada)
- Diploma de Graduação (cópia autenticada);
- Certidão de casamento ou nascimento (Cópia autenticada)
- CPF (Cópia autenticada);
- Cédula de Identidade (Cópia autenticada);
- Título de Eleitor (Cópia autenticada);
- Certificado de Reservista (quando for o caso - Cópia autenticada);
- Comprovante de residência (cópia).
- Duas fotos 3x4 (recentes).

Obs: Toda esta documentação deverá ser entregue presencialmente na Central de Atendimento ao Estudante (CAE) até o primeiro dia de aula. O início do curso fica condicionado a um mínimo de dez alunos.

MAIORES INFORMAÇÕES

Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (21) 2157-5577, das 14h às 21h.