“Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos”. (1 Pedro 5:9)

Pedro escreveu para cristãos refugiados. Eles foram marginalizados, excluídos e separados da terra deles, das famílias e da pátria – expatriados, desterrados, deserdados e desamparados.

Então, vem o evangelho e restaura, agrega, reúne, ajunta e torna-os participante de um povo, de uma nação, de uma família.

No final, Pedro fala dos ataques do maligno que estava usando aquelas circunstâncias de abandono para tentá-los a desistirem da fé.

O autor mostra que eles eram uma família. Irmãos e não simplesmente indivíduos descartáveis socialmente. E eram muitos espalhados no mundo todo. E, que todos estavam passando pelas mesmas provações.

A Primeira Carta de Pedro é maravilhosa para restaurar nossa identidade cristã. Às vezes achamos que somente nós estamos sofrendo. Que estamos abandonados. Que sucumbiremos diante de tantas incertezas, medos e incompetências das autoridades.

Mas, vem a Palavra de Deus clamando: Sejam resilientes! Resistam bravamente! Permaneçam firmados na fé em Cristo! Pois há muitos outros irmãos no mundo todo que estão sofrendo e precisam de suas orações. Coragem e perseverança!

A igreja sobreviveu e contagiou o mundo inteiro com a graça do evangelho. Resistam às tentações, perseverem na fé! Assim, nasce uma nova igreja!

Pr. Luiz Roberto dos Santos

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here