Inscrição do vestibular

Você poderá fazer sua inscrição para o Vestibular de 2022 a partir do dia 03/11/2021 até o dia 01/12/2022 para participar do processo seletivo da FABAT que será realizado no dia 06/12/2022, para estudar em um dos nosso cursos de Graduação: Bacharel em Teologia Noturno (Presencial), Bacharel em Teologia EAD ou Licenciatura em Música.

Para fazer sua inscrição, siga os passos:

Leia atentamente o Edital do Processo Seletivo 2022.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO
DA FACULDADE BATISTA DO RIO DE JANEIRO 2022
PARA OS CURSOS DE BACHAREL EM TEOLOGIA
E LICENCIATURA EM MÚSICA PRESENCIAL
E BACHAREL EM TEOLOGIA EAD

 

A Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT) torna público o presente Edital, com normas, rotinas e procedimentos relativos ao Processo Seletivo 2022.1, com inscrições abertas no período de 03/11/2021 a 25/02/2022 e 2022.2, com inscrições abertas no período de 02/05/2022 a 21/08/2022, para ingresso nos cursos superiores de graduação em Teologia (Bacharelado) e Música (Licenciatura), modalidade presencial e no curso superior de graduação em Teologia (Bacharelado), modalidade EaD.

1. DA REALIZAÇÃO

1.1. A realização do Processo Seletivo ficará a cargo da Comissão de Vestibular, vinculada à Diretoria da FABAT e localizada na Rua José Higino, 416 – Tijuca / RJ – CEP 20510-412, telefone (21) 2107-1830.
1.2. A Comissão de Vestibular planejará, coordenará e executará o Processo Seletivo, divulgando todas as informações pertinentes.
1.3. O Processo Seletivo estará aberto somente aos candidatos que tenham concluído o ensino médio.
1.4. O resultado do Processo Seletivo será válido por 1 ano.

2. DO INGRESSO

a) ENEM – Essa modalidade constitui-se do aproveitamento dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), considerando apenas o exame que tenha sido realizado no ano anterior e cujas notas da prova objetiva e da redação estejam registradas no site: http://www.enem.inep.gov.br. Exige-se nota da prova objetiva igual ou superior a 50% do valor máximo a ela atribuído. A nota da redação será contabilizada na média final e será
utilizada separadamente em caso de empate, como critério para desempate. Neste caso, a nota será convertida para o parâmetro 0 a 10 (1000=10).
OBS.: É de responsabilidade do candidato o envio de um arquivo digital que comprove a sua condição nesta forma de ingresso, imediatamente após a realização da sua inscrição, através do seguinte endereço de e-mail: atendimento.ead@seminariodosul.com.br para os inscritos no curso da modalidade Ead e atendimento@seminairiodosul.com.br para os inscritos nos cursos da modalidade presencial..

b) Aproveitamento de estudos – Esta modalidade destina-se aos candidatos portadores de diploma de curso de nível superior, devidamente registrados pelo MEC. Considera-se o Coeficiente de Rendimento (CR), que consiste na média de notas do aluno ao longo do curso a ser aproveitado. Esta média também será utilizada em caso de empate, como critério de desempate e neste caso, a nota será convertida para o parâmetro 0 a 10 (100=10).
OBS.: É de responsabilidade do candidato o envio de um arquivo digital que comprove a sua condição nesta forma de ingresso, imediatamente após a realização da sua inscrição, através do seguinte endereço de e-mail: atendimento.ead@seminariodosul.com.br para os inscritos no curso da modalidade Ead e atendimento@seminairiodosul.com.br para os inscritos nos cursos da modalidade presencial..

c) Vestibular tradicional – O vestibular é constituído por: 1. Prova de Bíblia e Teologia para os cursos de Bacharel em Teologia Presencial e EaD. 1. Prova de Teoria Musical e Bíblia para o curso de Licenciatura em Música. Ambas serão compostas de 30 questões objetivas, [nota final de 0 a 30, sendo 1 ponto por questão] e 2. Redação [nota final de 0 a 10]. Na redação o candidato deverá demonstrar conhecimento em três áreas: (1) gramatical (acentuação gráfica, pontuação, concordância, regência verbal etc.), (2) ortográfica e (3) criatividade (clareza, 2 organização das ideias, desenvolvimento e alvo). A redação só será corrigida e terá a nota divulgada em casos de empate, para critério de desempate.
OBS.1: A bibliografia das provas consta em anexo.
OBS.2: Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música, se aprovados, antes do início das aulas, deverão passar por um nivelamento. As devidas instruções serão enviadas juntamente com o resultado do processo seletivo, por e-mail.

3. DO REGIME E DO CALENDÁRIO DE INGRESSO (DATAS DAS PROVAS E MATRÍCULAS)

O Vestibular FABAT 2022 constitui-se de quatro períodos independentes para cada curso, conforme tabela abaixo, estando o ingresso do candidato, garantido por meio da aprovação nas etapas de qualquer um desses períodos. Cada período tem por finalidade o preenchimento do total de vagas disponíveis. A partir do momento em que o total de vagas for preenchido, os períodos remanescentes do vestibular serão cancelados. Os subsequentes dependerão da manutenção de vagas disponíveis após a finalização dos períodos anteriores.

Vagas disponíveis:
a) Curso de Bacharelado em Teologia: 100 vagas para o turno noturno.
b) Curso de Bacharelado em Teologia EaD: 400 vagas.
c) Curso de Licenciatura em Música: 60 vagas para o turno noturno.

2022.1

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

DATA DA PROVA RESULTADO ENVIO DE DOCUMENTO ESCOLHA DE DISCIPLINA  DESCONTO PLANO FIANANCEIRO

INÍCIO DAS AULAS

De 03/11/2021 a 01/12/2021

06/12/2021 08/12/2021 De 08/12/2021 a 20/12/2021 Qualquer momento após a con- ferência dos documen- tos, até 20/12/2021. 30%na primeira parcela. Em 6x. 1º até 20/12/2021 [com 30%] 2º após 60 dias 3º, 4º, 5º e 6º uma a cada mês. 07/02/2022
De 02/12/2021 a 25/02/2022 Agendada até 28/02/2022 Um dia útil após a reali- zação.  

Até 04/03/2022

Qualquer momento após a con- ferência dos documen- tos, até 06/03/2022. NÃO HÁ A combinar. OBS.: O plano financeiro de- verá ser con- cluído dentro do semestre.

Imediata- mente ou até 07/03/2022*

* É de responsabilidade do aluno que ingressar após o início das aulas, colocar o conteúdo das disciplinas em dia, em caso de disciplina EaD, não haverá alteração na data de fechamento de módulos.

 

2022.2

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

DATA DA PROVA  RESULTADO ENVIO DE DOCUMENTO ESCOLHA DE DISCIPLINA  DESCONTO PLANO FIANANCEIRO INÍCIO DAS AULAS

De 02/05/2022 a 30/05/2022

06/06/2022 08/06/2022 De 08/06/2022 a 20/06/2022 Qualquer momento após a con- ferência dos documen- tos, até 20/06/2022. 30% na primeira parcela. Em 6x. 1º até 20/06/2022 [com 30%] 2º após 60 dias 3º, 4º, 5º e 6º uma a cada mês

01/08/2022

De 31/05/2022 a 21/08/2022

Agendada até 22/08/2022

Um dia útil após a reali- zação.

Até 25/08/2022

Qualquer momento após a con- ferência dos documen- tos, até 28/08/2022.

NÃO HÁ

A combinar. OBS.: O plano financeiro de- verá ser con- cluído dentro do semestre.

Imediata- mente ou até 29/08/2022*

* É de responsabilidade do aluno que ingressar após o início das aulas, colocar o conteúdo das disciplinas em dia, em caso de disciplina EaD, não haverá alteração na data de fechamento de módulos.

 

4. DAS INSTRUÇÕES GERAIS PARA A INSCRIÇÃO

As inscrições estarão abertas no endereço www.seminariodosul.com.br, conforme o calendário.
4.1. Para realizar sua inscrição, o candidato deverá, no período indicado no item 3, adotar os seguintes procedimentos:
a) Acessar o endereço eletrônico www.seminariodosul.com.br;
b) Tomar ciência das normas do Edital;
c) Realizar a inscrição de acordo com as instruções específicas disponíveis para o curso desejado, não sendo permitido transferir a inscrição para outro curso, após o envio do formulário online.
d) Imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 70,00.
4.1.1. Não haverá isenção do pagamento da taxa de inscrição.
4.2. Não serão aceitos pagamentos efetuados por meio de transferência ou depósito bancários.
4.3. O candidato deverá manter sob sua posse, para eventuais comprovações, a cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
4.4. O preenchimento da Inscrição será de inteira responsabilidade do candidato e, para que possa produzir todos os efeitos a que se destina, deverá obedecer estritamente às normas deste Edital e às instruções que constam do endereço eletrônico www.seminariodosul.com.br.
4.5. A Comissão de Vestibular não se responsabilizará pelas inscrições não processadas por motivos de ordem técnica que impossibilitem a transmissão dos dados, principalmente no último dia de inscrição.
4.6. Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga.
4.7. O não-cumprimento de qualquer procedimento de inscrição impedirá a sua efetivação.
4.8. A inscrição no Processo Seletivo implicará a aceitação irrestrita das condições estabelecidas pela Comissão de Vestibular, não cabendo ao candidato qualquer recurso quanto às normas contidas neste Edital.

5. DA PROVA

5.1. O Processo Seletivo dos inscritos do dia 03/11/2021 ao dia 01/12/2021, para ingresso 2022.1 e dos inscritos do dia 02/05/2022 ao dia 30/05/2022, para ingresso em 2022.2, será realizado em data fixa de acordo com a tabela do item 3. Passada esta primeira data, o processo será realizado mediante agendamento.
5.2. O candidato terá 2h. para realizar a Prova objetiva e 1 hora para realizar a prova de Redação.
5.3. O candidato receberá o link para acessar a prova até o dia anterior a mesma. É de responsabilidade do candidato entrar em contato com a Instituição caso não receba o link, através do endereço de e-mail atendimento.ead@seminariodosul.com.br, para os inscritos no curso da modalidade Ead e atendimento@seminairiodosul.com.br para os inscritos nos cursos da modalidade presencial.
5.4. O candidato precisará de recursos eletrônicos para acessar a prova (computador, tablet, celular).

6. DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO

6.1. O resultado do processo seletivo será divulgado individualmente, por e-mail.
6.2. Na ocorrência de candidatos com nota de igual valor, para fins de classificação, far-se-á o desempate levando-se em conta os seguintes critérios:
1º) maior nota na Redação ou CR;
2º) idade maior.
6.3. Fica assegurado recurso à Comissão de Vestibular quanto às notas do processo seletivo, mediante envio de e-mail dentro de vinte e quatro horas após o recebimento do resultado. A solicitação deve ser encaminhada para o seguinte endereço de e-mail: recursovestibular@seminariodosul.com.br.

7. DA CLASSIFICAÇÃO

A classificação do candidato obedecerá à ordem decrescente do total de pontos até o preenchimento de todas as vagas disponíveis.

8. DA MATRÍCULA

8.1. Os candidatos classificados receberão instruções via e-mail, por eles cadastrados no ato da inscrição, a fim de realizar os procedimentos da matrícula.
8.2. Os procedimentos da matrícula são os seguintes: apresentação dos documentos necessários: (o candidato que, no ato da matrícula, não apresentar a documentação exigida perderá a vaga e, portanto, será eliminado do Processo Seletivo). O candidato deverá enviar os documentos de forma digital para o seguinte endereço de email:
matricula.ead@seminariodosul.com.br para matrícula no curso da modalidade Ead e
matricula@seminairiodosul.com.br para matrícula nos cursos da modalidade presencial.

Documentos exigidos (frente e verso):
a) diploma ou certificado de conclusão do ensino médio. Se até o dia da matrícula o Diploma ou Certificado não tiver sido expedido o candidato poderá entregar o original da Certidão ou da Declaração, expedida pela Escola, que comprove a conclusão do Ensino Médio; não sendo aceitas certidões ou declarações de conclusão de série, mas somente aquelas que atestem a conclusão do ensino médio pelo candidato. A entrega de Certidão ou
Declaração é provisória e válida somente por um (01) semestre.
b) publicação no Diário Oficial da conclusão do Ensino Médio (para os formados no Rio de Janeiro a partir de 1985);
c) certidão de nascimento ou de casamento
d) carteira de identidade;
e) CPF;
f) título de eleitor, obrigatório para os maiores de 18 (dezoito) anos, com o comprovante da última votação;
g) prova de quitação com o serviço. Candidatos com mais de 45 anos não tem obrigatoriedade da entrega deste documento.
h) comprovante de residência;
8.3. Os candidatos deverão enviar através dos correios os seguintes documentos físicos:
a) diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio (autenticado);
b) carteira de Identidade (autenticado);
c) CPF (autenticado);
OBS1.: Endereço para envio: Rua José Higino, 416 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 20510-412, prédio 14.
OBS2.: Caso haja interesse, também é possível entregar os documentos físicos diretamente na Sede. Neste caso, não há necessidade de autenticar, desde que entregue a cópia e apresente o original, para conferência.
8.4. O candidato que tiver realizado curso no exterior, equivalente ao ensino médio no Brasil, deverá apresentar original e cópia autenticada da certidão de equivalência de estudos, bem como da homologação dessa equivalência, publicada no Diário Oficial; caso não os apresente, o candidato perderá automaticamente o direito à vaga e será, portanto, eliminado do Processo Seletivo.
8.5. A matrícula somente será efetivada após serem obedecidos todos os procedimentos de apresentação de documentação, previstos neste Edital e o devido pagamento integral da 1ª parcela contratual.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. As disposições, instruções e informações contidas no endereço eletrônico www.seminariodosul.com.br, no Formulário de Inscrição e nas provas complementarão o presente Edital.
9.2. A FABAT, a qualquer tempo, reserva-se o direito de utilizar diferentes instrumentos para aferir as informações prestadas pelo candidato.
9.3. A Comissão de Vestibular divulgará, sempre que necessário, editais, normas complementares e avisos oficiais sobre o Processo Seletivo. É obrigação do candidato manter-se informado sobre datas e prazos estabelecidos neste Edital referentes ao Processo Seletivo, além de normas complementares e avisos oficiais.
9.4. Constituem ainda, casos de eliminação, no presente Processo Seletivo:
a) o não cumprimento integral dos procedimentos de inscrição;
b) o não atendimento às determinações do presente Edital;
9.5. A Comissão de Vestibular não se responsabilizará por eventuais publicações de provas, resultados ou outros tipos de materiais, por quaisquer meios de divulgação, que não sejam os previstos no presente Edital.
9.6. A legislação a ser aplicada ao Processo seletivo será aquela em vigor na data da publicação deste Edital.
9.7. Eventuais alterações e anexos ao Edital serão publicados no site da FABAT: www.seminariodosul.com.br.
9.8. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Vestibular.
9.9. Para dirimir todas as questões oriundas do presente Edital, é competente o Foro da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2021
A COMISSÃO DE VESTIBULAR

 

Disponível para download: Edital
Disponível para download: ANEXO I – Bibliografia Bacharel em Teologia Ead e Presencial
Disponível para download: ANEXO II – Bibliografia Licenciatura em Música

Importante: Informamos que a Instituição não dispõe de moradias para novos alunos.