MBA em Pregação e Exposição Bíblica

PÓS-GRADUAÇÃO EM PREGAÇÃO E EXPOSIÇÃO BÍBLICA

Área do Conhecimento: Teologia
– Teologia Bíblica
CREDENCIAMENTO

Os cursos de pós-graduação lato sensu da Faculdade Batista do Rio de Janeiro são regidos pela Resolução n. º 01, de 8 de junho de 2007, do Conselho Nacional de Educação – CNE, por este Regulamento, pelo Regimento Interno da Faculdade Batista do Rio de Janeiro e pelas normas baixadas pela Coordenação Geral Acadêmica.

A FACULDADE BATISTA DO RIO DE JANEIRO (FABAT), é credenciada como Instituição de Ensino Superior pela Portaria MEC nº 1.907, de 29 Dez 1999, publicada no DOU de 30 de dezembro de 1999 (na época, como FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO). Passou a denominar-se FACULDADE BATISTA DO RIO DE JANEIRO a partir da publicação da Portaria MEC nº 1.375, de 19 de Maio de 2004, publicada no DOU de 20 de maio de 2004. Tem por mantenedora o SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO SUL DO BRASIL (STBSB), com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro (RJ), uma sociedade civil filantrópica de natureza religiosa educacional, sem fins lucrativos, fundada por tempo indeterminado pela Convenção Batista Brasileira. Seu Estatuto encontra-se registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, comarca da capital do Rio de Janeiro, protocolo nº 20030402 – 1630104, averbado e arquivado sob matrícula n º 4334, de 4 de abril de 2003.

O Curso de Bacharel em Teologia foi autorizado em 16.11.2006, Portaria 907 e reconhecido em 01/11/2012, Portaria 218. Já o Curso de Licenciatura em Música foi autorizado em 30.07.2009, Portaria 992 e reconhecimento em 07/07/2016, Portaria 294.

3. JUSTIFICATIVA DO CURSO

A Pós-Graduação em Pregação e Exposição Bíblica deseja reunir em um único curso a oferta de conhecimento e ferramentas indispensáveis e preponderantes para a edificação de uma Igreja saudável e eficaz. Este curso deseja dar subsídios bíblicos, teológicos e práticos que auxiliem na prática da exposição bíblica no contexto da igreja local.

Como diferencial, esta Pós-Graduação possibilitará o exercício e a prática da exegese pelos pastores, biblistas, educadores cristãos, teólogos e líderes em geral, bem como oferecerá uma melhor compreensão do panorama religioso, social, político, econômico e cultural dos textos bíblicos do Antigo e do Novo Testamento.

O curso também se propõe a estudar o estilo literário dos livros da Bíblia, a estrutura da obras, as formas literárias do conjunto, o papel, a contribuição e a mensagem de cada livro do cânon dentro do desenrolar da história da salvação.

4. OBJETIVOS

4.1. OBJETIVO GERAL

Promover a especialização de líderes que desejam atuar em diversos espaços, eclesiásticos ou comunitários, a fim de capacitá-los teórica e praticamente para a leitura, interpretação, e exposição da Bíblia.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Possibilitar o aprofundamento no preparo homilético, exegético e teológico para as diversas práticas ministeriais.
b) Incentivar a prática da exposição bíblica nos diversos ministérios da Igreja: no púlpito, no ensino bíblico, nos pequenos grupos etc., com um significativo aprofundamento exegético, bíblico e teológico.
c) Fornecer ferramentas práticas para a pregação expositiva e para a exegese dos textos do Antigo e do Novo Testamentos.
d) Motivar a interação mais efetiva entre teologia pastoral, bíblica e sistemática.

5. CAMPOS DE ATUAÇÃO
Docência – Docência e demais funções relacionadas à docência do ensino religioso e teológico nas instituições teológicas e nas igrejas locais.

Pesquisa e Extensão – Atuar na área de estudo e pesquisa de assuntos ligados a área da pregação nas instituições de educação teológica e nas igrejas locais.

Orientação, supervisão e coordenação – Orientação, coordenação, supervisão e demais funções relacionadas às atividades eclesiásticas nas instituições de educação teológica e nas igrejas locais.

6. PÚBLICO-ALVO

O curso é destinado a líderes eclesiásticos (pastores, líder de célula, líder de rede, líder de ministérios etc.), diretores de instituições religiosas/teológicas, professores das áreas de teologia e religião, missionários, educadores cristãos, profissionais livres da área de pregação, exposição, exegese e interpretação da Bíblia.

Podem efetuar a matrícula:
a) Egresso em geral de quaisquer cursos de graduação (bacharel, licenciatura e tecnologias) reconhecidos pelo MEC;
b) Egresso de cursos livres de Teologia, com média final igual ou superior a 7,0 (sete) e carga horária igual ou superior a 1.600 horas/aulas*;
c) Ao candidato estrangeiro, ter concluído a Graduação em Teologia reconhecida civilmente no próprio país de origem, com média final igual ou superior a 8,0 (oito) e carga horária igual ou superior a 1.600 horas/aulas*;
*Os egressos de cursos livres de Teologia ou candidatos estrangeiros que tenham concluído a Graduação em Teologia reconhecida no próprio país serão admitidos em regime especial e receberão, ao final do curso, certificado livre de Aprofundamento de Estudo pelo Seminário do Sul.

7. PERÍODO E PERIODICIDADE
O curso será presencial, com aulas no campus da FABAT/STBSB, na Rua José Higino, 416 – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ.

O curso funciona em sistema modular, sendo oferecidos 6 módulos nas dependências do FABAT/STBSB. Cada módulo tem duração de 5 dias (segunda a sexta), com aulas às tardes e noites (das 14h às 22h).

O início do curso está condicionado ao mínimo de vintes alunos matriculados. O curso terá duração de 24 meses.

Seguem as datas de oferecimento das disciplinas:
19-23 de março de 2018
– 01 – História da Pregação (Prof. Ms. Lucas Gesta)
– 02 – Pregação e Interpretação nos Evangelhos (Prof. Ms. Tcharley Amaral)

25-29 de junho de 2018
– 03 – Pregação, Exegese e Teologia Sistemática (Prof. Dr. Rainerson Israel Estevam)
– 04 – Exposição Bíblica e Realidade Contemporânea (Prof. Ms. Marco Vanderlei)

10-14 de setembro de 2018
– 05 – Pregação e Interpretação no Pentateuco (Dr. Harry Lewis)
– 06 Tópicos em Pregação e Comunicação (Prof. Ms. João Emílio Cútis Pereira)

05-09 de novembro de 2018
– 07 – Pregação e Interpretação na Literatura Profética (Dr. Deron Biles)
– 08 – Pregação e Interpretação nas Narrativas Bíblicas ((Prof. Ms. Pedro Moura)

25-29 de março de 2019
– 09 – Pregação e Interpretação na Literatura Poético-Sapiencial (Teresa Akil)
– 10 – Pregação e Interpretação nas Epístolas do Novo Testamento (Dr. Chris Osborne)

24-28 de junho de 2019
– 11 – Pregação e Interpretação na Literatura Apocalíptica (Dr. Kyle Walker -)
– 12 – Metodologia da Pesquisa (Prof. Ms. Cíntia Ândria)

02-06 de dezembro de 2019
– Defesa pública de TCC

8. MATRIZ CURRICULAR

O Curso está estruturado em 12 disciplinas de 30h, totalizando 360h/aula, mais o Trabalho de Conclusão do Curso.

01. História da Pregação
02. Exposição Bíblica e Realidade Contemporânea
03. Tópicos em Pregação e comunicação
04. Pregação, Exegese e Teologia Sistemática
05. Pregação e Interpretação no Pentateuco
06. Pregação e Interpretação nos Evangelhos
07. Pregação e Interpretação na Literatura Profética
08. Pregação e Interpretação nas Narrativas Bíblicas
09. Pregação e Interpretação na Literatura Poético-Sapiencial
10. Pregação e Interpretação nas Epístolas do Novo Testamento
11. Pregação e Interpretação na Literatura Apocalíptica
12. Metodologia da Pesquisa

DESCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS
1. História da Pregação
Como a pregação foi ministrada desde o Antigo Testamento, passando pelo Novo Testamento, os Pais da Igreja, Os Reformadores, Puritanos até os dias de hoje. Que transformação a pregação sofreu na história? Que elementos da pregação foram preservados durante todo o tempo?

2. Exposição Bíblica e Realidade Contemporânea
Compreensão da pregação como um elemento significativo para alcançar o ouvinte pós-moderno. Discussões a partir da Teologia Bíblica, da Metodologia Exegética e Hermenêutica tentarão entender questões como que tipo de comunicação alcança homens e mulheres de hoje.

3. Tópicos em Pregação e Comunicação
A apresentação do sermão bíblico. Princípios avançados de comunicação aplicados à prática da pregação. A relação da audiência e o contexto histórico com a pregação e o pregador. Práticas retóricas e estratégias homiléticas. Contribuições da retórica para o desenvolvimento da pregação. As ferramentas que as modernas tecnologias colocam à disponibilizam do pregador.

4. Pregação, Exegese e Teologia Sistemática
Abordagem sobre a relação entre a Pregação, Exegese e Teologia Sistemática. Como a Teologia Sistemática tem sido utilizada atualmente por aqueles que utilizam-se da exposição bíblica.

5. Pregação e Interpretação no Pentateuco
Leitura, análise, interpretação e discussão de tema(s), a partir da exegese de texto(s) selecionado(s) de um dos livros do Pentateuco, buscando elementos para iluminar a pregação e a exposição bíblica na igreja.

6. Pregação e Interpretação nos Evangelhos
Leitura, análise, interpretação e discussão de tema(s), a partir da exegese de texto(s) selecionado(s) de um dos livros dos Evangelhos, buscando elementos para iluminar a pregação e a exposição bíblica na igreja.

7. Pregação e Interpretação na Literatura Profética
Leitura, análise, interpretação e discussão de tema(s), a partir da exegese de texto(s) selecionado(s) de um dos livros do cânone profético do Antigo Testamento, buscando elementos para iluminar a pregação e a exposição bíblica na igreja.

8. Pregação e Interpretação nas Narrativas Bíblicas
Leitura, análise, interpretação e discussão de tema(s), a partir da exegese de texto(s) selecionado(s) das narrativas bíblicas, buscando elementos para clarear a iluminar e a exposição bíblica na igreja.

9. Pregação e Interpretação na Literatura Poético-Sapiencial
Leitura, análise, interpretação e discussão de tema(s), a partir da exegese de texto(s) selecionado(s) de um dos livros sapienciais ou poéticos, buscando elementos para iluminar a pregação e a exposição bíblica na igreja.

10. Pregação e Interpretação nas Epístolas do NT
Leitura, análise, interpretação e discussão de tema(s), a partir da exegese de texto(s) selecionado(s) de uma das Epístolas do NT, buscando elementos para iluminar a pregação e a exposição bíblica na igreja.

11. Pregação e Interpretação na Literatura Apocalíptica
Leitura, análise, interpretação e discussão de tema(s), a partir da exegese de texto(s) selecionado(s) da Literatura Apocalíptica presentes na Bíblia, buscando elementos para clarear a pregação e a exposição iluminar na igreja.

12. Metodologia da Pesquisa
Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Introdução ao planejamento da pesquisa cientifica (finalidades, tipos, etapas e projeto). Elaborar e desenvolver pesquisas e trabalhos científicos obedecendo às orientações e normas vigentes na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e no Manual de Normas Técnicas da Faculdade.

9. AVALIAÇÃO

Quanto às disciplinas:
– O processo avaliativo é de ordem qualitativa e quantitativa;
– Ao final de cada módulo a produção acadêmica do aluno receberá uma média (nota) na escala de 0 (zero) a 10 (dez);
– A média mínima para aprovação da disciplina (módulo) é 7,0 (sete);
– O processo avaliativo pode perpassar pelas seguintes atividades: Trabalhos práticos e escritos, individuais ou em grupo; Seminários apresentados oralmente; e Avaliação da participação e do interesse do aluno.

O trabalho de final de curso (TCC) se constituirá de um artigo científico que será entregue na Instituição até o vigésimo terceiro mês de curso, e defendido publicamente em data descrita no calendário acadêmico; depois do prazo mencionado caberá à coordenação, mediante análise de requerimento específico para tanto, julgar a extensão do prazo, mediante continuidade do pagamento das mensalidades. Caso o aluno não entregue o TCC nem participe de sua defesa pública no prazo de três anos de curso, ele poderá receber documento constando das disciplinas cursadas, porém não receberá o certificado de conclusão da pós-graduação.

O TCC deverá obedecer às normas de formatação da ABNT, conforme divulgadas por meio do Manual e Normas de Trabalhos Acadêmicos da FABAT.

Cabe à coordenação do curso escolher os docentes da Instituição que avaliarão o TCC, bem como montarão a banca de defesa pública. O conceito atribuído ao TCC será: aprovado; aprovado com restrições; ou reprovado. O TCC aprovado com restrições receberá da banca um prazo adicional para proceder as correções necessárias e subsequente entrega na Instituição.

10. CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO CERTIFICADO

O aluno deverá cumprir uma frequência de, no mínimo, 75% da carga horária total de cada disciplina e integralizar as 360 horas do Curso.

11. INVESTIMENTO TOTAL NO CURSO

24 parcelas mensais e sucessivas de R$ 350,00, com desconto de 5% para pagamento efetuado até o dia do vencimento.

Haverá uma taxa de Certificação ao final do Curso. O valor da taxa de Certificação deverá ser verificado pelo aluno na tabela de prestação de serviços educacionais da Instituição.

12. INSCRIÇÕES E MATRÍCULA

Para você se inscrever e fazer sua matrícula para as novas turmas precisa apenas:
1) Para fazer sua inscrição (pré-matrícula) e reservar uma vaga, preencha e envie o formulário online.
2) Para efetivar a matrícula: Comparecer a CAE – Central de Atendimento ao Estudante, no campus da FABAT (Rua José Higino, 416 – Tijuca, de segunda a sexta, das 13h às 21h) para: (a) Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais; (2) o pagamento da primeira mensalidade e (3) a entrega dos seguintes documentos:
– Apresentação do Curriculum Vitae;
– Histórico escolar da graduação (Cópia autenticada)
– Diploma de Graduação (cópia autenticada);
– Certidão de casamento ou nascimento (Cópia autenticada)
– CPF (Cópia autenticada);
– Cédula de Identidade (Cópia autenticada);
– Título de Eleitor (Cópia autenticada);
– Certificado de Reservista (quando for o caso – Cópia autenticada);
– Comprovante de residência (cópia).
– Duas fotos 3×4 (recentes).
Obs: Toda esta documentação deverá ser entregue presencialmente na Central de Atendimento ao Estudante (CAE) até o primeiro dia de aula. O início do curso fica condicionado a um mínimo de vinte alunos.