NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE

Coordenação: Prof. Ms. Cíntia Ândria de Sousa Granato

Entendendo como parte da sua missão o acolhimento da pessoa durante sua passagem pela vida acadêmica, a Faculdade Batista do Rio de Janeiro proporciona aos discentes um Núcleo de Apoio ao Discente (NAD) que objetiva diagnosticar e indicar soluções apropriadas para os alunos de todos os segmentos do corpo discente, promovendo sua integração à comunidade educativa e o eventual encaminhamento de situações que demandam intervenção de especialistas.

Visando a melhoria da formação discente, através de um acolhimento pastoral e psicopedagógico, e da redução dos índices de evasão, reprovação e baixo desempenho, o NAD realiza as seguintes ações:

  1. Propicia um atendimento individualizado e gratuito aos alunos ingressantes na Instituição proporcionando-lhes suporte didático (no sentido de minimizar deficiências de conhecimentos básicos necessários às disciplinas introdutórias dos cursos de graduação), educacional e psicológico;
  2. Propiciar ao discente a oportunidade de enriquecimento técnico e pessoal, por meio do desenvolvimento de atividades acadêmicas, permitindo-lhe ampliar a convivência com outras pessoas do meio universitário;
  3. Acompanhamento do aluno no que diz respeito aos ajustes junto ao corpo discente e docente;
  4. Detecção de tendências vocacionais, como ministério, missões, magistério, pesquisa etc;
  5. Acompanhamento das condições de permanência na IES;
  6. Acompanhamento dos casos de evasão, motivos que a originaram, possibilidades de retorno etc;
  7. Acompanhamento das situações que envolvem relacionamentos familiares;
  8. Encaminhamentos específicos para alunos que possuem dificuldades de desenvolvimento socioemocional.
  9. Intercâmbios também estão no horizonte e têm como propósito inserir a IES no cenário acadêmico nacional e internacional, fortalecendo a cooperação e a interação com instituições de ensino nacionais e estrangeiras.

Quanto à organização, o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) é composto por professores (eventualmente, também conta com convidados), e se organiza prestando auxílio à Coordenação Geral Acadêmica e à Direção Geral, atuando em quatro áreas:

ÁREAS PROFISSIONAL e QUALIFICAÇÃO E-MAIL
Pedagógica Ricardo Aigner

(Mestre em Música)

nad@seminariodosul.com.br
Psicológica Cíntia Ândria de Sousa Granato

(Psicóloga e Especialista em Psicopedagogia Clínica)

nad@seminariodosul.com.br
Psicopedagógica Cíntia Ândria de Sousa Granato e Rosângela Sant’Anna Jesuíno (bacharel em psicologia e especialista em Regência Coral) nad@seminariodosul.com.br
Pastoral Rainerson Israel Estevam de Luiz (Teólogo, pastor) nad@seminariodosul.com.br

 

Quanto a seu funcionamento e atendimento, o NAD faz seus atendimentos no campus da Faculdade, em sala específica para isso, no Prédio 14. Os atendimentos acontecem ao longo de todo o semestre letivo, com agendamento por email (nad@seminariodosul.com.br).

Como todos os demais setores da IES, o NAD será avaliado periodicamente pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, segundo os critérios e os instrumentos aprovados pelas instâncias superiores.

Através do NAD, os alunos da IES também têm à sua disposição os cursos de nivelamento, principalmente focados na Língua Portuguesa. O aluno também é motivado a participar de atividades culturais, como oficinas de leitura, concursos de poesia, como forma de estimular a leitura e melhorar o nível de compreensão, expressão, interpretação e escrita. Destaca-se que ao longo do ano letivo, outras atividades culturais são promovidas e abertas aos alunos e à sociedade local, como cursos e conferências.

Os atendimentos ao discente estão organizados dentro da estrutura de um Núcleo, com regulamento próprio, denominado Núcleo de Apoio ao Discente (NAD), sob a coordenação da Prof. Ms. Cíntia Ândria de Sousa Granato.