1. JUSTIFICATIVAS

Mesmo os mais autorizados cursos e manuais de História da Igreja e do Pensamento Cristão disponíveis entre nós padecem de um inaceitável etnocentrismo, esquecendo-se de levar em consideração que o cristianismo é uma fé de origens múltiplas, desprezando-se considerável parte da trajetória histórica do mesmo. Geralmente se privilegia uma ótica eclesiástica monocromática, hegemônica que não dá lugar ao conhecimento de outras experiências e entendimentos cristãos.

No âmbito do relacionamento entre as antigas igrejas apostólicas do oriente (onde se desenvolveu considerável parte da história do dogma cristão) ou entre os diversos movimentos dissidentes nas igrejas ocidentais, é que se percebe maior carência de conhecimento e entendimento. A falta de compreensão ou conhecimento do outro nos leva ao isolamento, que por sua vez gera estagnação, preconceito e paralisação de crescimento.

Outrora, se percebe também um abandono ou desprezo à história do cristianismo por parte de muitos cristãos, entre líderes e obreiros. A falta de conhecimento de sua história, gera carência na formação da identidade cristã, deixando o indivíduo à mercê de qualquer mudança doutrinária e ética. Esse é um dos grandes problemas do cristianismo na contemporaneidade, pois, ao romper seu laço com o passado, acabou ficando à deriva dos movimentos relativistas e antropocentristas.

Assim, o curso se propõe a fornecer base histórica acerca da formação do cristianismo, seu crescimento, seus auges, declínios e movimentos de reforma, bem como a evolução de sua teologia, eclesiologia e missiologia ao longo dos séculos e nas diversas partes do mundo por onde se espalhou.

Em geral, os cursos de pós-graduação nesta temática dividem História da Igreja e História do Pensamento Cristão. Nós pensamos que são aspectos indissociáveis, porém, podendo ser inclusos em termos de lato sensu para a pós-graduação. E este será o diferencial, pois permitirá uma formação mais completa ao aluno, ao mesmo tempo em que esta permitirá um cabedal de conhecimento muito maior que os cursos de outras instituições, o preparando para o mestrado e doutorado, caso seja a vontade do aluno.

Outro diferencial será a introdução de disciplinas específicas para a história do Cristianismo no Brasil, explorando esse fenômeno para proporcionar a ligação da história geral com nossa história nacional.

2. PÚBLICO ALVO

O curso dirige-se a teólogos, historiadores, professores e estudantes de História ou de Teologia, estudiosos na área de sociologia da religião, antropologia da religião, psicologia da religião e demais alunos de cursos superiores na área de ciências humanas e ciências da religião; também se dirige a pastores, presbíteros, diáconos, professores de E.B.D., demais obreiros (as), religiosos (as) que desejem aprofundar o conhecimento em história do cristianismo e do pensamento cristão, e no estudo acadêmico das experiências cristãs mundiais.

3. OBJETIVOS
3.1. Gerais:
  • Proporcionar ao aluno uma visão mais abrangente da história e pensamento do cristianismo e sua expansão no mundo.
  • Trazer ao conhecimento do aluno os principais debates teológicos que estruturam a fé cristã conforme formulada e vivida nas antigas igrejas do oriente.
  • Propor uma reavaliação dos paradigmas ocidentais de pensamento cristão ao entrar em contato com experiências e formas diversas de cristianismo.
  • Associar o eixo de conhecimento de formação do cristianismo mundial com as experiências cristãs no Brasil.

 

3.2. Específicos:
  • Ampliar a gama de conhecimentos dos estudantes de história da Igreja acerca das diversas formas de ser cristão, encontradas nos diversos cristianismos ocidentais e orientais.
  • Proporcionar aos estudantes de ciências humanas a observação de formas plurais de religiosidades nas comunidades cristãs tardo-antigas até as contemporâneas.
  • Verificar a relevância dos cristianismos orientais para nossa forma de conceber e viver o cristianismo no ocidente, bem como o que tais cristianismos têm a acrescentar em nosso ser e agir religioso.
  • Ser canal de divulgação dessas existências religiosas, pouco conhecidas no ocidente, entre as quais algumas correm genuíno risco de extinção, dadas as problemáticas religiosas, políticas e sociais que contemporaneamente assolam essas comunidades em seus locais de origem.

 

4. DURAÇÃO CURSO E CUSTO TOTAL

O curso é presencial, oferecido no campus do Seminário do Sul, Rua José Higino, 416 – Tijuca – Rio de Janeiro, RJ

As aulas no 2º semestre de 2019 terão início no dia 17 de agosto, e serão oferecidas quinzenalmente aos sábados, de 19h às 22h, até 21 de agosto de 2021.

O curso tem duração de 24 meses.

O custo é de 24 parcelas de R$ 350,00. Valor da matrícula R$ 350,00, as demais 23 parcelas poderão ser quitadas com 5% de desconto para pagamentos até a data de vencimento.

Ex-alunos da FABAT/STBSB terão desconto de 10% para pagamentos até a data de vencimento, exceto na matrícula.

Pastores filiados a OPBB – Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, terão desconto de 15%. Militares e professores também terão desconto de 15%.

Não há desconto sobre desconto.

 

5. MATRÍCULA

Documentação

– Histórico escolar da graduação (Cópia comum)

– Diploma de Graduação (Cópia comum)

– Certidão de casamento ou nascimento (Cópia comum)

– CPF (Cópia comum)

– Cédula de Identidade (Cópia comum)

– Título de Eleitor (Cópia comum)

– Certificado de Reservista (quando for o caso –  Cópia comum) – maiores de 45 anos não tem obrigatoriedade da entrega.

– Comprovante de residência (cópia).

– Duas fotos 3×4 (recentes).

 

6. METODOLOGIA

A prática pedagógica do curso privilegia o ensino aplicado e a articulação entre teoria e prática, buscando associar a aprendizagem à reflexão e à análise de problemas concretos. Partindo da premissa que os estudantes, além da formação, possuem experiência profissional, procurar-se-á incentivar o intercâmbio, valorizando as vivências dos mesmos, interagindo com suas vivências passadas e buscando oportunizar diferentes vivências futuras.

A metodologia do curso mesclará aulas expositivas, casos práticos ou exercícios aplicados, trazidos pelos professores por meio de suas experiências profissionais ou acadêmicas que, além das disciplinas, conta ainda com os Seminários Temáticos, nos quais profissionais de reconhecida atuação no mercado ministrarão palestras e seminários sobre temáticas pertinentes ao curso.

Será estimulada, ainda, a elaboração de artigos científicos e ensaios, nos diversos componentes curriculares, oportunizando, conforme a agenda, a sua apresentação em congressos e outros eventos. Desta forma, propicia-se a reflexão, sistematização e produção de conhecimentos, com vistas a sua aplicação mais qualificada e responsável.

Tem-se, ainda, incluído no programa a orientação dos professores, que instrumentarão os estudantes a assimilar conhecimentos e aplicar métodos de cunho científico que contribuem para formulação e execução de projetos mais consistentes, que poderão ser desenvolvidos nos eixos específicos. Além da bibliografia indicada serão incentivadas as leituras de artigos, estudos e estudos de caso reais para facilitar o processo de aprendizagem.

 

7. CARGA-HORÁRIA

O Curso terá a duração de 360 (trezentos e sesenta) horas/aulas, não computando o tempo de estudo individual destinado à elaboração de monografia ou trabalho para a conclusão do Curso.

 

8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E APROVEITAMENTO

Prova escrita e/ou trabalhos a critério de cada professor.

  • Aproveitamento: para aprovação o aluno deverá obter a média mínima de 7,0 (sete), sendo que as notas deverão variar de 0 (zero) a 10 (dez).
  • Frequência: Mínimo de 75% das aulas dadas, observando o total das horas do curso e de cada disciplina, conforme legislação em vigor
  • Trabalho Final: Os alunos que concluírem todos os créditos deverão apresentar um trabalho monográfico ou um artigo versando sobre um dos temas vistos durante o curso, com um mínimo de 15 (quinze) e um máximo de 30 (trinta) páginas. Os trabalhos e/ou artigos deverão receber orientações de Professores vinculados à FABAT, devendo receber, para ser aprovado, conceito A (aprovado-muito bom), B (aprovado-bom) ou C (aprovado).
  • Certificado: Aos alunos que concluírem os créditos e apresentarem os trabalhos anteriormente descritos, serão conferidos Certificados de “Especialistas em História da Igreja e do Pensamento Cristão”. Àqueles que optarem por não fazer o trabalho final ou artigo, será fornecido Certificado de “Curso de Extensão”

 

9. ESTRUTURA CURRICULAR

9.1. Carga Horária Total: 360 (trezentos e sessenta) horas.

9.2. Disciplinas:

Eixo DISCIPLINA C/H PROFESSOR CRONOGRAMA
1 Introdução aos estudos de História do Cristianismo e História do Pensamento Cristão. 8 Lucas Gesta 17/08
1 Panorama da História do Cristianismo e do Pensamento Cristão na Antiguidade. 16 Lucas Gesta 31/08 – 14/09
1 Tópicos Especiais em Estudos na Antiguidade Cristã I: Patrística na Antiguidade (séc. II-V). 32 Moisés Martins 28/09

05/10 – 19/10

09/11

1 Tópicos Especiais em Estudos na Antiguidade Cristã II: Virada Constantiniana, Concílios Ecumênicos e Divisões entre os Cristianismos. 24 Débora de Souza 23/11

07/12 – 21/12

2 Panorama da História do Cristianismo e História do Pensamento Cristão na Idade Média. 16 Lucas Gesta 11/01/2020 – 25/01
2 Tópicos Especiais em Estudos na Idade Média Cristã I: Formação da  Medievalidade e Institucionalização do Catolicismo Romano. 16 Valtair Miranda 08/02

29/02

1 Tópicos Especiais em Estudos na Idade Média Cristã II: Escolástica e seus pensadores. 32 Moisés Martins 07/03 – 21/03

04/04 – 18/04

2 Tópicos Especiais em Estudos na Idade Média Cristã III: Alta e Baixa Idade Média e desintegração do Feudalismo. Renascimento e Humanismo. Pré-Reformadores. 16 Valtair Miranda

 

09/05 – 23/05
3 Panorama da História do Cristianismo e História do Pensamento Cristão na Modernidade 16 Lucas Gesta

 

06/06

20/06

3 Tópicos Especiais em Estudos na Idade Moderna Cristã I: Teologia dos Reformadores. 24 Valtair Miranda 04/07 – 18/07

01/08

3 Tópicos Especiais em Estudos na Idade Moderna Cristã II: Reforma Inglesa e Reforma Católica. Expansão da Reforma e conflitos. Guerras Religiosas. Arminianismo. 16 Idauro Campos 15/08 – 29/08
3 História da Interpretação Bíblica na Modernidade III: Dogmatismo teológicos à formação do pensamento científico europeu. Deísmo ao Pietismo 24 Manoel Bernardino 12/09 – 26/09

10/10

4 Panorama da História do Cristianismo e História do Pensamento Cristão na Contemporaneidade. 16 Lucas Gesta 24/10

07/11

4 Tópicos Especiais em Estudos na Idade Contemporânea Cristã I: O Pensamento Cristão entre o Iluminismo e o Fundamentalismo. 16 Idauro Campos 21/11

05/12

 

< Tópicos Especiais em Estudos na Idade Contemporânea Cristã II: O Cristianismo e a Teologia Cristã entre a Guerra Fria e o século XXI 32 Manoel Bernardino 19/12

16/01/2021

30/01

06/02

5 História e Pensamento Cristão Brasileiro I – Colônia e Brasil Império 08 Idauro Campos 13/03
5 História e Pensamento Cristão Brasileiro II – 1ª República até o Regime Militar 08 Idauro Campos  

27/03

5 História e Pensamento Cristão Brasileiro III – Década de 70 aos dias atuais 16 Idauro Campos 13/03
6 Trabalho de Conclusão de Curso 24
T O T A L 360

 

10. COORDENADOR

– Nome: LUCAS GESTA PALMARES MUNHOZ DE PAIVA

– Unidade Acadêmica: FABAT – Unidade Tijuca

– Titulação: Mestre

 

11. CORPO DOCENTE (Característica)

Prof. Mestre Lucas Gesta (Mestre em História Social – UNIRIO e Doutorando em História Política – UERJ)

Prof. Dr. Valtair Miranda (Doutor em História Comparada – UFRJ e Doutor em Ciências das Religiões -UMESP)

Profª Msª Débora de Souza (Mestre em História Política – UERJ)

Prof. Dr. Manoel Bernardino (Doutor em Teologia PUC-RJ e Pós-Doutor em Ciências da Religião – Bennet-SP)

Prof. Ms. Idauro Campos (Mestre em História Social – UNIVERSO)

Prof. Ms. Moisés Martins (Mestre em Ciências da Religião – PUC-SP)