Pós-Graduação em Ministério com Crianças

 

  1. JUSTIFICATIVA DO CURSO

A Pós-graduação Lato Sensu em MINISTÉRIO COM CRIANÇAS tem como meta suprir a lacuna existente em qualificar educadores graduados que já atuam ou pretendem atuar no campo da educação cristã infantil. O cenário brasileiro apresenta diversos cursos livres de formação continuada porém, ainda que alguns sejam indispensáveis e de grande valia para o trabalho, não atendem à grande demanda para uma imersão no contexto vigente, onde a prática deve aliar-se aos conteúdos bibliográficos e à pesquisa continuada para o desenvolvimento de projetos e estratégias para alcançar, de forma integral, as crianças. Em um tempo de diversidade, de grandes mudanças globais e complexidade de nossa sociedade, fortalecer o trabalho a partir das “categorias de base” nunca foi tão urgente. È por isso que nos debruçamos na criação do curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM MINISTÉRIO COM CRIANÇAS. Desejamos participar ativamente do processo de fortalecimento das igrejas e demais trabalhos que envolvam a evangelização, o discipulado, o pastoreio e o amor às crianças. Desejamos estimular as pesquisas na área e o aumento de líderes preparados para os desafios da Educação Cristã.

  1. PÚBLICO-ALVO

Educadores cristãos, missionários, pastores, teólogos, pedagogos, ministros de música, licenciados nas várias áreas do conhecimento, pais e demais profissionais de nível superior interessados em conhecimentos relativos à gestão, coordenação e docência nos diversos campos de atuação do Ministério com Crianças.

  1. PERÍODO E PERIODICIDADE

O curso será presencial, com aulas no campus da FABAT/STBSB, na Rua José Higino, 416 – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ. As aulas acontecem aos sábados, usando dois sábados de cada mês para os encontros, com aulas das 9 até 17 horas. O primeiro encontro se dará no dia 13 de abril

3. CRONONAGRAMA PARA 2019

– Dia 13/04/2019 – Metodologias e contextualização na Evangelização e Discipulado de Crianças;

– Dia 27/04/2019 – Tópicos especiais em Ministério com Crianças 1;

– Dia 04/05/2019 – Tópicos especiais em Ministério com Crianças 1;

– Dia 25/05/2019 – Metodologias e contextualização na Evangelização e Discipulado de Crianças;

– Dia 08/06/2019 – Tópicos Especiais I;

– Dia 19/06/2019 – Tópicos Especiais I;

– Dia 13/07/2019 – Cuidado integral da criança.

 

  1. MATRIZ CURRICULAR

O Curso está estruturado em 12 disciplinas de 30h, totalizando 360h/aula, mais o Trabalho de Conclusão do Curso.

  1. Tópicos especiais em Ministério com Crianças 1 (30h)
  2. Cuidado integral da criança (30h)
  3. Gestão da Educação Infantil Eclesiástica (30h)
  4. Metodologias e contextualização do ensino nas faixas etárias (30h)
  5. Tópicos especiais em Ministério com Crianças 2 (30h)
  6. Metodologias e contextualização na Evangelização e Discipulado de Crianças (30h)
  7. Tópicos Especiais I (30h)
  8. Tópicos Especiais II (30h)
  9. Tópicos Especiais III ( 30h)
  10. Tópicos Especiais IV (30h)
  11. Tópicos Especiais V (30h)
  12. Tópicos Especiais VI (30h)
  13. TCC (Artigo Científico – Trabalho de Conclusão de Curso)

 

  1. AVALIAÇÃO

Quanto às disciplinas:

– O processo avaliativo é de ordem qualitativa e quantitativa;

– Ao final de cada módulo a produção acadêmica do aluno receberá uma média (nota) na escala de 0 (zero) a 10 (dez);

– A média mínima para aprovação da disciplina (módulo) é 7,0 (sete);

– O processo avaliativo pode perpassar pelas seguintes atividades: Trabalhos práticos e escritos, individuais ou em grupo; Seminários apresentados oralmente; e Avaliação da participação e do interesse do aluno.

O trabalho de final de curso (TCC) se constituirá de um artigo científico que será entregue na Instituição até o vigésimo terceiro mês de curso, e defendido publicamente em data descrita no calendário acadêmico; depois do prazo mencionado caberá à coordenação, mediante análise de requerimento específico para tanto, julgar a extensão do prazo, mediante continuidade do pagamento das mensalidades. Caso o aluno não entregue o TCC nem participe de sua defesa pública no prazo de três anos de curso, ele poderá receber documento constando das disciplinas cursadas, porém não receberá o certificado de conclusão da pós-graduação.

O TCC deverá obedecer às normas de formatação da ABNT, conforme divulgadas por meio do Manual e Normas de Trabalhos Acadêmicos da FABAT.

Cabe à coordenação do curso escolher os docentes da Instituição que avaliarão o TCC, bem como montarão a banca de defesa pública. O conceito atribuído ao TCC será: aprovado; aprovado com restrições; ou reprovado. O TCC aprovado com restrições receberá da banca um prazo adicional para proceder as correções necessárias e subsequente entrega na Instituição.

  1. Tópicos Especiais I (30h)
  2. Tópicos Especiais II (30h)
  3. Tópicos Especiais III ( 30h)
  4. Tópicos Especiais IV (30h)
  5. Tópicos Especiais V (30h)
  6. Tópicos Especiais VI (30h)
  7. TCC (Artigo Científico – Trabalho de Conclusão de Curso)

 

  1. CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO CERTIFICADO

O aluno deverá cumprir uma frequência de, no mínimo, 75% da carga horária total de cada disciplina e integralizar as 360 horas do Curso.

 

  1. INVESTIMENTO TOTAL NO CURSO

 Inscrição R$ 70,00 + 24 parcelas de R$ 350,00. Será concedido 5% desconto para pagamentos até a data do vencimento, a partir da segunda mensalidade.

Haverá uma taxa de Certificação ao final do Curso. O valor da taxa de Certificação deverá ser verificado pelo aluno na tabela de prestação de serviços educacionais da Instituição.

 

  1. INSCRIÇÕES E MATRÍCULA

Para você se inscrever e fazer sua matrícula para as novas turmas precisa apenas:

1) Para fazer sua inscrição (pré-matrícula) e reservar uma vaga, preencha e envie o formulário online.

2) Para efetivar a matrícula: Comparecer a CAE – Central de Atendimento ao Estudante, no campus da FABAT (Rua José Higino, 416 – Tijuca, de segunda a sexta, das 13h às 21h) para: (a) Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais; (2) o pagamento da primeira mensalidade e (3) a entrega dos seguintes documentos:

 

LISTA DE DOCUMENTOS CONFORME O CURSO:

– Apresentação do Curriculum Vitae;

– Histórico escolar da graduação (Cópia comum)

– Diploma de Graduação (Cópia comum)

– Certidão de casamento ou nascimento (Cópia comum)

– CPF (Cópia comum)

– Cédula de Identidade (Cópia comum)

– Título de Eleitor (Cópia comum)

– Certificado de Reservista (quando for o caso – (Cópia comum);

– Comprovante de residência (cópia).

– Duas fotos 3×4 (recentes).

Obs: Toda esta documentação deverá ser entregue presencialmente na Central de Atendimento ao Estudante (CAE) até o primeiro dia de aula. O início do curso fica condicionado a um mínimo de vinte alunos.