Pós-Graduação em Antigo Testamento para Pregadores (Fé, História e Prática)

JUSTIFICATIVA
Por que devemos pregar em textos do Antigo Testamento? É necessário ainda hoje pregar no Antigo Testamento? O que fazer para pregar no Antigo Testamento de forma eficaz e edificante para a igreja? As respostas a essas e outras perguntas sobre a pregação no Antigo Testamento pode ser dada se lembrarmos que o Novo Testamento é aberto em Mateus 1.1 com uma frase que referência ao Antigo: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão”.

E mais, quando avançamos na leitura do Novo Testamento, seja nos evangelhos ou nas cartas e epístolas, percebemos que ele é repleto de referências ao Antigo Testamento. O próprio Jesus faz constantemente uso do Antigo Testamento, como, por exemplo, quando venceu a tentação do deserto (Mateus 4.6) citando Deuteronômio 6.16, quando respondeu às perguntas dos fariseus (Mateus 15.4,8-9) citando Êxodo 20.17 e Isaías 29.13 e quando se revoltou vendo o comércio que era feito dentro do templo (Marcos 11.17) citando Isaías 56.7.

Diante da constatação do intenso uso que o NT faz do AT, faz-se urgente um conhecimento aprofundado, contextualizado e sistemático das Escrituras do Antigo Testamento. Em especial para o ofício da pregação, o que se deve pregar (o conteúdo) e como se deve pregar o Antigo Testamento (a forma) são assuntos de fundamental importância para a vida de um pastor, líder ou evangelista que entende que a verdadeira igreja de Jesus Cristo é edificada “sobre o fundamento dos apóstolos e profetas” (Ef 2.20).

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Antigo Testamento para Pregadores visa suprir a carência (existente tanto nos púlpitos como no meio das igrejas ou congregações) de um aprofundado conhecimento sobre os conteúdos do Antigo Testamento, possibilitando que pregações, sermões evangelísticos e estudos bíblicos sejam mais eficazes e edificantes para a vida da igreja e seus membros.

Diante de Hebreus 1.1-3 (que diz que “há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa”), o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Antigo Testamento para Pregadores possibilitará ainda uma exposição clara a respeito de Jesus, o Messias prometido por Deus e revelado nas páginas do Antigo Testamento de maneira espetacular e inequívoca, e também do nosso papel como Igreja e filhos de Deus no mundo evangélico cada vez mais superficial, plural e eclético.

OBJETIVO GERAL

O curso objetiva capacitar pregadores e líderes a utilizar o Antigo Testamento de forma pública, teológica e metodologicamente contextualizada com os dias de hoje em pregações, sermões evangelismos, conferências, estudos etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver capacidade de análise do texto bíblico do Antigo Testamento;
• Conhecer a cultura e o contexto do texto bíblico do Antigo Testamento;
• Discorrer a respeito das diferentes mensagens dos livros do Antigo Testamento;
• Sintetizar os principais aspectos da teologia bíblica do Antigo Testamento.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Espaços reservados à Teologia Pública – Orientação às igrejas quanto a sua atuação além de sua membresia, em diálogo constante com a sociedade civil e a universidade, a economia, a mídia e outros ‘públicos’ quanto as assuntos relacionadas à área eclesiástica.

Espaços de Docência – Docência e demais funções relacionadas ao ensino religioso e teológico em espaços formais e não formais, eclesiásticos ou não.

Espaços de Pesquisa e Extensão – Atuar na área de estudo e pesquisa de assuntos ligados à área teológica em espaços formais ou não formais.

PÚBLICO-ALVO

O curso tem por público pastores, ministros, evangelistas, líderes das igrejas, missionários, professores e profissionais da área de Teologia e Ciências da Religião e outros graduados interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o Antigo Testamento.

PERÍODO E PERIODICIDADE

O curso acontecerá presencialmente às quintas-feiras, das 18h às 22h15, na sede da Faculdade Batista do Rio de Janeiro, na Rua José Higino, 416 – Tijuca.

MATRIZ CURRICULAR

O curso terá 12 disciplinas de 30h cada, totalizando 360 horas/aula, além do Trabalho de conclusão de curso – TCC. Em ordem alfabética as disciplinas do curso serão:

Antigo Testamento, a Bíblia de Jesus
Contexto e cultura do Antigo Testamento
Hermenêutica dos gêneros literários
Hebraico essencial para pregadores
Metodologia da Pesquisa em Teologia
Pregação em Jó, Salmos e Provérbios
Pregação em Josué e Juízes
Pregação no Megillot
Pregação no Pentateuco
Pregação nos Profetas Maiores
Pregação nos Profetas Menores
Pregação em Samuel e Reis

9. DESCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS (ementas)

Antigo Testamento, a Bíblia de Jesus
Abordagem de como Jesus entendia, estudava e utilizava a Bíblia que existia em sua época, a Bíblia Hebraica ou o que conhecemos hoje por Antigo Testamento.

Contexto e cultura do Antigo Testamento
Abordagem sobre o contexto histórico, a cultura presente nas diversas épocas e povos do Antigo Testamento. Conhecer o conteúdo e classificação e divisão dos livros do Antigo Testamento.

Hebraico essencial para pregadores
Ensino do Hebraico Bíblico específico para Pregadores focando em conteúdos gramaticais direcionados para aplicação prática do hebraico dentro dos textos sagrados veterotestamentarios.

Hermenêutica dos gêneros literários
Abordagem sobre os tipos e gêneros de literatura empregada no Antigo Testamento e fazer sua correta aplicação para os dias de hoje, entendendo sua importância para o povo de Israel e para a igreja.

Metodologia da Pesquisa em Teologia
Apresentação dos métodos e técnicas de pesquisa científica. Inclui o estudo de critérios e normas da ABNT e produção de trabalhos acadêmicos.

Pregação em Jó, Salmos e Provérbios
Abordagem panorâmica dos livros de Jó, Salmos e Provérbios mostrando suas estruturas e constituições a partir de seus personagens e dos contextos religioso, histórico e social. Apresentará um panorama da pesquisa exegética e fará exercícios hermenêuticos em textos selecionados dos livros.

Pregação em Josué e Juízes
Abordagem panorâmica dos livros de Josué e Juízes mostrando suas estruturas e constituições a partir de seus personagens e dos contextos religioso, histórico e social. Apresentará um panorama da pesquisa exegética e fará exercícios hermenêuticos em textos selecionados dos livros.

Pregação no Megillot
Pregação em Jó, Salmos e Provérbios
Abordagem panorâmica dos Cinco Rolos – ou nos livros de Cântico dos Cânticos, Rute, Lamentações, o Eclesiastes Ester – mostrando suas estruturas e constituições a partir de seus personagens e dos contextos religioso, histórico e social. Apresentará um panorama da pesquisa exegética dos livros e fará exercícios hermenêuticos em textos selecionados dos livros.

Pregação no Pentateuco
Abordagem panorâmica dos cinco primeiros livros da Bíblia mostrando suas estruturas e constituições a partir de seus personagens e dos contextos religioso, histórico e social. Apresentará um panorama da pesquisa exegética e fará exercícios hermenêuticos em textos selecionados do bloco.

Pregação nos Profetas Maiores
Abordagem panorâmica dos livros de Isaías, Jeremias e Ezequiel mostrando suas estruturas e constituições a partir de seus personagens e dos contextos religioso, histórico e social. Apresentará um panorama da pesquisa exegética e fará exercícios hermenêuticos em textos selecionados dos livros.

Pregação nos Profetas Menores
Abordagem panorâmica dos livros dos doze Profetas Menores mostrando suas estruturas e constituições a partir de seus personagens e dos contextos religioso, histórico e social. Apresentará um panorama da pesquisa exegética e fará exercícios hermenêuticos em textos selecionados dos livros.

Pregação em Samuel e Reis
Abordagem panorâmica dos livros de Samuel e Reis mostrando suas estruturas e constituições a partir de seus personagens e dos contextos religioso, histórico e social. Apresentará um panorama da pesquisa exegética e fará exercícios hermenêuticos em textos selecionados dos livros.

Trabalho de conclusão de curso
Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC (artigo cientifico), obedecendo às normas e regulamentos metodológicos, que deve consistir em reflexões e críticas sobre um tema, problema ou assunto, sobre o qual será? centrada.

10. CRONOGRAMA

1 semestre
Contexto e cultura do Antigo Testamento (Teresa Akil, Dra em Teologia – PUC-Rio)
Hermenêutica dos gêneros literários (Maria Celeste C Machado, Dra em Língua Portuguesa – UERJ)
Hebraico essencial para pregadores (Teresa Akil, Dra em Teologia)

2 semestre
Pregação no Pentateuco
Pregação em Josué e Juízes
Pregação em Samuel e Reis

3 semestre
Metodologia da Pesquisa em Teologia
Pregação nos Profetas Maiores
Pregação nos Profetas Menores

4 semestre
Pregação em Jó, Salmos e Provérbios
Pregação no Megillot
Antigo Testamento, a Bíblia de Jesus

Trabalho de conclusão de curso

11. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será composta de presença (obrigatória em 75%), participação, interatividade e uma atividade individual no valor de 10 pontos. No final da disciplina, a média final (mínima de 7.0) do aluno será a média aritmética das atividades somadas e dividida pelo número das mesmas.

12. CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO CERTIFICADO
O aluno deverá cumprir uma frequência de, no mínimo, 75% da carga horária total de cada disciplina e integralizar as 360 horas do Curso.

13. INVESTIMENTO TOTAL NO CURSO
24 parcelas de R$ 350,00. Será concedido 5% desconto para pagamentos até a data do vencimento, a partir da segunda mensalidade. Desconto de 15% para pastores.