DATA DE INÍCIO: 05 DE SETEMBRO DE 2020.

1. JUSTIFICATIVAS

A Pós-graduação Lato Sensu em Ministério com Criança tem como meta suprir a lacuna existente em qualificar educadores graduados que já atuam ou pretendem atuar no campo da educação cristã infantil. O cenário brasileiro apresenta diversos cursos livres de formação continuada, porém ainda que alguns sejam indispensáveis e de grande valia para o trabalho, podem não atender à demanda para uma imersão no contexto vigente, onde a prática deve aliar-se aos conteúdos bibliográficos e à pesquisa continuada para o desenvolvimento de projetos e estratégias para alcançar, de forma integral, a criança considerada como agente social ativo, criativo que produz e reproduz cultura.

Em um tempo de diversidade, de grandes mudanças globais e complexidade de nossa sociedade, fortalecer o trabalho a partir das “categorias de base!” nunca foi tão urgente. É por isso que nos debruçamos na criação do curso PÓS-GRADUAÇÃO EM MINISTÉRIO COM CRIANÇAS. Desejamos participar ativamente do processo de fortalecimento das igrejas e demais trabalhos que envolvam a evangelização, o discipulado, o pastoreio, a liderança e o amor às crianças. Desejamos estimular as pesquisas na área e o aumento de líderes preparados para os desafios da Educação Cristã, assim como uma reflexão e aprofundamento teórico sobre as concepções de infâncias e criança.

O advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) fomenta práticas em Educação à Distância (EaD) como um dos caminhos para ambientes de aprendizagem, pois possibilita interações por meio de diversas interfaces. Essa modalidade de ensino auxilia na flexibilidade de tempo, quebra de barreiras espaciais e potencializa as atividades à distância com base na interação e na produção de conhecimento, tendo como objetivo uma formação participativa, cuja proposta é disseminar o ensino e ampliar as possibilidades de formação, onde o aluno é foco no processo de ensino-aprendizagem. Destarte esse curso será desenvolvido integralmente à distância, com ferramentas síncronas e assíncronas.

2. PÚBLICO-ALVO

Profissionais de nível superior interessados em conhecimentos relativos à gestão, coordenação e docência nos diversos campos de atuação no Ministério Infantil; educadores cristãos, missionários, pastores, teólogos, pedagogos, responsáveis legais, ministros de música e licenciados nas várias áreas do conhecimento.

3. PERÍODO E CARGA HORÁRIA:

O curso será integralmente à distância, utilizando ferramentas eletrônicas disponíveis para as atividades didático-pedagógicas.

O curso terá a duração de três semestres, com 8 disciplinas de 45 horas-aula cada. O terceiro semestre será dedicado à produção do TCC/Monografia.

– 10 horas/aula sincrônicas de vídeo conferência (2 encontros quinzenais) – Microsoft Teams

– 10 horas/aula assíncronas de vídeos gravados (Moddle)

– 10 horas/aula de leituras (Moddle)

– 15 horas/aula de atividades avaliativas (Moddle)

O início do curso está condicionado ao mínimo de 20 alunos matriculados.

4. ESTRUTURA CURRICULAR:

O Curso será estruturado em 08 disciplinas de 45h e Trabalho de Conclusão do Curso – TCC

DISCIPLINA DOCENTE
Tópicos Especiais em Ministério com crianças 1 Professora Keyla Araujo Santiago
Educação Integral da Criança Ms Mônica Coropos
Gestão da Educação Infantil Eclesiástica Ms Cláudia de Paula Teixeira
Metodologias e contextualização do ensino nas Faixas Etárias Ms Lhays Marinho
Tópicos Especiais em Ministério com Crianças 2 Ms Mônica Coropos
Metodologias e contextualização na Evangelização e Discipulado de Criança Ms Paula Marina
Tópicos Especiais I Ms Lhays Marinho
Tópicos Especiais II Ms Andréa Dutra
TCC (Artigo Científico) – Trabalho de Conclusão Ms Mônica Coropos

 

5. DESCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS:

5.1. Tópicos Especiais em Ministério com Crianças 1
A criança na perspectiva bíblica. Práticas pedagógicas na liderança com criança.
5.2. Cuidado Integral da Criança
A importância da relação dialógica para a eficácia das interações dentro do ambiente do ministério infantil. Práticas de Inclusão. Currículo e Planejamento.
5.3. Gestão da Educação Infantil Eclesiástica
Fundamentos da Gestão Educacional aplicada ao contexto eclesiástico. Ferramentas disponíveis para a viabilização.
5.4. Metodologias e contextualização do ensino nas Faixas Etárias
Metodologia de pesquisa. Igreja e Educação. Processo de ensino-aprendizagem em cada faixa etária.
5.5. Tópicos Especiais em Ministério com Crianças 2
Musicalização Infantil. Música como ferramenta pedagógica.
5.6. Metodologias e contextualização na Evangelização e Discipulado de Criança
A importância do discipulado. O objetivo da Missão.
5.7. Tópicos Especiais I
Documentos legais da Educação. Tecnologia Digitais na Educação. Inovação no Ensino.
5.8. Tópicos Especiais II
Histórico sobre concepção de criança e infâncias. Principais tendências pedagógicas e seus percussores. A linguagem e a importância do outro. Pedagogia de Jesus: amorosidade e empatia.

6. CORPO DOCENTE

Idealmente, a titulação mínima seria o mestrado. Em casos de expertise específica na área, uma pós-graduação Lato Sensu.

7. AVALIAÇÃO

7.1. Quanto às disciplinas:

O processo avaliativo é de ordem qualitativa e quantitativa;
Ao final de cada disciplina a produção acadêmica do aluno receberá uma média (nota) na escala de 0 (zero) a 10 (dez)
A média mínima para aprovação da disciplina (módulo) é 7,0 (sete);
O processo avaliativo pode perpassar pelas seguintes atividades: Trabalhos escritos, individuais ou em grupo (reunião virtual); Seminários apresentados no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e Avaliação da participação e do interesse do cursista.

O curso oferecido será ministrado integralmente à distância, destarte a defesa do TCC também ocorrerá em ambiente virtual. O trabalho final de curso (TCC) se constituirá de um artigo científico que será entregue na Instituição até o vigésimo terceiro mês do curso. A defesa online será de acordo com a data descrita no calendário acadêmico. Depois do prazo mencionado caberá a coordenação, mediante análise de requerimento específico para tanto, julgar a extensão do prazo, mediante continuidade do pagamento das mensalidades. Caso o aluno não entregue o TCC, nem participe de sua defesa no prazo de três anos de curso, ele poderá receber um documento com os créditos das disciplinas cursadas, porém não receberá o certificado de conclusão da pós-graduação.

O TCC deverá obedecer às normas de formatação da ABNT, conforme divulgadas por meio do Manual e Normas de Trabalhos Acadêmicos da FABAT.

Cabe à coordenação do curso escolher os docentes da Instituição que avaliarão o TCC, bem como montarão a banca de defesa pública. O conceito atribuído ao TCC será: aprovado, aprovado com ressalvas ou reprovado. O TCC aprovado com ressalvas receberá um prazo adicional para proceder às correções necessárias e subsequente entregar na Instituição.

8. CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO CERTIFICADO

O aluno deverá cumprir uma frequência de no mínimo, 75% da carga horária total de cada disciplina e integralizar às 360 horas do Curso.

9. INVESTIMENTO TOTAL NO CURSO

O custo é de 18 parcelas de R$ 240,00. Descontos para grupos e condições especiais (consultar a secretaria do Seminário).

Haverá uma taxa de Certificação ao final do Curso. O valor da taxa de Certificação deverá ser verificado pelo aluno na tabela de prestação de serviços educacionais da Instituição.

10. INSCRIÇÕES E MATRÍCULA

Para você se inscrever e fazer sua matrícula para as novas turmas precisa apenas:

1) Para fazer sua inscrição (pré-matrícula) e reservar uma vaga, preencha e envie o formulário online.

2)