1. JUSTIFICATIVA

A Pós-Graduação Lato Sensu em MINISTÉRIO DA MATURIDADE 60+ tem como meta suprir a lacuna existente em qualificar educadores graduados que já atuam ou pretendem atuar no campo da educação cristã a partir da terceira idade. Tendo, o Brasil, a maioria de sua participação acima dos 60 anos, é urgente a capacitação de líderes para este abrangente campo de atuação, quer seja na família, na igreja, nos hospitais, em casas  e repouso, reabilitação, e na criação de estratégias em tempos de distanciamento social, uma vez que a terceira idade é considerada como um grupo de risco. Diante da grande demanda para o atendimento a estas pessoas, objetivamos contribuir com conteúdo bibliográfico, com pesquisa continuada e desenvolvimento de projetos para alcançar, de forma integral, os adultos com mais de sessenta anos. Em um tempo de longevidade e complexidade de nossa sociedade, nunca foi tão urgente à assistência ao idoso. É por isso que nos debruçamos na criação do curso de Pós-Graduação em Ministério da Maturidade 60+. Desejamos participar ativamente do processo de fortalecimento das igrejas e demais campos de atuação que envolvam o pastoreio e liderança, estimulando as pesquisas na área e o aumento de líderes preparados para os desafios da Educação Cristã.

O advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) fomenta práticas em Educação à Distância (EaD) como um dos caminhos para ambientes de aprendizagem, pois possibilita interações por meio de diversas interfaces. Essa modalidade de ensino auxilia na flexibilidade de tempo, quebra de barreiras espaciais e potencializa as atividades à distância com base na interação e na produção de conhecimento, tendo como objetivo uma formação participativa, cuja proposta é disseminar o ensino e ampliar as possibilidades de formação, onde o aluno é foco no processo de ensino-aprendizagem. Destarte esse curso será desenvolvido integralmente à distância, com ferramentas síncronas e assíncronas.

2. PÚBLICO-ALVO

Educadores cristãos, missionários, pastores, teólogos, pedagogos, ministros de música, licenciados nas várias áreas do conhecimento, profissionais da saúde, cuidadores e demais profissionais de nível superior interessados em conhecimentos relativos à gestão, coordenação e docência nos diversos campos de atuação do Ministério 60+.

3. PERÍODO E CARGA HORÁRIA

O curso será integralmente à distância, utilizando ferramentas eletrônicas disponíveis para as atividades didático-pedagógicas.

O curso terá a duração de três semestres, com 8 disciplinas de 45 horas-aula cada. O terceiro semestre será dedicado à produção do TCC/Monografia.

• 10 horas/aula sincrônicas de vídeo conferência (2 encontros quinzenais) – Microsoft Teams;
• 10 horas/aula assíncronas de vídeos gravados (Moddle);
• 10 horas/aula de leituras (Moddle);
• 15 horas/aula de atividades avaliativas (Moddle).

O início do curso está condicionado ao mínimo de 20 alunos matriculados.

4. MATRIZ CURRICULAR

O Curso está estruturado em 08 disciplinas de 45h, mais o Trabalho de Conclusão do
Curso.

DISCIPLINA DOCENTE
Tópicos especiais em Ministério da Maturidade 60+ I Prof. Ms Mônica Coropos
Educação Integral do Idoso Prof. Ms Mônica Coropos
Gestão de Ministério Prof. Ms Berenice Antunes
Metodologias e contextualização do ensino nas Faixas Etárias Prof. Ms Nadir Ferreira Quadra
Tópicos Especiais em Ministério da Maturidade 60+ II Prof. Ms Berenice Antunes
Metodologias e contextualização na Evangelização e Discipulado de Idosos Prof. Ms Nadir Ferreira Quadra
Tópicos Especiais I Prof. Ms Lhays Marinho
Tópicos Especiais II Prof. Ms Andréa Dutra
TCC (Artigo Científico) – Trabalho de Conclusão Prof. Ms Mônica Coropos

 

5. DESCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS

5.1. Tópicos especiais em Ministério da Maturidade 60+ I
Abordagens práticas sobre o perfil do senescente e prática coral.
5.2. Educação Integral do Idoso
A importância da relação dialógica para a eficácia das interações dentro do ambiente do ministério infantil. Práticas de Inclusão. Currículo e Planejamento.
5.3. Gestão de Ministério
Fundamentos da Gestão Educacional aplicada ao contexto eclesiástico. Ferramentas disponíveis para a viabilização.
5.4. Metodologias e Contextualização do ensino nas faixas etárias
Metodologia de pesquisa. Igreja e Educação.
5.5. Tópicos especiais em Ministério da Maturidade 60+ II
O entendimento do sujeito idoso nas Escrituras. Pedagogia do Envelhecer
5.6. Metodologias e Contextualização na Evangelização e Discipulado de Idosos
A importância do discipulado. O objetivo da Missão.
5.7. Tópicos Especiais I
Construção do Currículo e o planejamento e plano de aula para a faixa etária 60+. Atividades Intergeracionais.
5.8. Tópicos Especiais II
O protagonismo da terceira no âmbito eclesiástico. Projetos de vida. Bases e Tendências Pedagógicas: conhecer para ensinar.

6. CORPO DOCENTE

Idealmente, a titulação mínima seria o mestrado. Em casos de expertise específica na área, uma pós-graduação Lato Sensu.

7. AVALIAÇÃO

7.1. Quanto às disciplinas:

• O processo avaliativo é de ordem qualitativa e quantitativa;
• Ao final de cada módulo a produção acadêmica do aluno receberá uma média (nota) na escala de (zero) a 10 (dez);
• A média mínima para aprovação da disciplina (módulo) é 7,0;
• O processo avaliativo pode perpassar pelas seguintes atividades: Trabalhos escritos, individuais ou em grupo; Seminários apresentados e Avaliação da participação e interesse
do aluno;

O curso oferecido será ministrado integralmente à distância, destarte a defesa do TCC também ocorrerá em ambiente virtual. O trabalho final de curso (TCC) se constituirá de um artigo científico que será entregue na Instituição até o vigésimo terceiro mês do curso. A defesa online será de acordo com a data descrita no calendário acadêmico. Depois do prazo mencionado caberá à coordenação, mediante análise de requerimento específico para tanto, julgar a extensão do prazo, mediante continuidade do pagamento das mensalidades. Caso o aluno não entregue o TCC nem participe das disciplinas elencadas na Matriz Curricular, não receberá o certificado de conclusão da pós-graduação.

O TCC deverá obedecer às normas de formatação da ABNT, conforme divulgadas por meio do Manual e Normas de Trabalhos Acadêmicos da FABAT.

Cabe a coordenação do curso escolher os docentes da Instituição que avaliarão o TCC, bem como a organização da banca de defesa online. O conceito atribuído ao TCC será: aprovado, aprovado com ressalvas; ou reprovado. O TCC aprovado com restrições receberá da banca um prazo adicional para proceder às correções necessárias e  subsequente entrega na Instituição.

8. CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO CERTIFICADO

O aluno deverá cumprir uma frequência de, no mínimo, 75% da carga horária total de cada disciplina e integralizar às 360 horas do Curso.

9. INVESTIMENTO TOTAL NO CURSO

18 parcelas mensais e sucessivas de R$240,00. Será concedido 5% de desconto para pagamentos até a data do vencimento, a partir da segunda mensalidade, assim também como um desconto especial para pastores, professores e militares.

Haverá uma taxa de Certificação ao final do Curso. O valor da taxa de Certificação deverá ser verificado pelo aluno na tabela de prestação de serviços educacionais da Instituição.

10. INSCRIÇÕES E MATRÍCULA

Documentação:

• Histórico escolar da graduação
• Diploma de Graduação
• Certidão de casamento ou nascimento
• CPF
• Cédula de Identidade
• Título de Eleitor
• Certificado de Reservista (quando for o caso) – maiores de 45 anos não têm obrigatoriedade da entrega.
• Comprovante de residência.
• Uma foto 3×4 (recente).