Anterior

Curso de música da FABAT

Em nossas viagens oferecemos

OFICINAS

Canto Coral

Serão trabalhadas nesta oficina algumas dinâmicas de ensaio de um coro, na perspectiva do corista e não do regente. O trabalho será direcionado para quem tem vivência coral desde criança, que possui alguma experiência com a partitura musical, mas não exerce o canto coral profissionalmente.

Prática de Banda

Ministro de Música Gabriel Bom. Esta oficina oferecerá orientações e dicas sobre como melhorar a colaboração, sincronização e performance em grupo. Abordará também temas como comunicação, ensaio eficaz e desenvolvimento conjunto de habilidades musicais.

Regência Coral

Ministra de Música Gisele Soares de Oliveira Cordeiro. Nesta oficina de regência coral serão trabalhados o posicionamento ideal do regente, a posição dos braços e mãos, os padrões de regência, as entradas, os compassos alternados, a fermata, os cortes e o uso da mão inversa.

Musicalização Infantil

Ministra de Música e Professora Priscila de Oliveira Silva. Serão trabalhados os seguintes temas: aspectos psicológicos das diversas faixas etárias das crianças; aspectos musicais, como o ritmo, a melodia, a harmonia; os instrumentos musicais; o canto e o coral infantil; e, a musicalidade do professor.

Tecnica Vocal

Ministra de Música e professora Valéria Carvalho de Aquino Machado. As seguintes questões serão analisadas nessa oficina: O que é backing? Qual a função do backing? Quem deve participar do backing? O que backing não é? Qual a competência/habilidade do backing vocal? Como se divide um backing vocal?

Música Para Terceira Idade

Ministra de Música e fonoaudióloga Berenice Antunes da Silva. A música é capaz de ativar diversas regiões do cérebro humano de maneira simultânea e integrada. Nessa oficina serão realizadas atividades musicais dirigidas que proporcionarão uma estimulação sensorial, cognitiva e motora objetivando induzir a plasticidade existente no sistema nervoso do idoso para se obter respostas fisiológicas, emocionais, integração social e melhora da memória.

CORO NA BAGAGEM

Projeto cultural do curso de música da FABAT

PARA MAIS INFORMAÇÕES

Preencha o formulário e entraremos em contato com você

Algumas das nossas produções

NOSSAS GRAVAÇÕES

Nome da Música

Músicas

O QUE CANTAMOS?

1. Aclamação – Aleluia! Dai Louvor (Robert Ray)
2. Creio em Deus (Nabor Nunes)
3. Cristo, faze minha fé crescer! (Marianne Kim)
4. De eternidade a eternidade (Mark Hayes)
5. Deus é amor (Ralph Manuel)
6. E ao nome de Cristo (Cindy Berry)
7. Eis-me aqui, Senhor (Shirli L. Hughes)
8. Enquanto aqui viver (Sion Alford)
9. Foi na cruz (Desconhecido, arr. de Pepper Choplin)
10. Gloria in excelsis (Allen Pote)
11. Jubilate Deo (Jay Althouse)
12. Kyrie Eleison (Dana Mengel)
13. Louve a Deus! E cante um aleluia! (Heather Sorenson)
14. Nada a temer (Stella Junia)
15. O Senhor te abençoe (John Rutter)
16. Ó, Pai, dá-nos teu perdão! (Lee Dengler)
17. Salmodiando (Albete Correia)
18. Sê exaltado (Brent Chambers)
19. Silêncio (David Evans)
20. Vou louvar a Deus (Matt Redman)

Depoimento

Wesley Figueiredo

Iniciei a minha participação o Projeto Coro na Bagagem no ano de 2019, realizado na Segunda Igreja Batista de Arraial do Cabo (RJ). Fiquei impressionado com o amor à música coral dos componentes do Projeto e a vontade de todos em incentivar a música na Igreja local. Outra coisa que me impressionou foi o repertório coral apresentado durante as participações nos diversos eventos – cultos no templo, culto ao ar-livre, encontro musical com o coro da cidade –, músicas centradas em Cristo. Tive a oportunidade de executar o meu instrumento, o trompete, em algumas músicas do repertório, mas a que me traz muita recordação foi a brilhante apresentação da música Castelo forte, que participei com o meu trompete e até hoje vivo com essa melodia e arranjo em minha mente. A minha participação no Projeto Coro na Bagagem trouxe crescimento pessoal, ministerial e na área do relacionamento interpessoal, pois convivi aqueles memoráveis dias com ministros de músicas ex-alunos do Curso de Música do Seminário do Sul, com os quais pude trocar valiosas experiências. Digo com toda certeza, sou um privilegiado por participar desse projeto, que existe a mais de dezoito anos.

Prof. Westh Ney

Ministra de música com formação em Bacharel em Música Sacra com especialização em Regência Coral pelo Seminário do Sul (STBSB), Licenciatura em Educação artística (UFRJ) e em História (UGF) e Pós-graduação em Artes (FIJ).

Prof. Rivelino Aquino

Formado em Música e Teologia, é Especialista em Ensino de Música. Atua como cantor lírico no RJ. Regente do CB desde a formação do coro em 2005. Atua hoje voluntariamente no Projeto.

Prof. Theogenes Figueiredo

Coordenador do Projeto Coro na Bagagem desde a sua criação no ano de 2005. É doutor em ciências da religião pela UFJF-MG e mestre em música pela UNIRIO-RJ

Coro na Bagagem

PARTICIPANTES 2023

Alex Sandro

Fabiano Lima

Ana Claudia

Beatriz da Silva

Berenice Antunes

Clebel Barbosa

Fabiano Rocha

Gabriel Borges

Gustavo Germano

Gisele Cordeiro

Rosângela Furtado

Joyce Machado

Laura Barreto

Martha Sciêncio

Priscila Silva

Raphaella Saraiva

Renan Hart

Rafael Saraiva 

Tiago Pena

Valéria Aquino

Itamar

Tatiane

Nos somos

O SEMINÁRIO DO SUL | FABATRJ

Desde 1963 a Faculdade Batista do Rio de Janeiro (Seminário do Sul) vem capacitando e formando líderes para o ministério de música e adoração. Recebemos alunos de todo Brasil e do exterior em nosso curso. Nossos professores são doutores, mestres, especialistas e profissionais com experiência e muita competência.

ON-LINE

Oferecemos disciplinas com aulas ministradas por videoconferência e gravadas.

PRESENCIAL

Oferecemos disciplinas com aulas prensencias em nossa sede na Tijuca/RJ

INVESTIMENTO

Oferecemos cursos a partir R$ 350

PREENCHA O FORMULÁRIO

Entraremos em contato com você

+2000

FORMADOS

+15

PROFESSORES

+12

POLOS

115

ANOS

Porque esdudar no Seminário do Sul

A relevância da formação que oferecemos

Antes de iniciarmos qualquer exposição a respeito do curso oferecido, precisamos deixar claro que um gestor capacitado liderando o ministério de música e adoração de uma igreja faz toda diferença. É imprescindível dizer que na atualidade alguém que seja capaz de tocar, cantar, discipular, conduzir com excelência uma celebração e , além disso, dominar as ferramentas tecnológicas a serviço das celebrações e da gestão de pessoas é alguém necessário para o aperfeiçoamento da obra.