O Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB) está intimamente ligado à história da Convenção Batista Brasileira. A instituição para formação de líderes começou a ser idealizada já na primeira assembleia da CBB, em 1907, quando foi eleito um grupo de trabalho composto pelos missionários norte-americanos: J. W. Shepard, Deter, Bagby, Hamilton, Maddox, Taylor e Cannada, para abrir um colégio e um seminário no Rio de Janeiro.
Inicialmente, o Seminário foi pensado para ser um Departamento de Teologia do Colégio, visto que este poderia ajudar na sua manutenção. Então, em 15 de março de 1908, abriu suas portas com 36 alunos. No período de implantação se formaram 39 alunos e se deu a aquisição das propriedades onde até hoje funcionam, tanto o colégio quanto o seminário.
Finalmente, no ano de 1936, houve a separação das instituições. Assim, cada um passou a ter uma administração própria. Por quase cem anos, o Seminário do Sul funcionou oferecendo cursos livres nas áreas de Teologia e Música Sacra, com estrutura de curso superior, incluindo cursos de mestrado e doutorado. A partir de 1994, iniciaram-se os trâmites para atender às exigências legais do reconhecimento dos seus cursos de Teologia, Música e Pedagogia, encerrando então os cursos livres existentes na Instituição, seja em nível de graduação ou pós-graduação.
É então em 1994 que nasce a Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT), após atender às exigências legais para reconhecimento dos seus cursos de Teologia, Música e Pedagogia. Naquele momento foi criada a Faculdade de Ciências da Educação (FACE), para ministrar o curso de Pedagogia.
Posteriormente, em 2002, iniciaram os procedimentos para autorizar todos os seus cursos, alterando seu nome para Faculdade Batista do Rio de Janeiro. Estas alterações foram realizadas e aprovadas nas instâncias internas e pela mantenedora ainda em 2002. A última aprovação aconteceu na Convenção Batista Brasileira, em março de 2003. Com isso, surgia então a instituição legal do Seminário do Sul para oferecer seus cursos regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC).
A Casa dos Profetas, como é carinhosamente conhecida por alunos e professores, presta serviços a todos os brasileiros. Muitos se deslocam de suas cidades e estados para realizar sua formação nesta Instituição tradicionalmente reconhecida por formar líderes para o ministério.