A Expressão e Descoberta da Voz no Teatro
A EXPRESSÃO E DESCOBERTA DA VOZ NO TEATRO
A voz é uma ferramenta poderosa para artistas e educadores, pois é essencial para a comunicação e expressão em cena, pois é um instrumento versátil no mundo do teatro que pode transmitir emoções, contar histórias e dar vida a personagens de maneira distinta e impactante, e deste modo, os profissionais que preparam e orientam esses artistas e alunos deve objetivar o trabalho da voz dos estudantes para uma projeção, como todo combo de conhecimento e prática própria a expressar-se plenamente, incentivando-os a explorar a relação entre corpo, voz e emoção, aprofundando a construção de personagens e criando cenas memoráveis por meio de um método prático e reflexivo. Inserido neste mundo de voz e teatro, não se encontra somente a fala, mas também o canto e neste caso o Teatro Musical, que requer um preparo de igual modo, ou até mais aprimorado, indo além da constituição física, movimentos e emoções, do desafio de criação de personagens e experimentações vocais, mergulhando no imaginário e exploram as possibilidades expressivas de sua própria voz.
Nesta gama de ferramentas de transmissão e conexão de palavras faladas ou cantadas, a preparação vocal com textos, música, técnicas apropriadas somadas a interpretação e expressão completam a emoção necessária para um bom desempenho. Uma dessas ferramentas que está sendo muito utilizada nos teatros musicais é o estilo Belting que teve seu início nos EUA e nos últimos 20 anos sua pedagogia vocal desenvolveu satisfatoriamente, impulsionando uma melhoria no conhecimento e na formação. O Belting é especialmente importante no teatro musical, onde a clareza da articulação é essencial. Esta técnica é uma maneira de cantar com uma mistura de voz predominantemente do registro de peito, com destaque para a extensão caminhando para o agudo, evitando a voz de cabeça, caracterizado por uma voz extremamente potente, rica em intensidade e volume, embora se assemelhe estreitamente a um “grito”, com a técnica correta, não traz nenhum malefício ou perda vocal. Por isso, é de suma importância a prática diária do aluno como do professor de canto ao lidar com situações diversas tanto para o Belting como outro estilo e adaptações a serem usados no Teatro Musical, pois a demanda por este artista tem crescido, exigindo dos profissionais um amplo conhecimento e habilidades diversas.
Por fim, é um campo enriquecedor e de excelente oportunidade de melhorar as habilidades vocais, de descoberta e crescimento vocal no mundo do teatro, desenvolvendo ainda mais esta ferramenta de interpretação, a voz.
Fonte e Referências
SILVA, Anita Cione Tavares Ferreira da. Técnicas Vocais. UFBA, Escola de Teatro. Salvador, 2022.
SILVA, Luciano S. A técnica belting usada no teatro musical norte-americano e a pedagogia vocal no Brasil. UNILA. Revista do Laboratório de Dramaturgia – LADI – UnB – V. 2 e 3, Ano 1. Brasilia, 2016.