As Práticas Pedagógicas de Professores de Educação Infantil no Município de Santa Inês
SER PROFESSOR – EDUCADORES , EM TEMPO DE MUDANÇAS
O professor desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das
sociedades em todos os âmbitos, sendo o alicerce para formação acadêmica e
social. Poucos profissionais têm a possibilidade de ser escutados, de ser
modelos e referência – positiva, indiferente, negativa- durante cinco dias na
semana, durante nove meses por ano – às vezes até mais -, para crianças,
adolescentes e adultos que estão se desenvolvendo e se formando se
adaptando em tempo de mudanças.
O mundo precisa de educadores por meio dos quais as pessoas possam
desenvolver e compartilhar saberes, afeto e a esperança pela vida e pelo ser
humano. Atuando com criatividade, com pensamento crítico, com uma cultura
de saberes que se relacionam e são necessários dentro de uma sociedade.
A dissertação de mestrado de Maria Lourdene Paula Costa, apresentada ao
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do
Maranhão, sob a orientação da Profª Drª Maria Alice Melo, trouxe contribuições
significativas para a compreensão das práticas pedagógicas dos professores.
O estudo, realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, teve como foco uma
escola Municipal de Educação Infantil Fiona, destacando a importância da
reflexão e do repensar constante por parte dos educadores. Levando-nos a
uma compreensão de: Quem são estes profissionais? Professores.
‘’(…) É uma profissão de risco vital e pessoal quando assumida em sentido
mais profundo.. Nem um só aspecto de nossa personalidade, de nossa vida,
fica a margem ou é omitido quando entramos na sala de aula e convivemos em
profundidade com o pensamento e os sentimentos de nossos alunos.(…)’’
Palavras proferidas pela professora Lourdes Bazarra.
É notório que a forma do professor mostrar o mundo, de como se relaciona com
ele, a maneira como leciona e estabelece interação com seus alunos, são
reflexos de como são, como vivem e como pensam a critério da relação dos
conteúdos com a vida. Aprendizagem e ensinagem significativa.
Por isso, diante da exigência que o trabalho do ser professor implica numa das
contradições mais lamentáveis que Juan Carlos Tedesco descreve com a
realidade.
“(…) Uma porcentagem significativa de professores tem uma auto estima muito
baixa, devido às suas condições materiais de vida, a maneira em que foram
tratados no aspecto salarial e devido às condições de trabalho. É muito difícil
que uma pessoa de baixa autoestima possa transmitir entusiasmo e paixão
pelo ato de ensinar, paixão pelo conhecimento e por valores culturais de
tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos. (…)
Não podemos continuar esperando que as condições sociais e culturais
estejam favoráveis ao professor. A educação de qualidade sempre será
incomoda, sempre produzirá desassossego. Sempre custará dedicação com
suor e às vezes desestímulos. Porque é a que obriga a sociedade a questionar
a si mesma, a se pôr em diálogo com suas contradições e conflitos. Mas é
também a única que poderá fazer alguma coisa. A educação é capaz de
perpetuar e transformar uma sociedade, só a educação é capaz de realizar
estes fenômenos.
Neste tempo de mudanças, mais do que nunca é necessário construir modificar
a relação do professor em transmitir suas aulas, as quais o conhecimento e a
cultura ético-estético-científica sejam apropriados pelos alunos como
identidades. Isto é, que tenha sentido e que sejam gratos por uma parte de
nossa ação na educação formal ou mesmo informal.. Transformar em prazer e
aventura o tempo passado nas escolas é um grande e impetuoso desafio.
Tornando de grande importância a relevância de aprofundar as discussões
sobre as práticas pedagógicas dos professores no contexto específico de cada
realidade escolar.
Diante desse cenário, é fundamental que as instituições de ensino, os gestores
educacionais e os próprios professores estejam engajados em promover uma
educação de qualidade, pautada em práticas pedagógicas inovadoras e
eficazes. A valorização do trabalho docente, aliada à formação continuada e ao
apoio institucional, são elementos-chave para o fortalecimento do professor.
Referências Bibliográficas:
Costa, M. L. P. (2013). As práticas pedagógicas de professores de educação…
Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Maranhão.
UGARTE, Olga Casanova- Ser professor e dirigir professores em tempos de
mudanças- Paulinas- 2010