Anterior

ON-LINE

PÓS EM HISTÓRIA DO CRISTIANISMO E DO PENSAMENTO CRISTÃO

PREENCHA O FORMULÁRIO

PREENCHA O FORMULÁRIO

Em nosso curso

VOCÊ APRENDE

Nossa Pós-Graduação trabalha a História do Cristianismo, em seus principais eventos, personagens, desenvolvimentos e transformações históricas. Para tanto, ela atinge o conhecimento em todas as áreas:
História do Cristianismo antigo, medieval, moderno, contemporâneo e brasileiro

História do Cristianismo

Além de ser um curso de História do Cristianismo, ou seja, dos eventos, personagens e transformações históricas, ele também é de Pensamento Cristão. Logo, trabalhamos o desenvolvimento da doutrina e dogmática cristã nas diversas épocas.

História da Igreja no Brasil

O segundo diferencial é que temos um módulo específico para trabalhar a História da Igreja no Brasil, desde o Descobrimento até os dias atuais. Desse modo, somos a mais completa Pós-Graduação da área em nosso país.

Disciplinas

MATRIZ DO CURSO

Temporalidade: Séc. I a VI

Locais: Ásia, África e Europa.

Tema: a linha se propõe a discutir a História do Cristianismo ou do Pensamento Cristão se voltando para analisar culturalmente o desenvolvimento, institucionalização, rompimentos e divisões do Cristianismo na Antiguidade. Cabe aqui a formação das instituições eclesiásticas, a análise da patrística e patrologia, a imperialização do Cristianismo, as transformações advindas da imperialização, seus debates teológicos nos concílios e nos movimentos de ruptura.

Temporalidade: Séc. VI a XV

Local: Europa.

Tema: a linha se propõe a discutir a História do Cristianismo ou do Pensamento Cristão se voltando para analisar culturalmente o desenvolvimento, institucionalização, rompimentos e divisões do Cristianismo na Idade Média. Cabe aqui a formação e desenvolvimento do catolicismo romano, dos movimentos monásticos, do pensamento carismático, bem como dos rompimentos de movimentos reformistas, seja na cultura ou ecelsiasticamente.

Temporalidade: Séc. XVI a XVIII
Local: Europa.
Tema: a linha se propõe a discutir a História do Cristianismo ou do Pensamento Cristão se voltando para analisar culturalmente o desenvolvimento, institucionalização, rompimentos e divisões do Cristianismo na Idade Moderna. Cabe aqui a análise da formação dos movimentos da Reforma Protestante, seu pensamento, impactos institucionais e culturais na Europa. Também os impactos no mundo católico-romano, a Contrarreforma e demais mudanças. Em disciplina específica, analisamos a História e trajetória dos Batistas.

Temporalidade: Séc. XVIII – XX
Locais: Europa, Estados Unidos e América Latina.
Tema: a linha se propõe a discutir a História do Cristianismo ou do Pensamento Cristão se voltando para analisar culturalmente o desenvolvimento, institucionalização, rompimentos e divisões do Cristianismo na Idade Contemporânea. Cabe aqui a análise da formação da teologia europeia em diálogo com a Academia e Filosofia, os movimentos de “avivamento e reavivamento” na Europa e nos EUA, a formação do Fundamentalismo, Dispensacionalismo e Pentecostalismo. Também aborda historicamente a teologia moderna do Liberalismo, a neo-ortodoxia e as mudanças dentro da ICAR nos dois concílios do Vaticano.

Temporalidade: Séc. XVI-XX
Local: Brasil
Tema: a linha se propõe a discutir a História do Cristianismo ou do Pensamento Cristão se voltando para analisar culturalmente o desenvolvimento, institucionalização, rompimentos e divisões do Cristianismo no Brasil. Cabe aqui a análise do estabelecimento dos protestantismos no Brasil, do movimento evangélico, dos pentecostalismos. Também aborda a maneira como as igrejas de matriz protestante se desenvolveram nos diferentes contextos do Império, I e II República e Redemocratização.

NOSSO CURSO

O curso acontece de maneira 100% On-line. A cada semana, o aluno tem aulas em vídeos, textos e exercícios totalizando uma carga-horária de 6h/a podendo estudar no tempo que for mais adequado para o mesmo. Caso o aluno tenha dúvidas, um tutor especialista fica disponível semanalmente para tirar as dúvidas na plataforma. A pós-graduação também oferece aulas síncronas ao-vivo, para complementar os estudos e tirar dúvidas. Aqui abordamos toda a História do Cristianismo ao longo dos séculos: • Na Idade Antiga • Na Idade Média • Na Idade Moderna • Na Idade Contemporânea Também somos um curso de História da Teologia e trabalhamos: • O surgimento dos Dogmas • O desenvolvimento da doutrina e teologia de diferentes ritos e tradições cristãs • As heresias e seu combate. Além disso, temos cursos especiais para entender a formação e desenvolvimento do Cristianismo no Brasil. Para os que ainda não conhecem, temos cursos especiais sobre os Cristianismos Orientais, sua origem, expansão e teologia.

PREENCHA O FORMULÁRIO

Entraremos em contato com você

Nos somos

A FACULDADE BATISTA DO RIO DE JANEIRO

A Faculdade Batista do Rio de Janeiro | Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil é uma instituição com mais de 115 anos de existência. Com foco em formar da melhor maneira possível líderes para o exercício do ministério cristão, temos nos destacado e oferecido cada vez mais ferramentas para que esse objetivo seja alcançado. Seja nos cursos de graduação, pós-graduação ou cursos livres, as igrejas e os vocacionados que optam por nossa instituição como formação acadêmica para o exercício da vocação, recebem toda a infraestrutura necessária, tanto no presencial quanto no on-line, para que possam desempenhar sua formação com excelência.

Nossos

Professores

Coordenado pelo prof. Mestre Lucas Gesta, nosso corpo docente é composto de doutores e mestres em História, Ciências da Religião e Teologia. Profissionais com atuação e produção nas áreas em que ministram.

– Prof. Mestre Lucas Gesta – Coordenador (Mestre em História Social – UNIRIO)

– Prof. Dr. Acyr de Gerone Jr. (Doutor em Teologia – PUC-RJ e Mestre em Educação – UFPA)

– Prof. Dr. Alexander Stahlhoefer (Doutor em Teologia – Friedrich-Alexander-Universitat, Alemanha)

– Prof.ª Mestra Débora de Souza (Mestre em História Política – UERJ)

– Prof. Mestre Idauro Campos (Mestre em História Social – UNIVERSO)

– Prof.ª Dra° Jaquelini de Souza (Doutora em Teologia – EST-RS e Mestre em Ciências da Religião – Mackenzie-SP)

– Prof. Dr. Misael de Amaral (Doutor em História Política – UERJ e Mestre em História – FGV)

– Prof. Mestre Rodrigo Figueiredo (Mestre em Teologia – PUC-RJ)

– Prof. Mestre Tiago Kieffer (Doutorando em Teologia – EST e Mestre em História – UNISINOS)

– Prof. Doutor Valtair Miranda (Doutor em História Comparada – UFRJ e Doutor em Ciências das Religiões – UMESP)

– Prof. Dr. Vinícius Couto (Doutor em Ciências da Religião – UMESP e Mestre em Teologia – FABAPAR)

– Prof. Doutor Victor Breno (Doutor em Ciências das Religiões – UFPB e Mestre em Ciências da Religião – PUC-MG)

– Prof. Mestre Vitor Hugo (Doutorando em História Política – UERJ e Mestre em História Social – PUC-RJ)

_ Prof. Mestre Willibaldo Ruppenthal (Doutorando em História – UFPR e Mestre em História – UFPR)

 

História da Igreja e do Pensamento Cristão na Antiguidade – Eixo 1 (72h/a)

 

Ementa da disciplina:

A disciplina se propõe a estudar a História da Igreja e do Pensamento Cristão nos cinco primeiros séculos (I a V) de existência e expansão do Cristianismo. Das origens do movimento de Jesus até a queda do Império Romano no Ocidente abarca-se as principais discussões teológicas, filosóficas, bem como os confrontos com outras ideologias religiosas e políticas que o Cristianismo travou durante tal período. Juntamente com a formação da Igreja no século I, passando pela Patrística, a formação dos grandes dogmas e dos Concílios Ecumênicos, estuda-se os fatores políticos, econômicos, culturais e sociais que determinaram as ações dos principais personagens cristãos, bem como do movimento cristão como um todo, no Ocidente e Oriente.

 

 

História da Igreja e do Pensamento Cristão na Medievalidade – Eixo 2 (72h/a)

 

Ementa da disciplina:

A disciplina se propõe a estudar a História da Igreja e do Pensamento Cristão na Idade Média, época e movimento que o cristianismo protestante se preocupou mais em identificar seus problemas teológicos do que compreender seu desenvolvimento histórico, social e cultural. A partir das invasões bárbaras e a desintegração do Império romano, abordaremos o monasticismo ocidental, o surgimento do papado no Ocidente e a formação da Igreja Católica Apostólica Romana. Daí, seguiremos ao desenvolvimento da Igreja no mundo da Alta e Baixa Idade Média, dos aspectos políticos, sociais e econômicos da era medieval, a reforma monástica, as cruzadas, as ordens mendicantes e atividade teológica da Escolástica. Por fim, estudaremos o Renascimento, declínio do papado e Humanismo, até os pré-reformadores.

 

 

História da Igreja e do Pensamento Cristão na Modernidade – Eixo 3 (72h/a)

 

Ementa da disciplina:

A disciplina se propõe a estudar a História da Igreja e do Pensamento Cristão na Modernidade, período de formação dos protestantismos, de suas divisões, bem como da constituição de novas formas de se crer e pensar a teologia e o cristianismo.  A partir do mundo em que surgiu a Reforma, falaremos dos aspectos litúrgicos, dogmáticos e doutrinários da Igreja de Lutero e a Reforma na Alemanha, de Zuínglio e a Reforma nos cantões suíços, dos anabatistas e a reforma radical, de Calvino e a Reforma em Genebra, bem como da formação da Igreja Inglesa. A disciplina destacará também os movimentos pós-Reforma que deram origem ao cisma arminiano e a revolução puritana na Inglaterra. Um destaque especial será dado à História dos Batistas.

 

 

 

 

 

 

História da Igreja e do Pensamento Cristão na Contemporaneidade – Eixo 4 (72h/a)

 

Ementa da disciplina:

A disciplina se propõe a estudar a História da Igreja e do Pensamento Cristão na Contemporaneidade, do século XVIII ao XX.  Nela abordaremos o desenvolvimento do movimento evangélico, desde o distanciamento do Paradigma Racionalista, a reação espiritualista e a formação dos movimentos de avivamento espiritual a partir do Pietismo e Metodismo. Observaremos a teologia da universidade nos séculos XVIII e XIX e o desenvolvimento dos liberalismos teológicos, bem como sua reação nos E.U.A. com o Fundamentalismo e Dispensacionalismo. Falaremos sobre os grandes avivamentos do período e a era de missões estrangeiras e o advento e impacto do Pentecostalismo no mundo cristão. A Igreja e a Teologia do século XX receberão destaque, a partir das Teologias Contemporâneas e suas diversificações.

 

 

 

História da Igreja e do Pensamento Cristão no Brasil – Eixo 5 (72h/a)

Ementa da disciplina:

A disciplina se propõe a estudar a História da Igreja e do Pensamento Cristão no Brasil, desde a colonização no século XVI até o século XX.  Começaremos a partir da evangelização católica no período colonial, bem como as experiências protestantes nas invasões francesas e holandesas. Abordaremos o cristianismo no Brasil Império, a chegada do protestantismo de missão e imigração e a formação do evangelicalismo e denominacionalismo brasileiro. No Brasil contemporâneo, falaremos sobre a Igreja no período Republicano, no Regime Militar até o fim do século XX, destacando o surgimento e afirmação do neopentecostalismos e dos movimentos sectários mais diversos.

 

 

DISCIPLINAS

 

Eixo

DISCIPLINA

Aulas

PROFESSOR

1

Introdução aos estudos de História do Cristianismo e História do Pensamento Cristão.

1

Me. Lucas Gesta

1

Panorama da História do Cristianismo e do Pensamento Cristão na Antiguidade: século I.

1

Me. Lucas Gesta

1

Tópicos Especiais em Estudos na Antiguidade Cristã I: A formação da Catolicidade no século II.

2

Me. Lucas Gesta

 

1

Tópicos Especiais em Estudos na Antiguidade Cristã II: Patrística nos séculos II e III.

2

Me. Lucas Gesta

 

1

Tópicos Especiais em Estudos na Antiguidade Cristã III: A Virada Constantiniana.

1

Ma. Débora de Souza

 

1

Tópicos Especiais em Estudos na Antiguidade Cristã IV: As Grandes Escolas de Teologia na Antiguidade (século IV).

1

Ma. Débora de Souza

 

1

Tópicos Especiais em Estudos na Antiguidade Cristã V: Os cinco primeiros Concílios Ecumênicos.

2

Ma. Débora de Souza

 

1

Panorama da História do Cristianismo Pensamento Cristão na Antiguidade III: Patrística no século IV e V.

2

Me. Lucas Gesta

 

2

História do Cristianismo e História do Pensamento Cristão na Idade Média: a formação da Medievalidade (séc. V-X).

2

Me. Lucas Gesta

 

2

Tópicos Especiais em Estudos na Idade Média Cristã I: A Institucionalização do Catolicismo Romano.

2

Me. Vitor Hugo

 

2

Tópicos Especiais em Estudos na Idade Média Cristã II: Escolástica e seus pensadores.

2

Me. Vitor Hugo

 

2

Tópicos Especiais em Estudos na Idade Média Cristã III: Alta Idade Média – Das Cruzadas aos Movimentos de Reforma Espiritual.

2

Me. Vitor Hugo

 

2

Tópicos Especiais em Estudos na Idade Média Cristã III: Baixa Idade Média e desintegração do Feudalismo.

2

Me.Rodrigo Figueiredo

 

2

Tópicos Especiais em Estudos na Idade Média Cristã IV: Renascimento e Humanismo.

1

Me.Rodrigo Figueiredo

2

Tópicos Especiais em Estudos na Idade Média Cristã IV: Os Pré-Reformadores.

1

Me.Rodrigo Figueiredo

3

Panorama da História do Cristianismo e História do Pensamento Cristão na Modernidade.

1

Me. Lucas Gesta

 

3

Tópicos Especiais em Estudos na Idade Moderna Cristã I: A Reforma Luterana – História e Pensamento.

1

Dra. Jaquelini Souza

 

3

Tópicos Especiais em Estudos na Idade Moderna Cristã II: A Reforma Zuingliana e Anabatista – História e Pensamento.

2

Me. Lucas Gesta

 

3

Tópicos Especiais em Estudos na Idade Moderna Cristã III: A Reforma Calvinista – História e Pensamento.

1

Me. Idauro Campos

 

3

Tópicos Especiais em Estudos na Idade Moderna Cristã IV: Da Reforma Anglicana à Revolução Puritana.

2

Me. Idauro Campos

 

3

História da Interpretação Bíblica na Modernidade I: O calvinismo no século XVII – Da controvérsia arminiana a Westminster.

2

Me. Vinícius Couto

 

3

História da Interpretação Bíblica na Modernidade II: Movimentos Espiritualistas, Pietismo e Wesleyanismo.

2

Me. Vinícius Couto

 

3

Tópicos Especiais em Estudos na Idade Moderna Cristã V: História dos Batistas.

2

Me. Vitor Hugo

 

4

Panorama da História do Cristianismo e da História do Pensamento Cristão na Contemporaneidade.

1

Me. Lucas Gesta

 

4

Tópicos Especiais em Estudos na Idade Contemporânea Cristã I: A era das Missões Estrangeiras e Grandes Avivamentos.

1

Me. Wilibaldo Rupenthal

 

4

Tópicos Especiais em Estudos na Idade Contemporânea Cristã II: A Teologia Europeia no século XIX – os “liberalismos” teológicos.

2

Dr. Alexander Stahlhoefer

 

4

Tópicos Especiais em Estudos na Idade Contemporânea Cristã III: O Pensamento Cristão em reação ao Liberalismo – Do Fundamentalismo ao Dispensacionalismo.

2

Dr. Alexander Stahlhoefer

 

4

O Cristianismo no Século XX: A formação do Pentecostalismo.

1

Dr. Victor Breno

 

4

O Cristianismo no Século XX: Do Vaticano I à Neo-ortodoxia.

3

Dr. Alexander Stahlhoefer

 

4

O Cristianismo no Século XX: As Teologias Contemporâneas: Teologia da Libertação, Missão Integral, Teologia Negra, Teologia Feminista.

2

Dr. Alexander Stahlhoefer

 

 

5

História do Cristianismo no Brasil Colônia I – missionação católica e huguenotes.

1

Dra. Jaquelini de Souza

5

História do Cristianismo no Brasil Colônia II – o cristianismo no Brasil holandês e a primeira igreja evangélica brasileira.

1

Dra. Jaquelini de Souza

5

História do Cristianismo no Brasil Império I – da expulsão dos jesuítas à consolidação no Império.

1

Dra. Jaquelini de Souza

5

História do Cristianismo no Brasil Império II – o Protestantismo de Imigração.

1

Dra. Jaquelini de Souza

5

História do Cristianismo no Brasil Império II – o Protestantismo de Missão. p.1

1

Dr. Acyr de Gerone

 

5

História do Cristianismo no Brasil Império II – o Protestantismo de Missão. p.2

 

1

Dr. Acyr de Gerone

 

5

História do Cristianismo no Brasil República I – o laicismo e a nacionalização das igrejas de missão.

1

Me. Tiago Kieffer

 

5

História e Pensamento Cristão República II – 2°República até o Regime Militar.

1

Dr. Misael de Amaral

5

História e Pensamento Cristão República III – A influência do Neopentecostalismo.

1

Dr. Acyr de Gerone

 

5

História e Pensamento Cristão Brasileiro IV – Década de 60 aos dias atuais.

1

Dr. Acyr de Gerone

6

Trabalho de Conclusão de Curso

 

 

T O T A L

360

 

DESCONTOS DISPONÍVEIS (*) (**)

5% de desconto até a data do vencimento.
5% para pagamentos no cartão de crédito (Semestre todo).
10% para ex-alunos (é preciso ter concluído esse curso anterior).
10% sobre as parcelas do semestre para quem quitar antecipadamente.
15% para Educadores, Militares e Pastores reconhecidos pela Ordem dos Pastores.
25% no curso de menor valor para parentes de primeiro grau que ingressarem ao mesmo tempo

 

ON-LINE

Oferecemos disciplinas com aulas ministradas por videoconferência e gravadas.

INVESTIMENTO

18 parcelas de R$ 240,00.

PREENCHA O FORMULÁRIO

Entraremos em contato com você

DEPOIMENTOS

O QUE OS NOSSOS EX-ALUNOS DIZEM

"Wesley de Figueiredo"

Hoje, graças à minha formação na Faculdade Batista, estou trabalhando como professor de música em uma escola de ensino básico e médio, realizando o que sempre sonhei.

Guarabu ilha do governador

Ministro de Música

"Thiago Balbino"

“Eu tive a oportunidade de estudar na Faculdade de Música da Faculdade Batista e posso dizer, com toda a certeza, que foi a melhor decisão que tomei em minha vida acadêmica.”

Madureira

Ministro de Música

Em geral

Perguntas frequentes