Pós-Graduação em Teologia e Ministério

1. JUSTIFICATIVA DO CURSO

 Esta Pós-graduação deseja aprofundar os estudos nos principais conteúdos da fé cristã e seus os temas centrais, norteados pela reflexão bíblica e pelo potencial reflexivo, dialogando com as questões sociais e culturais da atualidade.

Sua meta primeira é qualificar de forma eficaz professores, líderes e pesquisadores na área de Teologia Bíblica, estimular o estudo, a pesquisa e demais formas possíveis de cooperação e assistência às igrejas e instituições religiosas.

2 OBJETIVOS

 2.1 OBJETIVO GERAL

 Promover a especialização de líderes e profissionais que desejam atuar em diversos espaços, nas esferas pública e privada, de acordo com as tendências atuais da Teologia, a fim de capacitá-los teórica e praticamente para a leitura, interpretação e formulação de uma teologia ministerial.

 

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Promover a pesquisa e a extensão no campo da Teologia tendo em vista a produção de conhecimentos que propiciem a compreensão da fé cristã;

b) Formar profissionais para o desempenho de funções religiosas e teológicas nos diversos campos da sociedade;

c) Propiciar ao aluno/a o desenvolvimento da capacidade de relacionar a prática teológica com a formação integral da cidadania, na defesa dos direitos humanos e dos princípios cristãos;

d) Proporcionar conhecimentos que capacitem os alunos a tratarem de forma significativa e interdisciplinar as diferentes matérias da teologia ministerial;

e) Promover a reflexão bíblico-teológica acerca dos problemas atuais, elaborando, assim, um saber teológico, inserido no contexto brasileiro, contribuindo para a produção de subsídios para as instituições eclesiásticas e não eclesiásticas em sua ação.

 

3. CAMPOS DE ATUAÇÃO

  •  Docência – Docência e demais funções relacionadas à docência do ensino religioso e teológico em espaços formais e não formais.
  • Pesquisa e Extensão – Atuar na área de estudo e pesquisa de assuntos ligados a área teológica em espaços formais ou não formais.
  • Orientação, supervisão e coordenação – Orientação, coordenação, supervisão e demais funções relacionadas à área eclesiástica em espaços formais e não formais

 

4. PÚBLICO-ALVO

Egressos de cursos de graduação ou licenciatura reconhecidos pelo MEC com interesse no estudo aprofundado e contextualizado da teologia bíblica e na dimensão religiosa do ser humano. Pessoas interessadas no tema ou que trabalham com questões religiosas. Pastores, professores de ensino religioso das redes pública e particular de ensino. Líderes eclesiásticos em geral.

 

5. PERÍODO E PERIODICIDADE

O curso será presencial, às quarta-feiras, das 18h30 às 22h30, na Primeira Igreja Batista do Recreio, situada na Rua Helena Manela, 101 – Recreio dos Bandeirantes – RJ – Tel (21) 3434-1200.

O curso está previsto para começar suas aulas no dia 13 de março de 2019.

 

6. MATRIZ CURRICULAR

O curso é estruturado em 12 disciplinas de 30h, totalizando 360h/aula, mais o Trabalho de Conclusão do Curso.

1. Metodologia da Pesquisa em Teologia

2. Teologia Bíblica do Antigo Testamento aplicada ao Ministério

3. Teologia Bíblica do Novo Testamento aplicada ao Ministério

4. Teologia Sistemática aplicada ao Ministério

5. Leitura e Interpretação da Bíblia

6. Liderança Eficaz no Ministério

7. Pregação e Exposição Bíblica

8. Educação Cristã

9. Aconselhamento e Saúde Emocional na Igreja

10. Adoração Bíblica e Contemporânea

11. Novas Tecnologias de Comunicação da Bíblia

12.  Desafios da Teologia diante dos Ministérios da Igreja

 

7. AVALIAÇÃO     

Quanto às disciplinas:

– O processo avaliativo é de ordem qualitativa e quantitativa;

– Ao final de cada módulo a produção acadêmica do aluno receberá uma média (nota) na escala de 0 (zero) a 10 (dez);

– A média mínima para aprovação da disciplina (módulo) é 7,0 (sete);

– O processo avaliativo pode perpassar pelas seguintes atividades: Trabalhos práticos e escritos, individuais ou em grupo; Seminários apresentados oralmente; e Avaliação da participação e do interesse do aluno.

O trabalho de final de curso (TCC) se constituirá de um artigo científico que será entregue na Instituição até o vigésimo terceiro mês de curso, e defendido publicamente em data descrita no calendário acadêmico; depois do prazo mencionado caberá à coordenação, mediante análise de requerimento específico para tanto, julgar a extensão do prazo, mediante continuidade do pagamento das mensalidades. Caso o aluno não entregue o TCC nem participe de sua defesa pública no prazo de três anos de curso, ele poderá receber documento constando das disciplinas cursadas, porém não receberá o certificado de conclusão da pós-graduação.

O TCC deverá obedecer às normas de formatação da ABNT, conforme divulgadas por meio do Manual e Normas de Trabalhos Acadêmicos da FABAT.

 

8. CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO CERTIFICADO

O aluno deverá cumprir uma frequência de, no mínimo, 75% da carga horária total de cada disciplina e integralizar as 360 horas do Curso.

 

9. INVESTIMENTO TOTAL NO CURSO

O custo é de 24 parcelas mensais e sucessivas de R$ 460,00, com desconto de 5% para pagamento efetuado até o dia do vencimento.

Haverá uma taxa de Certificação ao final do Curso. O valor da taxa de Certificação deverá ser verificado pelo aluno na tabela de prestação de serviços educacionais da Instituição.

 

10. INSCRIÇÕES E MATRÍCULA

Para você se inscrever e fazer sua matrícula para as novas turmas precisa apenas:

1) Para fazer sua inscrição (pré-matrícula) e reservar uma vaga, preencha e envie o formulário online.

2) Para efetivar a matrícula: Comparecer a CAE – Central de Atendimento ao Estudante, no campus da FABAT (Rua José Higino, 416 – Tijuca, de segunda a sexta, das 13h às 21h) para: (a) Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais; (2) o pagamento da primeira mensalidade e (3) a entrega dos seguintes documentos:

– Apresentação do Curriculum Vitae;

– Histórico escolar da graduação (Cópia autenticada)

– Diploma de Graduação (cópia autenticada);

– Certidão de casamento ou nascimento (Cópia autenticada)

– CPF (Cópia autenticada);

– Cédula de Identidade (Cópia autenticada);

– Título de Eleitor (Cópia autenticada);

– Certificado de Reservista (quando for o caso – Cópia autenticada);

– Comprovante de residência (cópia).

– Duas fotos 3×4 (recentes).