A ESCOLA PÚBLICA E SEUS DESAFIOS E FUNÇÕES NA SOCIEDADE:
A ESCOLA PÚBLICA E SEUS DESAFIOS E FUNÇÕES NA SOCIEDADE:
Os desafios enfrentados pela escola pública em relação à sua função social, é
e relevância destacando a importância de uma racionalidade crítica para
compreender as funções que exerce na sociedade. Considerando encontros e
estudos que envolvem o tema Educação, os quais sintetizam concepções,
teorias educacionais e a função social da escola pública, evidenciando a
necessidade de superar obstáculos como a falta de políticas públicas
adequadas e as desigualdades sociais presentes no ambiente escolar. A
capacitação técnica e o compromisso político foram apontados como caminhos
para garantir o acesso ao conhecimento científico a todos os alunos,
especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. A discursão e o debate
sobre práticas educacionais são fundamentais para a construção de uma
escola mais justa, inclusiva e comprometida com a formação integral dos
estudantes, conotando benefícios para o crescimento da sociedade visando um
desenvolvimento pleno e seguro.
Considerando que a função social da escola pública enseja alvo de debate e
reflexão e ainda mais, ação. prática e gerência na educação, principalmente no
contexto educacional contemporâneo, pois reflete não apenas a missão da
escola em promover a educação e o desenvolvimento dos alunos, mas também
os desafios e obstáculos enfrentados para efetivar essa função de maneira
eficaz e inclusiva. Neste artigo, iremos explorar de forma mais aprofundada as
questões levantadas no PDF “A Função Social da Escola Pública: Perspectivas
e Possibilidades para a Sua Efetivação”, a fim de compreender melhor as
nuances e complexidades envolvidas nesse processo.
Voltando a práxis da educação contemporânea atual, é perceptível que a
escola pública enfrenta momentos de expectativas e resultados promitentes, na
compreensão e apropriação do conhecimento científico pelos alunos num
enfrentamento aos obstáculos que estão em torno da organização social. É
notório encontrar alunos, modelados pelo capitalismo de uma sociedade,
inseridos numa realidade que muitas vezes não favorece a efetivação da
função social da escola pública, tornando evidente a necessidade de políticas
públicas mais eficazes e comprometidas com a educação de qualidade para
todos. Uma sociedade evidencia os obstáculos quando defrontam com esta
demanda, a qual necessita se adequar às demandas que consequentemente
surge nas escolas públicas.
Encontros realizados com profissionais da educação, com o propósito de
debater pontos fundamentais, nos levam a refletir sobre o papel da escola na
sociedade atual. A análise dos resultados educacionais, a discussão sobre o
acesso ao conhecimento científico, a reflexão sobre a reprodução da
desigualdade social e o questionamento sobre o compromisso político dos
profissionais da educação são aspectos essenciais para compreendermos os
desafios e as possibilidades de efetivação da função social da escola pública.
A formação dos professores desempenha relevante papel nesse processo de
reflexão, exigindo uma reestruturação que valorize uma formação teórica
consistente, o domínio dos conteúdos específicos, a preparação
didático-pedagógica e uma visão crítica que busque a emancipação dos
alunos. Além disso, a redução da carga horária da hora-atividade docente e o
descumprimento da legislação que rege a jornada de trabalho dos professores
representam obstáculos que dificultam a dedicação necessária para garantir
uma educação de qualidade e para promover a igualdade de oportunidades no
ambiente escolar.
Promover atitudes que contribuam para a apropriação dos conhecimentos
científicos pelos alunos, por meio de uma formação objetiva e crítica que
estimule a mudança e não a reprodução das relações sociais hegemônicas. A
colaboração entre educadores, sindicatos e entidades afins é essencial para
garantir que a formação dos professores seja pautada pelos interesses da
comunidade.
Concluindo, reconhecer a função social da escola pública integrada num desafio
consistente, assim como, compreender que transformação e construção de
uma sociedade voltada para a justiça social, cuja a crítica, seja abordada de
forma a alcançar o compromisso interativo entre a sociedade e a instituição.
Devemos reconhecer que a nossa ação e debate sobre estas questões,
emergem de uma necessidade da função primordial que é possível :Educar,
formar cidadãos capazes de questionar e fazer acontecer numa sociedade
igualitária, com justiça social e um levantar de bandeira, para afirmar a
qualidade de nossas escolas públicas.