A Expressão Única da Voz Infantil nos Corais
A EXPRESSÃO ÚNICA DA VOZ INFANTIL NOS CORAIS
A voz infantil é um instrumento poderoso que vai muito além do simples ato de falar. A voz das crianças desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos pequenos. Estudos apontam a relevância de explorar e aprimorar a voz das crianças desde os primeiros anos de escolarização, pois é neste período que com técnicas apropriadas há eficiência que permitem às crianças aprender a utilizar a voz de forma expressiva, por meio de marcações, inflexões e pontuações variadas. Ao criar um ambiente propício para a experimentação vocal, os professores podem incentivar as crianças a explorar diferentes registros e a se aventurar em novas possibilidades sonoras. E essas práticas não apenas estimulam a criatividade e a comunicação, mas também contribuem para o desenvolvimento da autoconfiança e da expressão individual dos alunos.
Em seu texto “A Extensão Vocal Infantil: Um Estudo sobre a Voz Infantil no Contexto do Ensino Regular Brasileiro”, Roberty sugere uma das abordagens pesquisadas que é a associação da voz de cabeça com o som de um miado de gato, uma estratégia lúdica e envolvente que desperta o interesse dos pequenos e os motiva a explorar os limites de sua própria voz, até mesmo com a simulação de diálogos entre gatos que irá enriquecer o processo de aprendizagem e estimula a criatividade dos alunos. Neste mesmo viés pode-se aplicar atividades relativas à extensão vocal transitando entre diferentes registros, do médio para o agudo e do agudo para o grave, ampliando assim as possibilidades expressivas da voz, e essas atividades criam um link para outra complementar, tão importante quanto as primeiras, mas que envolve a arte da música, que é são os Coros infantis. O som que um grupo de crianças produz como identidade coral não é e nem deve ser aleatórios e desconexos, mas parte de uma base sólida, o qual, os responsáveis por este resultado são os regentes/professores que devem ajudar as crianças a aprenderem a cantar de maneira saudável e bonita, com vozes equilibradas, palavras claras e muito mais. Uma vez que as crianças dominam esses conceitos básicos, podem começar a explorar diferentes maneiras de cantar, como alterar as intensidades ou o estilo, dependendo da música que estão cantando e isso não se limita a “apenas” cantar “certinho”. Cada música tem sua própria personalidade e caráter, então é importante entender o que ela quer dizer e como deve ser cantada. Às vezes, uma música precisa de uma voz forte e profunda, outras vezes de uma voz leve e suave. Além do mais, tem a aplicação do coletivo, é também sobre ouvir os outros e cantar juntos como uma equipe. Cada pessoa no coro é importante e, quando todos trabalham juntos, criam algo realmente especial e isso é importante as crianças aprenderem e levarem para a vida.
Em suma, a voz infantil é uma ferramenta preciosa que, quando explorada de forma criativa e respeitosa, pode abrir portas para um universo de descobertas e aprendizados, sempre destacando que, ao valorizar e incentivar a expressão vocal das crianças, os educadores não apenas promovem o desenvolvimento integral dos alunos, mas também cultivam um ambiente de aprendizagem rico em possibilidades e significados, proporcionando aos pequenos uma jornada de autoconhecimento, expressão e crescimento.
Fontes e Referências
CHEVITARESE, Maria José (org.). Aprimorando meu coro infantil: técnica e criatividade. Projeto Um Novo Olhar – Funarte. Rio de Janeiro: Ed. Escola de música, UFRJ, 2021.
ROBERTY, Bruno Boechat. A Extensão Vocal Infantil: Um Estudo sobre a Voz Infantil no Contexto do Ensino Regular Brasileiro. UFRJ, 2016.