O Cuidado na Educação Infantil: Perspectivas e Significados
O CUIDADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E SIGNIFICADOS
A EDUCAÇÃO INFANTIL: EM SÍNTESE NA PRÁXIS PEDAGÓGICA
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. Atende crianças
de zero a cinco anos de idade, são os primeiros contatos com a instituição
escola. Em síntese integra ensino e cuidado, alinhado com a educação familiar.
Tem como propósito, desenvolver os aspectos de base para a formação física,
motora, cognitiva, social e emocional. Funciona como o primórdio para as
demais etapas da educação do indivíduo, permitindo na práxis que as crianças
cresçam mais preparadas para a o ensino regular e cresçam com mais
autonomia, adquirindo assim o sucesso na vida acadêmica.
‘’Nas últimas décadas vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção
que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do
processo educativo. Nesse contexto, as creche e escolas infantis, ao acolher
as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da
família e no contexto da sua comunidade, e articulá-los na sua proposta
pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiência,
conhecimentos e habilidades dessa criança, diversificando e consolidando
novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação
familiar…”
A educação infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e
formação das crianças, sendo um período crucial para a construção de bases
sólidas para o futuro. Nesse contexto, a dissertação de Meirilene dos Santos
Araújo Barbosa, intitulada “O Cuidado na Educação Infantil: Perspectivas e
Significados”, apresenta uma reflexão profunda sobre a importância do cuidado
nesse ambiente educacional, com foco nas práticas pedagógicas adotadas.
Ao analisar na práxis que a criança é produtora e perpetua cultura, eleva a
importância de uma abordagem participativa, envolvendo diversos segmentos
sociais, incluindo técnicos, gestores, professores, famílias e até mesmo as
próprias crianças. Garantindo a qualidade no atendimento em educação
infantil, promovendo uma reflexão política e organizacional no contexto
educacional de uma nação..
Ressignificar o cuidado nas práticas pedagógicas, valorizar a vivência de
experiências significativas compartilhadas com o outro, são pontos que exigem
atenção e estudos profundos da sociedade. Considerando como alvo a
educação de crianças na primeira etapa da escolarização institucional,
reconhecendo como um elemento essencial para o desenvolvimento integral
dos pequenos.
A pesquisa de Meirilene dos Santos Araújo Barbosa é relevante, pois nos leva
a reflexão crítica da prática sobre a importância da educação infantil no
contexto educacional, destacando seu objetivo do cuidado como um elemento
central nas práticas pedagógicas. O cerne consiste numa visão humanizada e
ampla, visando o pequeno como sujeito ativo e valorizando a construção das
interelações focadas no afeto, dando sentido às ações, práticas educacionais
devemos destacar a importância de repensar o papel do cuidado na educação
infantil, visando promover um ambiente educacional mais acolhedor, inclusivo e
propício ao desenvolvimento integral das crianças. Compromisso com uma
educação de qualidade, que valoriza o cuidado como um pilar fundamental na
formação das futuras gerações.
Referências Bibliográficas:
Base Nacional Comum Curricular – Educação Infantil ( BNCC)- MEC. 1999
Brasília.
BARBOSA, Meirilene dos Santos Araújo. O cuidado na Educação Infantil:
perspectivas e significados. 2017. Dissertação de mestrado. Universidade
Federal do Ceará. Fortaleza.