A Família e a Escola: Uma Interação Fundamental
A FAMÍLIA E A ESCOLA: UMA INTERAÇÃO FUNDAMENTAL
A interação entre escola e família assume um papel fundamental no
desenvolvimento educacional e emocional dos alunos. A proposta deste artigo
é dar a devida relevância e o olhar cuidadoso, da importância dessa parceria e
como ela pode trazer benefícios positivos à vida dos alunos e da família.
Partindo pelos estudos da Antropologia e a Sociologia, buscaremos um
entendimento sobre família, que foi radicalmente alterada, nestes últimos cento
e cinquenta anos e mais especificamente no pós Segunda Guerra Mundial, era
da industrialização e o apoderamento da mulher no mercado de trabalho.
Tornando-se uma profissional que passou a ocupar responsabilidades que por
vezes ultrapassava as demandas com a própria família.
A educação das crianças, em tempos remotos, era compartilhada entre a
família e a comunidade. Com a institucionalização das escolas e as mudanças
nos modelos familiares, tornou-se essencial estreitar a relação entre essas
duas esferas para garantir o pleno desenvolvimento dos estudantes.
A interação entre família e Escola é essencial para que ambas compreendam
suas realidades e construam juntas uma relação de diálogo mútuo. O diálogo é
a chave para promover uma maior aproximação e pode ser o ponto de partida
para transformar o relacionamento entre família e escola.
Existe nesta relação determinados contrapontos segundo Dante Donatelli, ‘’(…)
Ao que se refere à escola, cabe-nos compreender por esta instituição- que tem
por dever a socialização da criança- parece entrar em uma guerra surda com
as famílias no momento de expor as crianças a um plano de regramentos e
valores que, acredita-se, sejam a base da vida social desses novos cidadãos.”
Afirmamos que o papel da escola nesta relação necessita de clareza, para não
assumir papéis invertidos. A escola não é unilateralmente o espaço apropriado
para impor valores de caráter e moral se, e somente se ela assumir esta
condição, descaracteriza o papel da família. Antes de tudo é a família, a
criadora, mantenedora e gestora destes valores.
Quando a escola abre suas portas e envolve os pais no ambiente educacional,
as famílias se conscientizam da importância de sua participação na vida
escolar dos filhos. Essa conscientização leva a um maior interesse e
engajamento por parte dos pais, resultando em benefícios tanto para a escola
quanto para a família. Fortalecendo a verdadeira parceria.
Com a complexidade dos modelos familiares atuais e as demandas da
sociedade contemporânea, surgem desafios na construção dessa parceria. No
entanto, ao adaptar-se aos novos moldes familiares e promover uma
comunicação aberta e colaborativa, escola e família podem contribuir
efetivamente para a formação de cidadãos capazes de enfrentar as
transformações sociais.
‘’A escola atual necessita de um pouco mais de poder reflexivo e argumentativo
para pôr à mostra seus preceitos e regras. Os educadores, assim como os
pais, estão sempre à espera de uma fórmula que os ensine como educar.”
Dante Donatelli.
Esta fórmula não existe, não está pronta, e se existisse seria, no mínimo,
objeto de desconfiança. O que se faz necessário é definir papéis para que esta
interação se efetive com mais firmeza.
afirmando que a relação entre família e escola é essencial para o
desenvolvimento integral dos alunos. Ao estabelecer uma parceria sólida e
colaborativa, ambas as instituições podem trabalhar em conjunto para
proporcionar uma educação de qualidade e preparar os estudantes para
enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Concluindo, a interação entre família e escola, não é apenas necessária, mas
também benéfica, gerando um ambiente educacional mais acolhedor, mais
significativo, inclusivo e sólido para o crescimento e sucesso dos alunos e seus
educadores.
Referência Bibliográfica:
DONATELLI, Dante. Quem me educa?. ARX. 2004