Educação, Escola e Didática
A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E A DIDÁTICA: REFLEXÕES E PROPÓSITOS
NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
A Educação institucionalizada na escola, desempenha um marco fundamental
na formação dos indivíduos e na construção de uma sociedade mais justa e
igualitária. Ao longo dos séculos, o papel social da escola tem passado por
transformações significativas, refletindo as mudanças significativas nas
políticas educacionais da sociedade contemporânea.
Refletir sobre o papel social da escola nos dias atuais é essencial para
compreender as diferentes perspectivas que permeiam essa discussão.
Recentemente foi atribuída a didática, muitos objetivos e significados,um deles
é a prática do saber fazer, associada ao método para o alcance do ensino
aprendizagem. Encontramos em um site de pesquisa, bastante utilizado por
acadêmicos (Wikipédia), a definição de didática: “… é a arte ou técnica de
ensinar. Parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino,
destinados a colocar em prática as diretrizes e as teorias pedagógicas”
Seguindo a visão de Libâneo (2008, p16), cabe a didática estudar os objetivos,
conteúdos e meios, precisando as condições favoráveis dentro do ambiente
escolar para que ocorra a educação propriamente dita.
Refletir o papel educacional na escola, seus limites na esfera social e
acadêmica, reflete numa imersão essencialmente pedagógica.Numa dualidade
reflexiva a escola é comparada como um local de formação do indivíduo para o
mercado de trabalho e por outro lado a escola como espaço para formar
cidadãos conscientes, críticos e engajados na sociedade. Neste contexto está
inserido o papel didático. Estando envolvida num contexto histórico,permeada
pelas questões e contradições sociais, políticas, econômicas e éticas. Essa
duplicidade de pensamentos reflete a complexidade do desenvolvimento das
sociedades modernas e nos desafia a encontrar uma síntese que integre essas
abordagens.
Michael Young provocou a reflexão ao questionar “para que servem as
escolas?”, ressaltando as tensões e conflitos de interesses que essa pergunta
suscita na sociedade. A escola não deve ser apenas um local de transmissão
de conhecimento formal, mas também um espaço de proteção social, que
abrange princípios como totalidade, disponibilidade, acessibilidade,
aceitabilidade e adaptabilidade. Émina Santos discorda da visão tradicional da
escola como preparação para provas e carreiras profissionais, destacando a
importância de repensar o papel da Educação e das instituições de ensino .
Diante as mudanças ocorridas na sociedade contemporânea ao longo da
história, as quais afetaram e modificaram os objetivos educacionais em geral,
coube a educação institucionalizada oferecer condições para um ensino
contextualizado e capaz de responder às necessidades específicas de uma
sociedade.
Diante dessas reflexões, é fundamental repensar no propósito da Educação e
da escola na sociedade contemporânea. A escola não deve ser apenas um
local de transmissão de conhecimento, mas um espaço de formação integral
dos indivíduos, preparando-os, pelos métodos didáticos, para uma participação
ativa e crítica na sociedade.
Concluindo, a Educação, a escola e a didática têm em mãos um potencial de
transformar vidas e sociedades. Ao refletirmos sobre o propósito das escolas,
estamos também refletindo sobre os valores e as aspirações da sociedade que
desejamos construir. Que essa reflexão nos inspire a promover uma Educação
mais inclusiva, democrática e transformadora para todos. Permitindo que
sejamos capazes de identificar direitos, deveres, limites de convivência, para
idealizar um futuro,primando por uma sociedade igualitária e realizada em seus
propósitos e saberes