A Voz Envelhece?
A Voz Envelhece?
Profª Kátia Figueiredo
Sim. E apesar de algumas vozes tenham características de envelhecimento precoce, existem exercícios e práticas na técnica vocal que amenizam o processo do desgaste natural do mecanismo vocal.
Assim como todo o corpo, a voz também passa por transições e modificações conforme os anos de vida, e tudo depende de como ela é usada e tratada (saúde vocal). Essas alterações são diferentes entre homens e mulheres, variam de acordo com a idade, e implicam se há hábitos de prática de exercícios vocais corretos.
Quando não há cuidados com a voz, ela apresenta uma antecipação de desgaste, caracterizado por: cansaço, rouquidão permanente, falha ou quebra frequente na voz, som demasiadamente soproso, diminuição da extensão vocal (veja o texto Qual o tom da minha voz?)…
Nosso mecanismo de voz é formado por músculos e cartilagens que, com o passar dos anos, vão diminuindo o tônus muscular e as cartilagens, enrijecendo. Assim o, movimento na produção do som vai se tornando menos amplo e alongado. Isto acontece com mais percepção a partir dos 60 anos. Nos homens o resultado sonoro é uma pequena perda nos graves e nas mulheres, a perda é nos agudos. Outras características desse processo são: diminuição do controle respiratório, postura, aparecimento de trêmulo vocal ou excesso e ampliação da frequência no vibrato vocal, entre outras.
Mesmo sendo um decurso natural, não há com o que se preocupar se houver prática de exercícios vocais adequados e atividades que cuidam da saúde em geral. Ocorrerá uma diminuição na extensão vocal, porém a voz permanecerá com qualidade.
Quer evitar que este processo se antecipe ou quer manter a sua qualidade vocal? Então venha praticar Técnica Vocal com a gente!