Por que fazer aula de canto se já sei cantar?
Por que fazer aula de canto se já sei cantar?
Profª Kátia Figueiredo
Nas minhas aulas de canto, é muito comum eu ouvir esta pergunta: “Não sei por que fazer aula de canto, ele já canta muito!”. Acredite, aula de canto e suas técnicas não são apenas para ensinar a cantar. Há muito mais benefícios do que se imagina.
O mecanismo responsável pela produção da voz é complexo e extremamente interessante em cada uma de suas ações. Esse mecanismo envolve não apenas a laringe, que abriga as “cordas vocais” (pregas vocais), e que se acomoda na região do pescoço, mas compreende diretamente desde a cabeça até a região que conhecemos como bacia (cintura pélvica óssea – pavimento pélvico muscular).
Seja qual for a aplicação de força em excesso, sem controle ou uso desnecessário e incorreto de qualquer uma dessas partes – língua, palatos, faringe, laringe, pescoço, ombro, costelas, pulmões, diafragma, músculos abdominais e pélvicos, entre outras – vai acarretar problemas vocais que podem interromper a carreira ou ministério do cantor.
Então, entende-se que o nosso corpo, com todos os elementos que compõe o conjunto da produção vocal, é um instrumento que precisamos aprender a “tocar” como outro qualquer, ou seja, ter domínio e controle, caso contrário, nosso instrumento apresentará, mais cedo ou mais tarde, avaria e “defeito” por mau uso.
Diante desse quadro, apresentamos dois pontos que se destacam quando o assunto é a importância da técnica vocal bem aplicada, independente do estilo a ser cantado: 1) Conhecimento e domínio dos ajustes deste instrumento (aparelho fonatório); 2) Cuidado, prevenção e saúde vocal no manuseio do instrumento vocal.
Além da parte técnica, o canto também resulta, no decorrer das aulas, no desenvolvimento da expressão e interpretação, no benefício comportamental, social, de comunicação, interação e integração.
Para desenvolver todas essas habilidades, não perca tempo, venha estudar canto com a gente!