Qual o “Tom da Minha Voz”?
Cada pessoa tem sua identidade vocal, timbre, que nos permite diferenciar cada uma só em ouvi-la, mas isso não quer dizer que tenhamos um tom especifico que se encaixe em todas as músicas a serem cantadas. Não existe uma tonalidade própria, limitada, única para cada pessoa, que a leve a cantar exclusivamente em um determinado tom.
Na voz falada não é diferente. Também não temos um tom único, mas uma região pequena que permeia o grave e médio de forma confortável, variando de acordo com as emoções e inflexões. Por exemplo, geralmente quando estamos mais tranquilos a voz é mais grave, porém quando numa discussão acalorada ela tende a afinar e ir um pouco mais para o agudo.
No canto, cada um de nós tem uma região mais ampla que é a extensão de voz – tamanho que compreende desde a nota mais grave à mais aguda – que é ampliada com a Técnica Vocal e nos permite cantar diversas tonalidades, alcançando notas com qualidade e de maneira confortável. Daí surge uma nova pergunta: “Então em que tom devo cantar?”
Assim como nós, cada música também tem uma extensão específica, uma dimensão, um tamanho, mas a diferença é que compreende uma escala de notas que variam em sua composição. A organização desta variação é que vai indicar em que tom ela está. Se cada musica é organizada desta forma, então cada uma terá extensão diferente, e consequentemente tons diferentes.
Diante da diversidade dessa estrutura em cada música, não podemos cantar todas no mesmo tom, porque em muitas ficaria desconfortável devido a essa diferença. Então, (como vimos no texto Para Que Fazer Aula De Canto Se Já Sei Cantar?) conscientes de que o cuidado com a voz é primordial, devemos escolher a musica que queremos cantar respeitando nossa extensão vocal. Se alguma música não é confortável para cantarmos, podemos alterar o tom para uma região que condiga com a nossa extensão. De a mesma forma evitar imitar um cantor ou no tom do mesmo sabendo que poderá ser prejudicial à voz, se assim não for feito pode resultar no desenvolvimento de alguma dificuldade vocal para falar e cantar como voz rouca, cansada ou falha na voz.
Quer saber mais? Venha fazer Técnica Vocal com a gente.
Profª Kátia Figueiredo