Por que fico rouco quando acordo?
Por que fico rouco quando acordo?
Isso é normal! – Mas qual a razão da voz estar numa frequência muito mais grave ao acordarmos se não a usamos durante o sono? Isso ocorre somente à noite ou em qualquer momento do cochilo durante o dia? O que mais pode prejudicar a voz quando dormimos? – Vamos às explicações e orientações básicas.
Quando dormimos, pela posição e repouso muscular, sem nenhuma atividade vocal, como o restante do corpo, as pregas vocais também relaxam, então durante o sono vai acumulando líquido nas mucosas que envolvem as pregas vocais que as fazem ficar com um discreto edema (retenção de líquidos), por isso que ao acordarmos estamos com a voz mais grave. Este inchaço vai diminuindo com o passar das horas ou com o aquecimento vocal adequado.
É importante ressaltar que uma noite bem dormida interfere na saúde do corpo e da voz, porque é o momento de descanso e reposição de energia, porem alguns fatores podem afetar na qualidade do sono e por consequência aumentar o desconforto vocal natural ao acordar. Alguns deles são: Respiração nasal obstruída ou semiobstruída provocando a respiração bucal maior que o necessário, então o ar chega às pregas vocais sem ser filtrado, aquecido e umedecido o que ocorreria pelo nariz; Dormir em ambientes sem a umidade necessária, como com ar condicionados, produz maior ressecamento do trato vocal; Vento direto na direção do rosto (boca e nariz) resultando em algo semelhante ao que foi dito sobre o ar condicionado.
Por conta disso, o período logo após acordar não é o melhor momento para exigir em atividades vocais, a não ser que antes faça uma “drenagem” nas pregas vocais. É preciso, preparar os músculos e mecanismo da voz com aquecimento, e isso é uma orientação não só para cantores como para professores, palestrantes, pastores e qualquer profissão que exija o uso da voz.
E por fim, beber água com frequência, procure descansar a voz sempre que possível entre uma atividade vocal e outra, atento sempre que cansaço duradouro e rouquidão, pois não são sintomas de normalidade, principalmente por um tempo prolongado (mais de uma semana). É um sinal que pode haver um problema nas pregas vocais ou um uso incorreto.
Quer aprender a aquecer e cuidar melhor da sua voz? Venha estudar Técnica Vocal conosco.
Profª Kátia Figueiredo